Esporte

VITÓRIA VENCE ABC FORA DE CASA 0X3 E É LIDER DA B, p ZÉDEJESUSBARRÊTO


Vivendo uma temporada auspiciosa, mesmo na Série B, o Sport Recife conquistou o Campeonato Pernambucano 2023,
ZedeJesusBarrêto ,  Salvador | 23/04/2023 às 20:40
ABC 0X3 VITÓRIA
Foto: Rep Premiere
  Um triunfo indiscutível e com um placar folgado (3 x 0), longe de casa e contra uma equipe forte, o ABC, que não costuma ser derrotada em seus domínios. Claro, tudo ficou mais fácil depois de expulsão do centroavante Felipe Garcia, no finalzinho do primeiro tempo, mas o time comandado por Leo Condé teve paciência e competência para construir o placar sem passar sufocos e vencer bem.

 Um ótimo começo do Rubro-negro, de volta à Série B, disparando como forte candidato a classificação, no final, entre os quatro que subirão para a Série A em 2024. Por que não?  Com a segunda vitória, na segunda rodada, o Leão chega a seis pontos, com seis gols e lidera. Criciuma, Guarani e Botafogo de Ribeirão Preto também com seis pontos, porém menos gols de saldo.   

*

No Frasqueirão

- Boca de noite de domingo, outono, sem chuvas no RGN; público aos poucos chegando nas arquibancadas, torcida baiana marcando presença, aquele gramado mastigado, castigado, bola lenta, luz de boate.

 - O time da casa, bem modificado, todo de branco; o Leão Baiano com seu uniforme tradicional em vermelho e preto.  

*

Com bola rolando ...

- O ABC começou na frente, tentando impor ritmo em casa. Aos 8’, Felipe Garcia quase fez, resvalando de testa um cruzamento da esquerda, cobrindo o travessão, o goleiro Lucas Arcanjo tirando só de olho, bola na rede por fora. Aos 20’, uma defesaça de Lucas Arcanjo, salvando o gol, num balaço de fora da área. Só o time da casa atacava, então. A melhor saída de jogo do Vitória era pela esquerda, com o arisco Zé Hugo.

- Com o andar da carruagem, a partir dos 30’ o Vitória equilibrou, explorando também o lado direito ofensivo, com Osvaldo. Aos 36’, Gamalho teve uma boa chance, mas finalizou travado pela zaga, de frente, na linha da pequena área. Aos 39’, bom cruzamento de fundo do lateral Alemão, Felipe Garcia testou acossado pela marcação na pequena área, pra fora. Um final de primeiro tempo animado, lá e cá.

- Aos 47’, após uma falta violenta na zona de ataque, o artilheiro Felipe Garcia recebeu um segundo amarelo, vermelho, foi expulso. Melhor para os visitantes, jogariam todo o segundo tempo com um atleta a mais em campo.  O ABC começou melhor, mas o Vitória equilibrou a partir dos 30’. Indefinido, boas perspectivas para o Leão.

*

  Mudanças no intervalo: O treinador Marchiori, com um jogador a mesmo em campo, trocou Ceará por Rafael Luz, mais marcador.  O técnico Condé trocou na zaga Camutanga (por problemas físicos) por João Victor; e tirou Leo Gomes, um frente de zaga, pondo um meia mais ofensivo, o Gegê. O Leão iria pra cima, em busca do gol, de vencer a partida, com um a mais em campo. Deu certo.

 - No recomeço, um Vitória mais avançado, atuando quase inteiro no campo adversário, valorizando a posse de bola, trocando passes. Logo aos 5’, Gegê arrematou da meia lua, Simão catou. O ABC fechadinho, retrancado e sem pressa, apostando num contragolpe. Outro cenário.

 - Como nada acontecia, aos 18’, saiu Ze Hugo, entrou Rafinha; Condé buscava mais profundidade ofensiva. Um ritmo lento de jogo. Aos 22’, Osvaldo tentou de longe, cobrindo o travessão, com perigo. Aos 24’, primeira e única chegada com perigo do ABC, num erro da zaga baiana, mas Wélliton chutou travado por J. Victor. Aos 25’, Mateusinho em campo, saiu Thiago Lopes, a quarta mexida do treinador Condé, em busca do triunfo, de mais velocidade na frente. O time da casa sofria e suportava a pressão. Mas...

- Gol! 1 x 0 Vitória, aos 31 minutos. Depois de um erro infantil do lateral Azevedo, numa saída de jogoe um passe equivocado, Gegê agradeceu, livre na frente da grande área, acertou um belo chute de canhota, no canto, abrindo o placar.

 - Aos 34’, Gamalho, de cara, livre, acertou a trave. Aos 36’, após uma bola alçada de escanteio, uma cabeceada, pelota bateu no braço de Azevedo, de costas. O árbitro deu pênalti.  

- Gol! 2 x 0, Vitória. Gamalho bateu a penalidade com classe, forte, rasteiro, no cantinho.  

 O ABC sem pernas, entregue. E aos 46’, Mateusinho invadiu a área pela direita, foi travado pelas costas, caiu e o árbitro deu pênalti.  

 - Gol! 3 x 0 Vitória. Gamalho trocou de canto, bateu forte, ampliou. E fechou o caixão.

 Um triunfo importante, difícil, com três gols, que pode marcar uma arrancada na competição. Dá tranquilidade e confiança ao grupo comandado por Condé. Uma equipe pegando pressão.         

*

Destaques

 Zeca correu como nunca; Wagner Leonardo comandou o miolo de zaga; Rodrigo Andrade incansável no meio campo; Ze Hugo e Osvaldo insinuantes pelos lados; Gamalho pelos gols, a experiência. Elogios ao trabalho coletivo, mérito pro Leo Condé.

*

Escalações

- O ABC de Natal: Simão, Alemão (Gedeílson), Afonso Lopes, Richardson e Azevedo; Welington Reis, Daniel (Maikon Douglas), Ceará (Rapahel Luz) e Todinho (Wélliton); Fábio Lima e Felipe Garcia (expulso). Fernando Marchiori é o técnico.

 - O Vitória: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga (J Victor), Wagner Leonardo e Marcelo; Leo Gomes (Gegê), Rodrigo Andrade (Mateus Trindade), Thiago Lopes (Mateusinho); Ze Hugo (Rafinha), Gamalho e Osvaldo.  Treinador, Leo Condé.

- No apito, com VAR, Matheus Delgado Candançan.

*

 - Pela terceira rodada, o Leão baiano recebe o Londrina, no Barradão, na sexta, dia 28, às 19h. O time de Santa Catarina, jogando mal, perdeu para a Chapecoense (3 x 0), em Chapecó.  

*

 As equipes que começaram bem a Segundona, estão com 6 pontos ganhos, dois triunfos: Vitória, Criciúma /SC, Guarani de Campinas e Botafogo de Ribeirão Preto. O Ceará, um dos favoritos a subir, perdeu as duas primeiras, zero ponto.  É só o começo da corrida. Vamos ver quem tem ‘farinha no saco’.

**

Série A

Fonte Nova cheia na noite desta segunda-feira, o Bahia enfrenta o Botafogo/RJ pela segunda rodada. O Tricolor estreou perdendo para o Bragantino (2 x 1), de virada, em Bragança Paulista. Precisa se reabilitar, fazer valer seu mando de campo, é o que seu torcedor espera. O Botafogo vem fazendo boa temporada, crescente, venceu na estreia o São Paulo por 2 x 1, no Rio.

 Parada duríssima, a primeira em casa, para o Tricolor mostrar ao torcedor até onde vai nessa Primeirona 2023. Não tem refresco. Mas, como diz a sabedoria popular, “quem tem medo de cagar não come”.

**

  Salve o Leão da Ilha

  Vivendo uma temporada auspiciosa, mesmo na Série B, o Sport Recife conquistou o Campeonato Pernambucano 2023, invicto, vencendo nas finais o Retrô, com superioridade. É o 43º título estadual do Rubro-negro, treinado pelo nosso conhecido Ênderson Moreira, aquele que gosta de ver os jogos de cócoras.

  O Sport não é uma equipe que joga bonito, mas é competitiva, faz muitas faltas e gols. Tem uma defesa dura, que não brinca, um meio-campo combativo e dois jogadores fundamentais na frente: o veteraníssimo centroavante Vagner Love, que continua correndo e goleando, e o meia atacante pela esquerda Luciano Juba que, dizem, teria já um pré-contrato assinado com o Bahia. Sabe bater na bola.

 Bom lembrar que o Sport está na final da Copa do Nordeste, disputando o título no pau com o Ceará. No primeiro confronto, em Fortaleza, 60 mil pessoas no estádio, o Ceará venceu por 2 x 1 – vencia por 2 x 0, acomodou-se e o Sport achou um gol no finalzinho, tento que reacendeu as esperanças do torcedor do Leão pernambucano, pois o jogo de volta, o da taça, será no dia 3 de maio, na Ilha do Retiro, de gramado ruim, onde o time da casa costuma mastigar os adversários, previsão de casa mais do que lotada, em vermelho e preto.

  O Sport tem três títulos do Nordestão e o Ceará tem dois. Bahia e Vitória venceram a competição quatro vezes. Os baianos, que fizeram feio na competição este ano, estão torcendo pelo Ceará, pois.