Esporte

BAHIA GOLEIA MOTO CLUBE 4X0 NA COPA DO BRASIL; VITÓRIA 1X1 NAUTICO NE

ZedeJesusBarrêto comenta que Vitoria quase perde a invencibilidade no Barradão
ZedeJesusBarreto , Salvador | 21/02/2024 às 22:17
Moto Clube 0x4 Bahia
Foto: Leticia Martins
    Três dias depois do Ba x Vi, ressacas, resenhas, zoeira, chororô e os rivais em campo, de novo, página virada, chip trocado, outras competições.

  No Barradão, pela Copa do Nordeste, com público pequeno, o Vitória jogou mal e só arrancou um empate contra o Náutico com um gol aos 49 minutos (nos acréscimos) do meia Daniel Jr, num chute de longa distância, quando a derrota parecia decretada. Menos mal, mas o empate não foi bom resultado, em casa, e mantem o Leão fora da zona de classificação no Grupo A, com 5 pontos ganhos apenas.  

*

 No Maranhão, pela Copa do Brasil, o Bahia venceu, goleou o Moto Club (4 x 0) avançando assim para a segunda fase da competição e, mais importante, recuperando a confiança interna, do grupo, e do torcedor que estava ainda injuriado com a derrota no Barradão, domingo. Nada como um jogo após o outro. Bom resultado, convincente, mas nenhuma exibição maravilhosa do Tricolor, o adversário era muito fraco.  

**

No Nhozinho Santos

- São Luis, capital do Maranhão, norte do país, um dia/noite de chuva, público razoável, gramado bem pesado, iluminação de boate.

  Com bola rolando, o Tricolor buscando trabalhar com bola no chão, ter o controle das ações mas enfrentando problemas com a marcação justa, adiantada do adversário, o gramado e muitos passes errados. Chega perto da área inimiga mas finaliza pouco e mal. Aos 23 min Cauly bateu falta e o goleiro Deijair (cria do Tricolor) salvou no canto. - - O Bahia cresceu, bons momentos de assédio, algumas boas chances criadas mas o gol não saia. Aos 38, Óscar deixou Cauly de cara, ele perdeu. Daí...

 Aos 40 min, o Bahia entrou tabelando, Óscar de novo serviu e Cauly foi derrubado na hora do arremate, o árbitro marcou pênalti.

- Gol! Bahia 1 x 0, Óscar Estupiñan, de canhota, estreando. Bateu bem a penalidade, aos 42 min.

 O lateral Arias e o centroavante Óscar, colombianos, foram os destaques na primeira etapa.

 

  Segundo tempo –

  O Tricolor voltou em cima, criando uma, duas chances seguidas... haja chuva, então:

- Gol! 2 x 0 Bahia, Jean Lucas, logo aos 6 minutos, num belo chute da entrada da área, ampliando.

- Gol! 3 x 0 Bahia, Cauly aos 11 minutos. Um golaço, em jogada coletiva e de talento individual, penetração pelo meio, Cauly driblando o marcador e desviando do goleiro.

Muitas substituições, o Bahia com o controle; Ademir derrubado na área maranhense aos 32’. O árbitro deu pênalti. Mas Ademir bateu mal e o goleiro Dejair catou.

Já nos acréscimos...

- Gol! 4 x 0 Ratão, aos 47’. Recebeu em profundidade de Biel, pela direita e bateu cruzado para decretar a goleada.

No mais, sem sufocos, outras boas chances de gol criadas, com as rédeas da partida até o final...

*

Triunfo garantido.   Na sequência da Copa do Brasil o Bahia enfrenta o vencedor de Caxias x Portuguesa Santista.

 *

Ficha Técnica

- O Tricolor baiano escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Arias, Kanu, Cuesta e Juba; Jean Lucas, Rezende, Everton Ribeiro, Thaciano e Cauly; Óscar Estupiñan. (Biel, Ratão, Caio, Yago)

- O Moto do técnico Tuca Guimarães: Deijair, Yagon, Caíque, Mateus Barbosa, Pablo, Jefferson, Raílson, Giovane e Richardson; Itinga e Gersinho.  

 

 - Arbitragem de Marcelo Lima Henrique

*

 O Bahia volta a campo no domingo, em Juazeiro, no péssimo gramado do Adauto Moraes, contra a Juazeirense, pelo Campeonato Baiano.

 

**

 No Barradão, deu empate

 - A torcida rubro-negra ainda de ressaca depois do triunfo (3 x 2) no Ba x Vi de domingo, público em torno de 10 mil presentes nas arquibancadas; noite nublada, dia chuvoso, bom relvado, mas escorregadio.

- Valendo pela quarta rodada, fase classificatória de grupos da Copa do Nordeste – o Leão baiano com 4 pontos, em 5º lugar, fora da zona de classificação, precisando vencer. O Náutico, também com 4 pontos, 3º colocado (melhor saldo de gols).

 - Os donos da casa com camisetas vermelhas, mangas, calções, meiões e detalhes em preto; o Timbú da Mauricéia todo de branco, com detalhes em vermelho.

 - Curiosidade: a zaga – Camutanga & Wagner Leonardo – do Vitória veio do Náutico.

*

Com bola rolando ...

- O Timbú (sariguê) começou encarando, zoando um Leão meio que enfastiado. Vinte minutos e nenhum lance de área, morno. Só então, aos 21’, depois de uma falta cavada por Dudu na intermediária, bola alçada no bololô e quase sai o gol. Antes dos 30’ os pernambucanos reclamaram de dois lances de falta na área rubro-negra, pedindo pênalti; o árbitro nem aí. Aos 34’, Zeca tentou de muito longe, errou o alvo.

 

  Primeiro tempo pachorrento, sem grandes emoções. O Náutico equilibrou a disputa no meio-campo mas pouco chegou na área inimiga.

 

  Logo que recomeçou...

- Gol! 1 x 0 Náutico, 1 minuto. O lateral Arnaldo cruzou largo da direita e Evando, livre, nas costas de Camutanga, testou no canto.

 O Leão, com 1 x 0 nas costas, foi pra cima, a cavar faltas, alçar bolas, no seu estilo. O Náutico Capibaribe fechadinho atrás, no ferrolho. Leo Condé, então, mexeu na equipe, lançando-se inteiro ao ataque com Daniel Jr e Ze Hugo em campo. Mais Rodrigo Andrade. Um ataque contra defesa. Os pernambucanos na manha, mascando, fazendo cera... O torcedor barulhando, empurrando a equipe.

  - Aos 24’, um bom chute de canhota de Osvaldo, o goleiro Vagner espalmou. Chuveirinhos, sufoco do Leão, buscando o empate e o Timbu suportando, resistindo. Passou dos 30’ e nada de gol.  Aos 35’, Condé tirou Osvaldo e colocou o estreante Luan, a mais cara contratação da equipe. Ao tudo ou nada.

  Aquela pressão final, mais no empurrão da torcida que na técnica, um repertório ofensivo limitado, o árbitro acrescentou 7 minutos ao tempo normal. O Timbu todo atrás, segurando, até que, aos 49 minutos...

 - Gol! 1 x 1, Vitória, aos 49 minutos. Daniel Jr pegou um chutaço de canhota, do meio da rua, acertou o canto, estufou as redes. O goleiro foi surpreendido. Deu empate. Menos mal.  

 *

 O treinador Leo Condé manteve o time que venceu o clássico, base do ano passado, com apenas uma substituição por motivo de lesão – saiu Iury, ficou o arisco Mateus Gonçalves que foi decisivo no Ba x Vi. O recém chegado Luan, meia, pela primeira vez no banco.

 - Vitória: Muriel, Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Lucas Esteves (Daniel Jr); William (Rodrigo Andrade), Dudu (Caio Vinícius) e Matheusinho; Osvaldo (Luan), Alerrandro e M. Gonçalves (Ze Hugo).  

- Arbitragem cearense, com Luciano da Silva Miranda no apito (critérios diferenciados pra uns e outros, em faltas e cartões distribuídos. Caseiro.)

*

 O Leão volta a jogar no domingo, ainda no Barradão, contra o Atlético de Alagoinhas, valendo pelo Campeonato Baiano. O Leão tem 13 pontos, está na briga pela liderança com Barcelona de Ilheus (16 pontos), Juazeirense (14 pontos) e  Bahia (13 pontos).  

 

**