Esporte

CAMPEONATO BAIANO COMEÇA COM GOLEADA DO BAHIA DE FEIRA 6X1 NO JACOBINA

No outro jogo o Itabuna perdeu para o Atlkético de Alagoinhas 1x2 de virada
ZedeJesusBarreto ,  Salvador | 14/01/2024 às 20:51
Arena Cajueiro
Foto: SETRE


 - Está aberta a temporada dos campeonatos estaduais de futebol no país. Uma espécie de ‘laboratório’ para que a comissão técnica dos clubes preparem, ajustem, montem e avaliem bem suas equipes com a chegada de novas contratações. Muitas caras novas, esperanças e expectativas dos torcedores. Só com a bola rolando é que vamos saber se as contratações ‘valiosas’ darão certo, se vão encaixar coletivamente   e  formar equipes competitivas.

*

  O Baianão

- Neste domingo, dois jogos fora da capital abriram o Baianão, com muitos gols. Na Arena Cajueiro, com arquibancadas cheias e a presença até do governador Jerônimo, o Bahia de Feira se impôs no gramado sintético e atropelou o visitante Jacobina – 6 x 1; no mastigado relvado do aconchegante estádio de Ilhéus, Itabuna 1 x 2 Atlético de Alagoinhas, de virada.

*

- A dupla Ba Vi estreia na quarta-feira. O Tricolor, atual campeão baiano, recebe o Jequié, na Fonte Nova, às 21h30, com um mistão reforçado em campo, já que ‘as estrelas’ titulares continuam em Manchester/Inglaterra cumprindo uma pré-temporada sob comando de Rogério Ceni. Chegaram às pressas para enxertar o time que será escalado e comandado pelo auxiliar Rogerio Ferreira, o goleiro Adriel, o zagueiro Davi Duarte e os laterais André e Caio Roque. Citadini e Diego Rosa, meio-campistas, devem jogar.

-  O Vitória, na mesma quarta, às 19h, começa encarando a Jacuipense, em Riachão do Jacuípe. O time, campeão da Série B 2023, manteve a base, o treinador Leo Condé e contratou até agora 12 novos atletas, goleiros, zagueiros, meio-campistas e atacantes. Alguns deles, com melhor condicionamento físico e mais bem adaptados devem debutar; surpresas, o torcedor ainda em lua de mel com o time, ansioso.

*

 - Mais cedo, no mesmo dia, às 17h, o Barcelona de Ilheus recebe no gramado surrado do Mario Pessoa o Atlético de Alagoinhas, aquele que foi bi campeão baiano em 2021/22.  A TVE, emissora do governo estadual, transmitirá todos os jogos, ao vivo e em cores, mais uma vez. Bom lembrar que teremos eleições municipais este ano.

 Na segundo rodada, o Vitória joga sábado, no Barradão, casa cheia (?) contra o travesso Bahia de Feira; e o Bahia vai a Alagoinhas, no domingo, enfrentar o Atlético. É só o começo, promete.

**

  Goleada do Travesso

  - No jogo de abertura do campeonato, no piso liso da Arena Cajueiro, o Bahia de Feira deu as cartas, passou por cima do ingênuo Jacobina (6 x 1) e mandou o recado: ‘ o Travesso’ vai brigar pelo título e vai ser difícil de ser batido, sobretudo em casa. Fez três gols em cada etapa, alguns de bela feitura, com destaque para o meio-campista apoiador Clayton (dois gols). Arbitragem sem problemas.

 Virada do Carcará

- O Itabuna mandou seu jogo de abertura na vizinha Ilhéus, pois seu estádio municipal ainda está em reformas, sem condições. O Carcará de Alagoinhas, coletivamente melhor, mandava no jogo mas levou 1 x 0 aos 27’ minutos do primeiro tempo, um golaço de Silvano, driblando dois e finalizando, depois de uma bobeira defensiva dos atleticanos. Os itabunenses cresceram em campo mas, aos 46’, Giancarlo, o camisa 10 do Atlético limpou do ‘meio da rua’ e acertou um ‘pombo sem asa’ no ângulo, empatando ainda no primeiro tempo, golaço!

 - Ocupando melhor os espaços e evoluindo com troca de passes, o Atlético virou (2 x1) aos 16 minutos da segunda etapa, em joga de fundo, pela esquerda e finalização de Ruan Teles. Jogando mais, o Carcará virou, fora de casa; bom começo.  

**

   Um miolo novo

  - O Bahia City, de caixa gordo, vai mostrar um meio campo novo para a temporada. É a zona de inteligência do jogo.  Além do meia Éverton Ribeiro (ex-Flamengo, craque, 34 anos), do apoiador Jean Lucas (ex-Santos, 27), está  chegando Caio Alexandre, 24 anos, que estava no Fortaleza. Bons jogadores, necessário até por conta da ausência de Acevedo, machucado.  Eles se juntarão a Cauly, Thaciano, Rezende...  Em tese, um meio-campo qualificado; vamos ver se dá encaixe, com a bola rolando.

*

 - O Vitória ainda está no mercado, a despeito de ter contratado um time novo inteiro (12 atletas); a meta é também o meio de campo, a busca de um camisa 10 de qualidade. Pode pintar essa semana, nome de peso.

**

 Seleção

 - Enquanto Ramon Menezes prepara a garotada sub-20 para um Pré-Olímpico, na Venezuela, com a dupla de atacantes Endrick/Kennedy juntos... o novo treinador da equipe principal, Dorival Junior, já está ‘queimando a mufa’ para escolher os seus convocados para os jogos amistosos de março, contra Espanha e Inglaterra, na Europa.

Esperamos todos que a convocação e escalação da equipe, com ele, aconteça sob novos critérios, mais técnicos e menos mercadológicos. Chama quem está jogando bem, não importa onde, e num momento melhor, física, técnica e mentalmente. Chega de escolher e escalar jogador por valor de mercado, interesses publicitários e de agentes, cartolas, empresários, etc... como vem acontecendo faz tempo. Seleção não é balcão de negócios nem vitrine de loja.

  Não gostei do tom patriótico e aconchambrador do treinador na sua entrevista coletiva de apresentação. Parecia outro Dorival, empoderado em verde-amarelo. Esse negócio de ‘pátria de chuteiras’ foi uma invencionice literária do genial Nelson Rodrigues, nada mais que isso. Em campo é o craque que decide, na bola apenas.

**