Esporte

FRANÇA INVESTE R$7 BI PARA NADAR NO SENA DURANTE JOGOS OLIMPICOS PARIS

A expectativa é de que isso possa acontecer no verão 2024 (Com Le Monde informações)
Tasso Franco , Salvador | 29/02/2024 às 19:38
Presidente Emmanuel Macron disse na abertura da Vila Olimpoica, hoje, em Paris
Foto: AFP
     Segundo o Le Monde, o presidente da França Emmanuel Macron parece acreditar na imensa aposta que as seleções de Paris 2024 fizeram ao agendar provas de natação no coração da capital. Nadando no Sena? " E como ! Sim, eu irei ”, garantiu os jornalistas na quinta -feira 29 de fevereiro por ocasião da inauguração da vila olímpica para os Jogos de Paris. Sem dar uma data: "Você pode estar lá", brincou o Sr. Macron. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também declarou no início de janeiro que nadaria no Sena em julho, pouco antes das Olimpíadas.

Embora o mergulho no rio seja oficialmente proibido desde 1923, os Jogos Olímpicos devem inaugurar o reencontro entre os nadadores e o Sena. Os eventos de maratona de natação de 10 km, triatlo e paratriathlon devem ocorrer no rio.

Com a abertura de três áreas de natação em Paris (Bercy, Grenelle e entre île Saint-Louis e os Marais) planejadas para o verão de 2025, nadar no Sena deve se tornar um "legado importante" dos Jogos Olímpicos. Um sonho antigo já mencionado por Jacques Chirac há mais de trinta anos. "Em três anos, vou nadar no Sena em frente às testemunhas para provar que se tornou um rio limpo", assegurou o ex -presidente em 1990 ... sem nunca honrar sua promessa.

O SONHO DE VERÃO

Mas será que o rio estará suficientemente limpo? “Para o Sena e o Marne, houve um investimento extraordinário que foi feito”, saudou o presidente, garantindo que terão “mudou de cara e de utilização”. Desde 2016, o Estado e as autoridades locais de Ile-de-France lançaram uma série de projetos para tornar o Sena e o Marne, o seu principal afluente, novamente navegáveis: foram mobilizados cerca de 1,4 mil milhões de euros.

No entanto, os organizadores dos Jogos de Paris enfrentaram sérias decepções neste verão durante eventos que serviriam como testes pré-olímpicos. A menos de um ano do prazo olímpico, duas provas de triatlo (para e misto) foram canceladas no final de agosto devido à qualidade da água do rio. Em questão, a concentração da bactéria Escherichia coli acima do nível permitido pelos regulamentos do World Triathlon. Alguma