Esporte

CAGLIARI PÁROU PARA SEPULTAMENTO DO MAIOR JOGADOR DA ITÁLIA, GIGI RIVA

Era considerado uma lenda do futebol italiano, o Pelé deles (Com informações do Portal l'Union Sarda)
Da Redação , Salvador | 24/01/2024 às 18:54
30.000 pessoas em Caglari no adeus a Gigi Riva
Foto: L'Union Sarda
  Uma multidão oceânica em frente à Basílica de Bonaria, em Cagliari, para a última despedida de Gigi Riva. Trinta mil pessoas, segundo a Delegacia de Polícia, para o funeral celebrado por Monsenhor Giuseppe Baturi.

«O desporto é paixão partilhada, alegria, um presente do Criador. Nestes dias celebramos tudo isso em Gigi Riva”, disse Dom Baturi em sua homilia.

«Há muitas imagens destes dias – acrescentou Baturi – a elegância da corrida, a beleza e a força do gesto. E a celebração espontânea, como todos nós quando crianças, com os braços levantados para o céu. Corra de novo, querido Gigi – disse novamente Monsenhor Baturi – e estique novamente os braços para o céu. Corra e olhe para cima." «Rezamos – concluiu – para que o Senhor venha ao seu encontro. Que Deus seja seu lar para sempre junto com seus pais e sua irmã Fausta. Viva em paz."

“Perdemos um pedaço da Sardenha”, recordou o filho de Riva, Nicola, num comovente discurso no final da cerimónia. Onde quis antes de tudo agradecer ao pessoal de Gigi, centrando-se nos milhares de pessoas que em Cagliari, fora da Basílica de Bonaria e antes mesmo na funerária, quiseram prestar homenagem ao Mito. Uma multidão de adultos, mas também de jovens e crianças, “pessoas cujo pai nunca o conheceu”, recordou Nicola Riva, e que se dirigiram à funerária para apresentar condolências, mas que pela dor que sentiram “quase sentimos que temos fazer isso com eles", acrescentou, com a voz embargada de emoção.

Bonaria também recebeu aplausos para Cagliari. Na primeira fila o técnico Claudio Ranieri e o presidente Tommaso Giulini. Depois os dirigentes e a equipe, inclusive o lesionado Oristanio de muletas.

Dentro da igreja, entre outros, o presidente do CONI Giovanni Malagò, o baronete Gianfranco Zola, Gianluigi Buffon e toda a delegação da Itália campeã mundial de 2006. E também o prefeito de Cagliari Paolo Truzzu que se juntou aos demais primeiros cidadãos a chegar ao capital de toda a Sardenha e do governador Christian Solinas.

Bandeiras e estandartes no adro da basílica, delimitados por um percurso guiado para direcionar o fluxo de pessoas. Uma tela gigante permitiu que até as pessoas mais distantes acompanhassem os procedimentos. Não apenas na frente de Bonaria. Também foi instalada uma segunda tela gigante na Piazza dei Centomila, que acolheu outra parte do povo da Sardenha que participou debaixo das escadas.

Muitos já se tinham reunido fora da basílica desde a manhã porque “não podíamos perder, pelo que Gigi Riva representava para toda a Sardenha e não só”, explicam. No adro há testemunhos não só da ilha, porque são muitos os adeptos que da Itália e do estrangeiro optaram por chegar a Cagliari para um último adeus à Lenda.