Esporte

BAHIA É GOLEADO NO NORDESTÃO MAS CONTINUA; VITÓRIA VENCE E PULA FORA

Domingo tem o primeiro jogo da final do campeonato baiano no Barradão
ZedeJesusBarreto , Salvador | 28/03/2024 às 08:34
Vitoria 3x0 Treze
Foto: ECV

   A derradeira rodada da fase classificatória de grupos teve surpresas, goleada do Botafogo/PB (4 x 0) sobre o Bahia, classificado, e a eliminação do Vitória, mesmo vencendo o fraco Treze da Paraíba por 3 x 0 no Barradão debaixo de chuva e com time B em campo. O Leão foi vítima de um começo de campanha ruim e o Bahia foi favorecido pela campanha de melhor time da primeira fase. Mas a goleada sofrida em João Pessoa, mesmo com time sub-20, é vergonhosa.  

Agora, virão as quartas-de-final em confrontos mata-mata, um jogo só, os melhores colocados com a vantagem de jogar em casa. Vejamos:

*

Os oito classificados

 Com os resultados da rodada, eis os times que continuam na disputa do título:

 - Bahia, Fortaleza, Altos/PI e Náutico (pelo Grupo B).  Pelo Grupo A - Sport Recife, CRB de Alagoas, Botafogo/PB e Ceará.

*

 Os confrontos definidos

 - Quartas de finais: Bahia x Náutico (Fonte Nova), Sport x Ceará (Recife);

    CRB x Botafogo (Maceió); Fortaleza x Altos/PI (na capital cearense) .

**

 No Barradão

- Vitória 3 x 0 Treze de Campina Grande/PB. Tempo instável na noite da cidade.

   A despeito da necessidade de vencer para continuar vivo no Nordestão, o treinador Leo Conder apostou tudo numa equipe alternativa, dando oportunidade aos novos contratados, e poupando os titulares, todos, para o confronto com o Bahia pela decisão do Baianão. O Treze de branco, o Leão de rubro-negro.

- Com bola rolando... O Leão querendo impor ritmo e o Treze encarando, marcando, nos contragolpes. Aos 11’, após boa arrancada de Luan Santos pela esquerda, Ze Hugo perdeu uma chance incrível, na linha da pequena área, gol aberto, bateu pra fora.  Aos 14, na resposta, num chute cruzado, rasteiro, da direita, bola no poste de Lucas Arcanjo, já batido – a bola voltou nas mãos do goleiro, sortudo. Aos 20’, Luan desperdiçou boa oportunidade pelo Vitória.

 - Por volta dos 25’, chuva forte no Barradão, o gramado ficando mais liso, escorregadio. Aos 30’, L Adriano desperdiçou outra boa chance.  Dai...

 - Gol! 1 x 0 Vitória, aos 40 min. Falta alçada da direita por Luan, o meia, e o experiente Luis Adriano subiu mais que zaga e testou firme, o goleirão aceitou.

 Justo, pelo maior volume de jogo dos donos da casa, que teve chances de fazer mais.

 O treze apenas se defendeu na primeira etapa, pouco incomodou na frente, apenas o chute na trave.

 

- Segunda etapa – Dudu em campo, saiu Leo Naldi. No Treze, uma troca de zagueiros. O time paraibano precisava sair mais, arriscar alguma coisa, se deu mal.  O Vitória continuou melhor, aos 25’, quase ampliou. Aos 39’, Ze Hugo foi derrubado na área, pênalti em favor do Leão.

 - Gol! 2 x 0 – Leo Gamalho bateu o pênalti e fez, ampliou.

  E ainda deu tempo para o Vitória fazer 3 x 0, o Treze totalmente batido, com um jogador a menos (uma expulsão) e Lucas esteves quase entrando com bola e tudo.  

 Só que de nada adiantou,

*

- O time escalado por Leo Condé: Lucas Arcanjo, Cáceres, Zapata, João Victor e Lucas Esteves; Luan Santos, Leo Naldi (Dudu) e Luan II (Jean Mota); Zé Hugo, L. Adriano (Gamalho) e Erck Castillo.

- O Treze do treinador William de Mattia: Andrade, Pacajus, Pedrão, Luiz Fernndo e Rubem Carvalho; Roberto, Matheus Chaves e Wanderson; Rikelme, Lucas Mineiro e Vitão. (Rafafel...)  

- No apito, Caio Max Vieira do RGN.

 

**

 

 No Almeidão/João Pessoa  

 

 - Botafogo/PB 4 x 0 Bahia. O Tricolor, já classificado, com sua equipe sub-20, de camisetas azul clarinho/City. Bom público, torcida do ‘belo’ na pressão.

 - Com bola rolando...  A meninada baiana começou à vontade, bola no chão, trocando passes. Mas, aos 5’, quase Pipico marcou, a defesa tricolor envolvida. O Bahia trocava passe mas só chegou em chutes de longa distância, sem êxito. Aos 24’, Thalysson perdeu gol feito pelo time paraibano. Aos 35’, Evandro bateu de frente, bola desviou na zaga baiana.

 O Botafogo/PB assediou mais, buscou mais o gol; em casa e precisando vencer a todo custo para se classificar. O Bahia suportou bem, até tramou alguma coisa  pelo meio campo mas pouco finalizou na primeira etapa.  

 

  Na segunda etapa – No retorno, duas substituições de cada lado. O time paraibano foi inteiro pra cima, sufocando, em busca do triunfo, o Tricolor baiano cumprindo tabela. Aos 7 min, Pipico finalizou mas a arbitragem viu impedimento no lance e anulou o gol.

  O Tricolor caiu de produção, com as substituições, e o campeão paraibano se impôs, na garra – aos 15 minutos, em vacilos defensivos dá garotada, o Botafogo fazia 2 x 0 (o veteraníssimo Pipico, aplaudido pela galera). 

   Com o placar adverso, o Bahia tentou equilibrar, saiu,  foi pra cima mas careceu de bons finalizadores na frente. Aos 33’, Bruno Mota fez 3 x 0, com um chute de longe que desviou no caminho e o goleiro Pedro Henrique aceitou.  Já no finalzinho, o árbitro marcou pênalti – Varlei bateu e fez 4 x 0 , goleada do Botafogo.

 O time paraibano classificado e o Bahia vergonhosamente goleado. Mesmo como time sub-20, mas ... afinal, é o Bahia! Respeito pela história do clube.

 

*

 Ficha Técnica:

- O Botafogo/PB do técnico Moacyr Jr: Dalton, Lenon, Reniê, Wendell e Evandro; Rodrigo, Thalysson e Bruno Leite; Dudu, Kiko e Pipico (39 anos). (Gustavo, Varley, Lucas Teixeira, Erick)  

- O time B do Bahia, dirigido por Rogério Ferreira: Pedro Henrique, Alex, Kauã, Marcelo e Caio Roque; Wendell, Jota e João Coni; Vitinho, Tiago e Samuel. (Daniel, Paulo Souto, Lucas, Wallifer, Rafael)  

- Apito piauiense de Antônio Dib Moraes de Souza.


*

 Os outros jogos da rodada. Todos no mesmo horário:

   - CRB 2 x 0 Altos/PI; Sport 3 x 0 Juazeirense; Ceará 2 x 1 Itabaiana;

   América de Natal 1 x 0 Náutico; River/PI 0 x 1 ABC; Maranhão 3 x 2 Fortaleza.

 

**

 Baianão

 Domingo à tarde, no Barradão, o primeiro confronto Vi x Ba da decisão do Campeonato Baiano.  Casa cheia.