Colunistas / Crônicas
Jolivaldo Freitas

JOLIVALDO FREITAS: SALVADOR está de saco cheio com tantas paralisações

Quem foi que inventou este negócio de fechar a Paralela toda vez que seus direitos são anulados?
09/06/2013 às 10:41
Aquilo que a gente costuma ver nos telejornais lá pelas bandas dos states, Inglaterra e outros locais civilizados aconteceu, embora em menor escala, na Avenida Paralela. A polícia, como manda a constituição, pois foi imolado o direito de ir e vir do cidadão, soltou a zorra nos estudantes e funcionários da FTC que decidiram, para protestar contra a falta de estrutura da faculdade e o um sete um que os donos dela estão aplicando no corpo docente, travar a avenida Luiz Viana.

   Claro que estudantes sem estrutura não aprende. E os alunos da FTC pagam para ter um melhor futuro. Claro que os professores precisam deixar de ser enganados pelos donos da FTC pois têm família para alimentar, precisam se vestir, pesquisar, se locomover e se preparar para oferecer o melhor possível aos alunos.

   Mas o que não pode é eu, você, sua mãe, seu irmão, o vizinho e mesmo o inimigoao lado serem prejudicados no direito de transitar. O problema da FTC é uma questão privada. Que cerquem o prédio, toquem fogo, mijem na parede, joguem merda no ventilador, cuspam no chão, dêmpiti, soltem as frangas, mas que isso não passe dos seus perímetros.

    O que o motorista que está levando seus produtos perecíveis para a entrega tem a ver com isso? O que a pessoa que segue para viagem no Aeroporto fez para ser punida? O pai que leva o filho para a escola; o empregado que chega atrasado ao trabalho e o patrão demite dizendo que saísse mais cedo; o doente que corre o risco de morrer porque as ambulâncias estão presas. O bombeiro que não chega a tempo de salvar vidas.

   Quem foi que inventou este negócio de fechar a Paralela toda vez que seus direitos são anulados? A Paralela e a zona do Iguatemi foram escolhidas, por serem áreas de tráfegos volumosos, para chamar a atenção, na verdade, da mídia. 
O índio, o estudante, o motorista de ônibus, o taxista, os Sem Terra, os Sem Casa, os cornos e os filhos da mãe, todo mundo sabe que travando o trânsito, prejudicando todo mundo egoisticamente em prol do seu problema de classe, lá estará a TV Bahia, A TV-E, a Band, a Aratu, o jornais, sites e um famigerado “cinegrafista amador” para registrar e o protesto – que só pertence à classe ou grupo em si – vira um carma para toda a cidade.

   Como se as avenidas da cidade precisassem de ajuda para estarem travadas. Neste momento de Copa das Confederações os improvisos ainda pioram as coisas. As autoridades e os técnicos, na verdade, estão misturando todas as simpatias numa panela de bruxa para ver se dá certo. Se não der funciona como “experiência” para a Copa do Mundo. Que o pessoal da FTC vá curar as porradas dadas pela PM e resolva o problema com mais inteligência ou em último caso botem os donos da FTC para correr nus em pelo pela avenida Paralela, untados de piche e penas. 

   Será, no mínimo, um protesto mais engraçado. E a população vai entender. Há tempos que não vejo ninguém aplaudir a PM. Pois, vi. Sinal dos tempos. A cidade está mesmo de saco cheio.