Esporte

NORDESTÃO: JUAZEIRENSE VENCE VITÓRIA 2X0; GOLEIRO DO LEÃO FALHOU FEIO

Bom teste domingo para o Bahia e o Vitória que se enfrentam
ZedeJesusBarreto , Salvador | 15/02/2024 às 10:19
Juazeirense 2x0 Vitória
Foto: Victor Ferreira ECV


  Viagem cansativa de buzu, gramado ruim, calor, time misto, falhas do goleiro, bolas na trave, olho no clássico do próximo domingo pelo campeonato baiano e o Leão Rubro-negro caiu (2 x 0) diante da aplicada e guerreira Juazeirense, jogo válido pela Copa do Nordeste, na noite de quarta-feira de cinzas. Com o resultado, o Vitória caiu provisoriamente para a quinta colocação, a Juá conseguiu seu primeiro triunfo na competição e vingou-se da derrota sofrida no Barradão, há duas semanas.

No mais, o torcedor se pergunta, preocupado, se e como essa derrota pode influir no ânimo da equipe para enfrentar o rival Bahia no domingo, o primeiro clássico do ano, Barradão, casa cheia. A ver. O time, reserva, não jogou tão mal assim, meteu três bolas na trave inimiga, foi infeliz. A Juá, em seu campinho de várzea, diante de seu torcedor é um osso duro, pra qualquer um. É o futebol.  

 **

No Adauto Moraes

- Juazeiro, norte da Bahia, beira do majestoso Rio São Francisco, quarta-feira de cinzas, calor, um gramado ruim, desnivelado, pelota nervosa, arquibancadas acanhadas com  público de 1.200 presentes).    

- O Leão, já focando o clássico Vi x Ba de domingo, no Barradão, em campo com uma equipe mesclada, a maioria de atletas que não vêm atuando como titulares mas que brigam por uma oportunidade, uma vaga. Pelo Baianão, o Time A venceu com superioridade a Juazeirense (3 x 0), impondo-se. A Juá, em casa, agora pela ‘Lampions League’, jurava vingança, precisando de um bom resultado até porque ainda não tinha vencido na competição.  

 - A Juazeirense com seu uniforme branco e detalhes em amarelo& vermelho. O Vitória com uma camiseta vermelha e detalhes em preto. O time viajou de buzu, 9 horas de estrada (18 ao todo).

*

Com bola rolando ...

- Leo Condé, ciente das condições da arena e da peleja pôs em campo um time robusto, combativo e com uma proposta de jogo adequada às circunstâncias; chutões, correria, bolas longas, alçadas e marcação dura. Muito equilíbrio.

- Aos 12’, Matheus Gonçalves fez boa jogada individual pela esquerda e disparou forte para a rebatida providencial do goleiro J Guilherme. Aos 15’, falta levantada na área juazeirense, testada de Caio Dantas, outra boa defesa do goleiro. O Leão acuando, mas...  

 - Gol! 1 x 0 Juazeirense, aos 21 minutos. Um chutaço de longe, pelo alto, o goleiro Maycon Clayton aceitou, pareceu surpreendido pelo balaço de Romarinho.

 - Gol! 2 x 0, aos 30 min, Escanteio levantado da esquerda, o goleirão rubro-negro saiu mal, catando borboletas e Suéliton testou livre, ampliando.

 Os rubro-negros sentiram os dois golpes, pereciam perdidos em campo, sem ver a bola, a Juá dominante, então, com o meia Bruno Matos arrebentando no meio de campo.  Aos 40’, Caio Vinícius arriscou de fora, pela direita e acertou o travessão de J Guilherme, na sobra Dudu isolou, bateu por cima.  Aos 45’, Lucas Esteves alçou uma falta da esquerda, João Victor testou forte mas em cima do goleiro J Guilherme, seguro. Aos 46’, Leandrinho tentou cruzado, da esquerda, Maycon catou bem.   

 

  Um primeiro tempo corrido, disputado. O Leão, no corpo a corpo e bolas compridas, começou melhor, mas com os dois gols seguidos da Juá, o time caiu, os juazeirenses cresceram, mais confiantes e desceram pra merenda com 2 x 0 de vantagem. O gramado dificulta muito o domínio, o toque, a troca de passes.

  Segunda etapa – O Leão voltou mordendo, em cima, buscando o gol, chuveirando bolas na área inimiga e tentando com chutes de meia distância. Aos 4’, o canhoto Bruno Matos chutou da entrada da área e a bola passou raspando o poste rubro-negro. A Juá mais plantada, já gastando tempo, aos chutões, marcando em seu próprio campo e saindo só em contragolpes.

- Aos 21’, pressão rubro-negra, Dudu arrematou por cima.  Aos 26’, mais uma bola alçada, João Vitor cabeceou e a bola bateu no travessão e saiu. Repertório pobre do time de Leo Condé, só bolas altas na área inimiga. Depois dos 30, o treinador lançou mãos de dois garotos das divisões de base (saíram Castillo e Ze Hugo, pouco produziram). Aos 35’, um gol anulado do Leão; o garoto Miguel apanhado em posição de impedimento. Naquela pressão final, Caio Dantas acertou um chute na trave, o goleirão já vencido.

 - Melhor em campo? O meia, canhoto, Bruno Matos.

*

Ficha técnica

- A Juazeirense do treinador Carlos Rabello: João Guilherme, Gean, Romário/Maurício, Suéliton e Yan; Vaguinho, Romarinho e Bruno Matos; Leandrinho, Janeudo e Alexsandro (Ian Augusto, Edson, Patrick, Clebson, Abraão).

- O Vitória escalado por Leo Condé: Maycon Clayton, Cárceres, João Victor, Zapatta e Lucas Esteves; Dudu (Breno) , Caio Vinícius e Mateus Gonçalves: Castillo (Fabio), Caio Dantas e Zé Hugo (Miguel).  

 - No apito, o veterano Marcelo de Lima Henrique.

 

*

  Na Fonte Nova

  Amanhã, quinta pós-folia, abrindo a quaresma, Bahia x América de Natal/RN, às 20h, fechando a 3ª rodada da Copa do Nordeste. A torcida na expectativa de novidades na equipe, como a volta do apoiador Rezende, a escalação do meia Citadini e a estreia do centroavante colombiano Óscar Estupiñam, 27 anos, atleta de seleção colombiana. A ver a equipe que Rogério Ceni vai escalar depois da derrota (1 x 0) no Piauí e já de olho no clássico Vi x Ba, domingo, pelo Baianão.

*

Os outros jogos da rodada 3 /Nordestão

 - Na quarta: Itabaiana 1 x 2 Sport; Altos 1 x 1 Maranhão; Fortaleza 3 x 1 River/PI;

                        Náutico 0 x 0 Ceará.

 - Na quinta, além do Bahia x América, tem Treze x CRB; ABC x Botafogo/PB.

 

**

 Pelo Baianão, o Barcelona de Ilhéus venceu (1 x 0) o Itabuna  e foi a 13 pontos, vice-lider. Em casa, o Bahia de Feira perdeu (1 x 2) para o Atlético Alagoinhas.