Esporte

NUM JOGO DE SEIS GOLS, BAHIA EMPATA COM ATLÉTICO DE ALAGOINHAS 3X3

ZedeJesusBarrêto comenta que Bahia da meninada atuou bem e poderia ter goleado
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 21/01/2024 às 18:39
Atlético de Alagoinhas 3x3 Bahia
Foto: Tiago Caldas

  Certamente o melhor jogo do campeonato até aqui. Seis gols, bola no chão, corrido, bom de ver. A meninada do tricolor da capital esteve à frente do placar desde o começo e o Carcará buscou o empate. Na segunda etapa, quando o Bahia dominava e chegou a desperdiçar chances de ampliar o placar, o zagueiro Felipe bateu falta acertando um chute indefensável, no ângulo, já aos 38’, fechando o placar. O Atlético foi a 4 pontos e o Bahia ganhou seu primeiro pontinho. Mas a garotada tem de ser aplaudida pelo empenho e o que mostrou em campo.

**

 No Antônio Carneiro, o Carneirão

 - Tarde domingueira escaldante, sol ainda alto, muito cimento quente das arquibancadas à mostra (torcedor procurando a sombra), gramado bem aparado, estádio bem cuidado. Torcida do Esquadrão presente.

 - Penúltima partida da segunda rodada, um duelo já tradicional: o Atlético duas vezes campeão (2021/22), o Bahia campeão em 2023. Fizeram finais. O ‘Carcará’ de Alagoinhas estreou vencendo fora de casa o Itabuna (2 x 1, de virada); e o Bahia, com sua equipe alternativa, caiu na Fonte Nova para o Jequié (1 x 0), e com a mesma meninada busca uma reabilitação.

 -  O time da casa de branco, detalhes em preto e vermelho; o Bahia com sua beca tri-colorida.

*

 Com bola rolando ...

 O tricolor da capital começou bem, com posse de bola e troca de passes. Logo...

 - Gol! 1 x 0 Bahia. Aruba, aos 2 minutos, pegando rebote do goleiro, após chutaço de Roger e boa trama pela direita com Everton.

 - Gol! 1 x 1, Atlético, aos 5 minutos. Giancarlo, homem surpresa, testando livre e firme, na linha da pequena área, um cruzamento de Erick da direita. Empate.

  Começou corrido, aberto, quente como o tempo, as duas equipes em busca do gol. Aos 8’, gol aberto, Everton tenta meio sem ângulo, pela direita, e a bola cruza a linha fatal, rasteirinha, não entra.  

  Aos 10’, Caio Roque desbravou pela esquerda e foi derrubado na área. Pombo Lopez não titubeou, marcou a penalidade.

 - Gol! 2 x 1 Bahia. Diego Rosa bateu forte, rasteiro, o goleiro foi nela e não achou. Bahia desempata, na frente. Aos 11 minutos.

  Muito equilíbrio. O Bahia tem mais posse de bola, o Atlético esticando e aprofundando mais as jogadas. Aos 22’, Diego Rosa caiu estatelado em campo; calor ou estresse? (ele chegou a postar, após o jogo contra o Jequié e as vaias, que estava abandonando o futebol) Tomou água fria e levantou-se.  

 - Aos 25’, Leozinho pega um rebote do goleiro Adriel, após chute forte de fora da área, e estufa as redes, mas ... estava em posição de impedimento. Logo depois, parada para a reidratação – 30 graus, sensação de muito mais no gramado do Carneirão. Um ritmo, então, mais cadenciado, bola no chão, sem muitas faltas, espaços abertos pelo meio-campo. Aos 35’, marcação frouxa, Rodrigo disparou enviesado, de perto, Adriel defendeu.

- Gol! 2 x 2 Atlético, Felipe Ferreira, aos 37’. Falta da intermediária, bola levantada, Rodrigo ganha na cabeça de Marcelo,  Felipe mais atento pegou a sobra de primeira, da marca do pênalti, bateu forte por baixo e empatou. Zaga mal posicionada.

 - Aos 40’, após boa trama pela direita de André com Walifer, Everton ficou de frente, de cara, encheu o pé, por cima, perdendo a chance do desempate.   

 

- Uma boa, movimentada primeira etapa, com quatro gols. Ações ofensivas, bom de ver. O Bahia com problemas de marcação frouxa na intermediária e uma defesa dando mole. A defensiva da casa também ofereceu espaços para a meninada. Diego Rosa, o destaque no meio de campo. No Carcará, o bom meia Giancarlo e a marcação adiantada, dificultado a troca de passes do adversário.

 

 Segunda etapa – O técnico Rogério Ferreira fez duas modificações, pelo lado esquerdo, com a entrada de Rafael e Tiago. Metade do gramado já com sombra. O Carcará voltou bicando, tentando surpreender com chutes de longa distância, as linhas mais adiantadas. Aos 11’, o Tricolor entrou tramando e quase saiu o desempate. Aos 12’, Walifer bateu de fora, errou o alvo. Aos 15, Walifer saiu catando da esquerda para o meio e chutou cruzado, rasteiro, buscando o canto, passou perto. Bons momentos da meninada.

 - O técnico Ze Carlos logo providenciou três substituições tentando reequilibrar as ações, voltar a atacar. No Bahia, saiu Diego Rosa, que correu e jogou muito, entrou Guilherme.

 - Gol! 3 x 2 Bahia, aos 26 minutos. Ótima jogada de Tiago pela direita, deixou dois no chão, rolou e Jota finalizou de frente, a bola enroscou-se na perna de Felipe e entrou. O desempate.

 - Aos 32’, Tiago desbravou pela esquerda e cruzou no chão pra Guilherme, de frente, livre, chutar pra fora.  Aos 34’, Rafael chutou da linha da grande área e a bola passou a um palmo do travessão. O Bahia melhor, correndo mais, chegando mais na área inimiga, desperdiçando chances de matar o jogo.  Daí, numa jogada isolada...  

 - Gol! 3 x 3 Atlético, aos 38 minutos. Felipe Ferreira bateu falta frontal e acertou o ângulo, golaço!  

  O Tricolor voltou a atacar, explorando o lado direito. Um final animado, lá e cá, brigado. Deu empate, até justo. A meninada tricolor está de parabéns, encarou, jogou melhor, dominou coletivamente na segunda etapa e criou chances de vencer, mas um golaço de falta decretou o empate para o Carcará.      

 *   

Destaques

 - Rosa, o melhor enquanto teve pernas. André, Jota, o toque de bola de Roger, e o arisco Tiago.   

    No Atlético, Felipe, o zagueiro, fez dois gols, o de falta foi um primor. O meia Giancarlo mostrou qualidades.

*

Ficha Técnica

- Atlético Alagoinhas escalado pelo treinador Zé Carlos: Endrio, Erick, Felipe, Joalison Bahia e Tabata; Neto, Ruan Teles, Alex Galo; Leozinho, Giancarlo e Rodrigo. (Eliel, Alex, Evair, Taylor e Rikelme)

- O Bahia do auxiliar técnico Rogério Ferreira: Adriel, André, Marcos Victor, Marcelo e Caio Roque (Rafael); Diego Rosa (Guilherme), Jota (Wendal), Roger (Alex) e Walifer; Aruba (Tiago) e Everton.

 - No apito, Diego Pombo Lopez, uma boa arbitragem.

*

 Na próxima rodada, meio de semana, o Bahia recebe na Fonte Nova o Jacobina.

 E o Vitória, às 21h30 da quarta-feira, encara o Barcelona de Ilhéus, no Mário Pessoa.

*

 A rodada 2

 - Vitória 1 x 0 Bahia de Feira; Jequié 0 x 2 Barcelona; Atlético 2 x 2 Bahia

    e, na boca de noite domingo, Juazeirense x Jacuipense, no Adauto de Moraes.

 - Com esses resultados, a classificação até agora: Vitória (6 pontos), Barcelona e Atlético (4 pontos);  Bahia de Feira e Jequié (3 pontos); Juazeirense/ainda joga, Itabuna, Jacobina e Bahia (1 ponto);  Jacuipense/ainda joga (0 ponto)

**

- O elenco principal do Bahia/City, que estava em pré-temporada no frio de Manchester, já chegou de volta ao calor de 35 graus de Salvador. Caras novas, Ceni no comando, resta saber se o novo time titular estreia ainda no Baianão ou só no Nordestão que começa 4 de fevereiro.


- A seleção brasileira sub-20, sob comando de Ramon Menezes, estreia no Pré-Olímpico, que acontece na Venezuela, na tarde (17h) de terça-feira, contra a Bolívia, que é treinada pelo brasileiro Zago, um ex-zagueirão.

*
 Lembranças

 - Foi-se pro além, no dia 20 de janeiro de 1983, o gênio das pernas tortas Mané Garrincha; No mesmo 20 de janeiro, de 2022, morreu a grande amada dele, a cantora Elza Soares, que o chamava de Neném.

 - No dia 21 de janeiro de 2022 no deixou Nadinho, aos 91 anos, goleiro lendário do Bahia, Campeão Brasileiro em 1959.

  Inesquecíveis, os três.

**