Esporte

PRÉ-OLIMPICO: BRASIL ESTREIA COM TRIUNFO CHOCO CONTRA A BOLÍVIA, 1X0

Seleção brasileira com futebol burocrático e limitado contra a fraca Bolivia
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 23/01/2024 às 19:03
Ramon, técnico do time
Foto: Joilson Marconne/CBF


   Ainda em busca de carimbar o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris, a Seleção Brasileira de futebol sub-20 estreou no Pré-Olímpico – ora acontecendo na Venezuela – com um triunfo (1 x 0) sobre a Bolívia, treinada pelo brasileiro Antonio Carlos Zaggo, um ex vigoroso zagueiro. Um gol logo no começo do jogo poderia ser um bom prenúncio de goleada, mas a equipe de Ramon não floresceu em campo, com um joguinho amarrado, burocrático, a conta do chá, contra a equipe boliviana limitada, tida como a mais fraca do grupo.

*

 São 10 equipes na disputa, na primeira fase divididas em dois grupos. Classificam-se dois em cada grupo para um quadrangular decisivo. O Brasil está no Grupo A, com Bolívia, Venezuela, Colômbia e Equador. Não tem moleza.  

*   

 O jogo, em Caracas...

- Na primeira bola que recebeu, o garoto-fenômeno Endrick, 17 anos, ganhou na velocidade dos zagueiros, encarou o goleiro e abriu o placar: 1 x 0 Brasil. Aos 4 minutos. Endrick, do Palmeiras, já está vendido pro Real Madrid.

  Tecnicamente (qualidade individual e jogo coletivo) melhor, a seleção brasileira cuidou de valorizar a posse de bola, evitar as trombadas e administrar a vantagem, com o gol marcado bem cedo. Sem pressa na frente e sem sofrer assédio atrás. Na espera do momento certo de estocar, ampliar o marcador. A Bolívia guerreando, correndo, arriscando, tentando surpreender com chutes de longa distância.

 Uma primeira etapa pobre de emoções, raros lances de área, goleiros sem trabalhar muito. Um Brasil acomodado, sem boas jogadas coletivas do meio pra frente, sem repertório, acreditando mais no potencial individual, numa arrancada veloz de Endrick, o avante mais adiantado. A Bolívia marcou duro, dificultou, nada mais.

 Segundo tempo... Um recomeço com entradas duras, simulações e cai-cai. Ritmo e sequencia mais travados. Aos 5’, Marquinhos finalizou da direita, com um chute enviesado, por baixo, que bateu na trave boliviana, o goleiro já vencido. Aos 9’, um gol brasileiro anulado por impedimento claro. Ramon trocou dois no meio-campo, tentando dar mais dinamismo à equipe.

 - Aos 22, boa trama pela direita, Kennedy serviu bem a Mauricio, na área inimiga, o chute saiu rasteiro, boa defesa do goleiro. Aos 24’, gol de Endrick, pegando rebote do goleiro; a arbitragem flagrou impedimento do atacante. Aos 26’, a melhor chance boliviana, chute passando a palmo do poste brasileiro. Susto.

  O jogo, com o tempo passando, espaços aparecendo, ficou mais aberto, perigoso, indefinido. Mudou o panorama, os bolivianos passaram a acreditar mais. Continuavam correndo muito.

 Uma reta final catimbada, muita pressão de Zago e do banco boliviano sobre a arbitragem, jogo morno em campo. Os brasileiros fechadinhos atrás, garantindo a vantagem, apenas, correndo riscos, sem nenhum tesão ofensivo. Cinco minutos de acréscimos e nada aconteceu.  

  Esperávamos mais da seleção, sobretudo no aspecto coletivo.  

 *

 O time escalado pelo treinador Ramon Menezes para a estreia: Mycael, Marlon, Arthur, Michel e Kaiki; Bruno, Andrey, Biro (Pec) e Marquinhos (Maurício); Kennedy e Endrick.  (Alexander, Pirani)

*

 A sequência de jogos do Brasil:

- dia 26, às 20h: Brasil x Colômbia; dia 29, 17h: Brasil x Equador;

   Dia 1/02, às 20h: Venezuela x Brasil.


**

 Baianão

 A terceira das nove rodadas de grupo, classificatórias, tem quatro jogos, dois deles – que seriam realizados no Mario Pessoa, em Ilhéus – podem ser suspensos por conta das fortes chuvas, inundações e estragos no Sul da Bahia.  São eles:

 - Itabuna x Bahia de Feira (programado pra noite de terça e já cancelado)

 - Barcelona de Ilhéus x Vitória (na quarta, às 21h30) – carecendo de confirmação.

 *

 O Bahia, com sua equipe tida como titular, a que fez pré-temporada no frio de Manchester/Inglaterra, joga na Fonte Nova, na boca da noite dessa quarta-feira (19h15) contra o Jacobina. Precisa vencer, só ganhou um pontinho até aqui.

 Dois jogos acontecem na quinta: Juazeirense x Jequié; Jacuipense x Atlético.
 

**

 Novidades

 A dupla Ba Vi (Série A) não para de anunciar nomes, caras novas. No Barradão já apareceu para exames médicos o meia Daniel Jr, 21 anos, ex-cruzeiro. Já chegam a 15 novos contratados.

 No Tricolor, a chegada de mais um ‘estrangeiro’, o lateral direito colombiano Santiago Arias, de 32 anos, rodado pela Europa, EUA, duas copas defendendo a Colômbia.

A torcida pergunta: e cadê o centroavante?


**

 Final da Copinha    


Corínthians/SP x Cruzeiro/MG decidem a Copa São Paulo de Juniores/2024, em jogo único na tarde (15h30) desta quinta-feira, dia 25 – feriado paulista. O jogo será mesmo na Neo Química Arena/o quintal corintiano. O time paulista é o maior vencedor da competição, com 10 títulos. Casa cheia.

 

**