Esporte

BAIANÃO: VITÓRIA PERDE LIDERANÇA EM ILHÉUS E BAHIA GOLEOU NA FONTE

O Barcelona de Ilhéus é o novo lider do campeonato
ZedeJesusBarreto , Salvador | 25/01/2024 às 09:45
Rezende fez o primeiro gol do Bahia na goleada contra o Jacobina 5x0
Foto: Tiago Cladas ECB

 Jogando em casa, gramado pesado, todo de rosa, muita raça e aplicação defensiva, o Barcelona de Ilhéus derrotou, de virada (2 x 1) o até então invicto Vitória e assumiu a liderança do Campeonato Baiano, finda a terceira rodada. Uma equipe briosa e tinhosa, malandra, difícil de ser batida. O Vitória não jogou bem, teve dificuldades com o gramado encharcado, pouco criou e foi superado também fisicamente.

 *

  Na Fonte Nova, com 30 mil presentes numa noite de chuva fria, o time principal do Bahia passou por cima do Jacobina (5 x 0) num iogo de um time só. Uma diferença técnica e física muito grande. E o torcedor feliz com a atuação da equipe, estreias promissoras de Everton Ribeiro, Caio Alexandre, Jean Lucas... boas atuações de Gilberto e Culy, mas sobretudo um futebol coletivo de boa posse de bola, troca de passe, evoluindo sempre para frente e movimentação constante. Um novo Tricolor?

*

 O Barcelona lidera, com 7 pontos; Vitória é vice, com 6; Bahia e Bahia de Feira com 4 pontos. São os primeiros.

*

No Mário Pessoa/Ilhéeus

- Dias de muita chuva no Sul da Bahia, mas o gramado, bem cuidado, tem suportado bem, nenhum temporal na hora do jogo. Público acima das expectativas por conta dos temporais na região por esses dias.

- Uma disputa entre os dois primeiros colocados na tabela. Valendo a liderança. O time de Ilheus, a Onça, com um vistoso uniforme cor de rosa; o Leão Vitória com seu tradicional vermelho e preto.   

 - Com bola rolando ...

    Como de hábito, estratégia de jogo, o Leão começou abafando a saída de bola inimiga, chegando com muitos jogadores na área adversária, bem à vontade no quintal da Onça, assediando. Mais uma vez deu certo...  

  - Gol! 1 x 0 Vitória, aos 5 minutos. Iury Castilho. Bola cruzada por Zeca, da direita, ninguém resolveu, do ouro lado Iury pegou limpa e bateu seco, cruzado, rasteiro, abrindo o placar.

 A Onça encarou. Foi pra cima e não demorou muito...

 - Gol! 1 x 1 Barcelona! Aos 10 minutos. Uma avançada de Lucas Araújo pela esquerda, marcação frouxa da defensiva rubro-negra, Natan pegou um chute forte, pelo alto, indefensável, empatando. Respondeu à altura.

 Aos 16’, o Barça entrou tramando e Lucas Arcanjo fez uma defesa arrojada, evitando o desempate. Aos 19’, Ramires acertou uma bomba da entrada da área e Lucas Arcanjo voou, espalmando; mas, na sequência, a cobrança de escanteio...

 - Gol! 2 x 1 Barcelona, aos 20’. Bola alçada, molhada, escorregadia, muita gente na pequena área, o goleirão Lucas Arcanjo – mão de quiabo – não conseguiu segurar, a bola escapou e Cesinha não perdoou. A virada.

  O Leão, na sequência, respondeu com um bom chute de Iury, que acertou a trave...

Jogo quente, a despeito da chuva fria, então mais forte. Aberto e corrido. Aos 35’, Osvaldo lançou da direita na cabeça de Caio Dantas, a testada passou tirando tinta no travessão. Aos 51’ Hugo Moura cobrou falta de pé trocado, da esquerda, e acertou o travessão de Lucas Arcanjo.

 O Leão começou melhor, acuando, fez o gol bem cedo mas logo recuou as linhas de marcação; deu-se mal, levou a virada, a defesa batendo cabeça. Tinha toda uma segunda etapa pela frente, campo encharcado, toró caindo.

 Com o placar adverso, um Vitória mais aceso, mais agressivo, em busca do gol. Mas, aos 4’, quase o Barcelona ampliou; Lucas Arcanjo salvou um chute a queima-roupa e a  bola ainda bateu no travessão. Lá e cá. Aos 14’, Caio Dantas furou, numa tentativa de finalização, muita pressão mas o empate não saía. Por volta dos 20’, a chuva diminuiu.

  O time de Ilheus mais postado, aplicado na marcação, apostando num contragolpe. O Leão em cima, atuando no campo adversário, mas pouco inspirado, sem conseguir penetrar. Trinta minutos, indefinido. Aos 31, Mateusinho arriscou de longe, Tiago rebateu. Aos 43’, novamente Mateusinho, por cima. Pombo acrescentou 9 minutos ao tempo normal. Aquela pressão final e... nada, a Onça venceu o Leão.  

*

Ficha Técnica

- A ‘onça pintada’, o Barcelona do treinador Betinho: Tiago, Hugo Moura, Jadson Sergipano, Jaques, Lucas Araujo, Bruno Ritter, Ramires, Hadrian, Dionas, Bruno Natan e Cesinha. (Ninho, Henrique, Tauã, Allan Mineiro)

- O Leãp de Leo Condé,  Lucas Arcanjo, Zeca (Raúl Cáceres), Camutanga, Wagner Leonardo e PK; Willian Oliveira, Dudu (Caio Vinícius)e Mateusinho; Osvaldo (Castillo), Caio Dantas (Ze Hugo) e Iury (Matheus Gonçalves).

- No apito, Diego Pombo Lopez. Cheio de armações e conversa mole, sem critérios.  

*

 Pela quarta rodada, o Leão recebe a Juazeirense no Barradão, domingo, 16h

*

Na Fonte Nova

- Chuva maneira, gramado de primeira, arquibancadas abrigando um bom público por conta do apelo do time titular de Ceni em campo, caras novas estreando. Quase 30 mil presentes.

- Bahia com sua beca branca, o Jacobina de azul.

 

Com bola rolando ...

O Tricolor valorizando a posse de bola trocando passes no chão, inteiro na frente e o Jacobina povoando o meio campo, tentando marcar  

- Gol! 1 x 0 Bahia, Rezende, jogando de lateral esquerdo, pegou de primeira, de canhota, forte e por baixo, da entrada da área um cruzamento largo de Gilberto, da direita. Aos 9min.

- Aos 17’, nova investida de Gilberto pela direita, o cruzamento na cabeça de Ratão para a defesa vistosa de Matheus. Aos 25’, Caio Alexandre lançou por cima, achou Cauly entrando de cara, o goleiro Matheus saiu bem, evitou o gol e Ratão desperdiçou a sobra, chutando por cima. Aos 28’, Cauly deixou Jean Lucas de cara, o meia foi atropelado na área e o juiz apitou pênalti.

 - O avante Everaldo bateu colocado, rasteiro, buscando o canto direito do goleiro; Matheus Cabral adivinhou e espalmou no rodapé, evitando o segundo. O primeiro pênalti desperdiçado por Everaldo com a camisa tricolor.

  - Gol! 2 x 0 Bahia, aos 36’; Éverton Ribeiro recebeu pelo alto, na área, um ótimo passe de Caio Alexandre, matou na caixa com elegância e deslocou o goleiro. Bonito de ver.

 Aos 43’, num contragolpe rápido, em velocidade, Luan encarou o goleiro Marcos Felipe e perdeu. Foi a única chance de gol do Jacobina na primeira etapa.

 - Gol! 3 x 0 Bahia, aos 45 min. Preciso cruzamento pelo alto de Gilberto, da direita, o centroavante subiu mais que a zaga, na pequena área, e testou firme no contrapé do goleiro, ampliando e se redimindo pelo pênalti perdido.

 

   Um Bahia absoluto, dono da bola nos primeiros 47 minutos. Um jogo limpo, poucas faltas e destaques para o golaço de Rezende, os passes precisos de Caio Alexandre, o estiloso gol de Éverton Ribeiro, a movimentação da equipe de Rogério Ceni. O torcedor gostou e aplaudiu. Gilberto e Jean Lucas apareceram muito.

 

 Segunda etapa – O Tricolor manteve o ritmo (78% de posse de bola) e o Jacobina saiu mais de trás, tentando incomodar um pouco, nos contragolpes.

 - Gol! 4 x 0 Bahia, aos 17 minutos. Escanteio bem cobrado por Cauly, Kanu subiu muito no meio da zaga e testou forte, no canto, ampliando.  

  Ceni, como era previsto e programado, fez quatro substituições, poupando Everton, Caio Alexandre, Jean Lucas e Everaldo.    

  - Gol! 5 x 0 Bahia, Jean Lucas completando de primeira, da marca penal, um ótimo cruzamento de Yago, da direita. Aos19’.

  Aos 23’, após uma envolvente troca de passes, Ratão limpou n área e bateu seco, acertando o pé da trave de Matheus. Na sequência, nova chance de Cauly. Um massacre, o Jacobina parecia entregue, sem pernas. Aos 28’, Gilberto recebeu de Sydnei, girou e tentou mas errou o alvo. Aos 35’, outra chance de gol nos pés de Ratão; aos 42 yago errou o alvo,    

 

 A goleada retratou a discrepante superioridade – técnica, individual e coletiva – em campo. Praticamente só um time jogou, um bom treino. O   

*

 Ficha Técnica

 - O Bahia/City escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Gilbertp, Kanu, David Duarte e Rezende (Diego Rosa), Jean Lucas (Juba), Caio Alexandre (Sydnei), Everton Ribeiro (Yago) e Cauly; Ratão e Everaldo(Ademir)

 - O Jacobina de Alex Alves: Matheus Cabral, Sales, Anderson Bandeira, Pezão e Tegues; Lima, Bruno Sabino e Luan; Max, Geraldo (Bruno) e Rodolfo.

 No apito, Emerson Ricardo de Andrade.

*

 Na próxima rodada, a 4ª, o Bahia encara seu xará de feira, na Arena Cajueiro- sábado, 16h.

*

  Outras partidas da 3ª rodada:

   - Itabuna 1 x 1 Bahia de Feira. Nesta quinta, 25, Juazeirense x Jequié (às 19h15)

     Jacuipense x Atlético.

**

 Copa São Paulo

 A final da Copinha, a Copa São Paulo de Jr, será nesta quinta, 25, feriado estadual em São Paulo, às 15h30. O jogo é na arena do Corínthians, a Neo Química, em SP: - Corínthians x Cruzeiro. O timão paulista é o maior vencedor da competição, com 10 títulos.

**