Esporte

VITÓRIA ESTREIA BEM NA SÉRIE B COM 3X0 NA PONTE, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

É só o começo. Mas começar vencendo e convencendo é muito bom. Dá confiança. O torcedor, de grito entalado até então, pode e deve sim comemorar.

ZedeJesusBarrêto , Salvador | 16/04/2023 às 21:09
Vitória 3x0 Ponte Preta
Foto: ECV

   Um começo alvissareiro para o Rubro-negro, que venceu em casa (3 x 0) e com superioridade a Ponte Preta de Campinas dando alegria e renovando as esperanças do torcedor. O time jogou bem, sobretudo no primeiro tempo, fez um placar indiscutível e sobrou fisicamente em campo. A Macaca, de certo modo, decepcionou, não foi páreo pro Leão. 

É só o começo. Mas começar vencendo e convencendo é muito bom. Dá confiança. O torcedor, de grito entalado até então, pode e deve sim comemorar.  

*

 Barradão

 - Boca de noite domingueira de céu limpo, outono, temperatura amena.

 - Expectativas da torcida rubro-negra, 40 dias de espera, treinamentos, caras novas, uma equipe diferente em campo, arquibancadas enfeitadas e com bom público, muita empolgação, foguetório, fumacê, balões e um gramado bom, bem tratado, corte rente.

 - A Ponte Preta credenciada com o título de campeã da Série A-2 do Paulistão, treinador mantido, uma equipe com jogadores jovens e bem entrosada.  

 - O Leão com seu traje novo, camisetas com listras verticais/vermelho e preto, calções pretos; a Macaca de branco, a camiseta com aquela faixa preta transversal na frente.

*

Com bola rolando ...

 - O Leão começou na vontade, pondo correria, querendo mostrar empenho em casa; a Macaca trocando mais passes, cadenciando. Equilíbrio, o torcedor empurrando. Limpo.

  - Zé Hugo teve a primeira chance real de gol, entrando de cara, pela esquerda, proporcionando ótima defesa do goleiro Caíque, que saiu bem, abafo rebateu. Na sequência, o rebote rendeu uma falta dentro da meia lua e ...

 - Gol! 1 x 0 Vitória, Zeca, de falta, rasteira, a bola desviando na barreira e passando por baixo do goleiro paulista, aos 19’.  

Aos 30’, Jeh entrou livre em velocidade, desde o meio campo e finalizou, mas o bandeira marcou e o VAR confirmou impedimento do atacante. O gol foi anulado.

- Gol! 2 x 0 Osvaldo, aos 43’, um golaço! Chute de longe, pelo alto, de curva, acertando o ângulo de Caíque, meio adiantado.

- Aos 44’, Lucas Arcanjo trabalhou bem, foi arrojado, no chão, numa bola cruzada da direita, dividindo com dois atacantes, evitando o gol da Ponte.

*

 Um ótimo resultado no primeiro tempo para dos donos da casa. O Leão a 120 por hora, brigando, e a Macaca a 60/hora, sem intensidade, perdendo as divididas e recompondo-se com lentidão. Justos 2 x 0.

*

  Helio dos Anjos fez duas mudanças no intervalo, a Macaca precisava entrar no ritmo, disputar mais o jogo e atacar. O Leão voltou na moita, fechadinho, já sem pressa, esperando o momento do bote, o contragolpe.  O jogo ficou mais travado e morno. O Rubro-negro já administrando o tempo e a vantagem no placar. Muitas faltas, cai-cai...

 Nada acontecia e Leo Condé lançou Welder (ex-jacuipense) e Thiago Lopes, uma tentativa de retomar as ações ofensivas. Aos 25’, Camutanga saiu com um corte na cabeça, entrou João Victor. Na Ponte, Mailson e Samuel em campo.

 - Aos 29’, a Ponte desperdiçou uma chance incrível, com o goleiro Lucas já vencido, Wagner Leonardo evitando o gol, quase na linha. O Vitória respondeu aos 31’, Rodrigo Andrade cara a cara com o goleiro Caíque, perdeu, chutou fraco. O jogo ficou feio. Aos 36’, outra defesaça de Lucas Arcanjo, num arremate forte, de frente, de JeanCarlos, evitando o gol da Ponte. Aos 39’, Elvis, Caio Gabriel, o toque por cima do goleiro, bola no travessão e rede, por fora.  Daí...  quem não faz, toma.  

- Gol!  3 x 0 Vitória, aos 40’. Contragolpe pela direita, Railan cruzou rasteiro, deixou Rodrigo Andrade de cara, livre. Caixão fechado.  

  O Leão terminou voando e a Macaca sem pernas pra acompanhar. Ótimo resultado na estreia do Rubro-negro, o time mostrou força. O torcedor reconheceu, fez a festa no final.


 Destaques

 Lucas Arcanjo, salvou umas três; o primeiro tempo de Zeca, a estreia de Wagner Leonardo, o golaço de Osvaldo, a aplicação de Rodrigo Andrade... Dos estreantes, Ze Hugo mostrou raça e velocidade na frente.  No mais, a vontade de toda a equipe, muita disposição.   

 

*

 

Escalações

- O Leão Rubro-negro escalado por Leo Condé: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga (João Victor), Wagner Leonardo e Marcelo; Marco Antonio, Rodrigo Andrade (Leo Gomes) e Giovane Augusto (Thiago Lopes) ; Zé Hugo, Leo Gamalho (Welder) e Osvaldo (Railan).

 - A Ponte Preta, ‘Macaca’ de Campinas: Caíque, Weverton (Mailson), Edson, Artur e Junior Tavares (JeanCarlos); Felipe Amaral (Caio Gabriel), Luis Felipe (Samuel), Elvis e Mateus Jesus; Pablo Diego e Jeh.

 - No apito, o enrolado e caseiríssimo carioca Wagner Nascimento Magalhães. Com VAR.

*

 Pela segunda rodada, o Vitória joga no domingo, dia 23, às 18 h, no Frasqueirão, contra o ABC de Natal, que estreou perdendo (1 x 0 ) para o Londrina, no estádio do Café.

**

 Cariocas começam bem Série A

Na abertura da Série A os times do Rio de Janeiro se deram bem, em alta.

 Fora de casa, o campeão carioca, Fluminense, detonou (3 x 0) o América Mineiro. O Vasco, de volta à Primeirona, venceu em BH o poderoso Atlético, Galo Mineiro (2 x 1). O Botafogo em casa derrotou o São Paulo (2 x 1) e o Flamengo, no Maracanã, sob os olhares do novo treinador Sampaoli, ganhou do Coritiba (3 x 0).

**