Esporte

COPA DO BRASIL: BAHIA VENCE O VOLTA REDONDA, 1X2, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Bahia vai se estruturando para a série A do campeonato brasileiro
ZedeJesusBarrêto ,  Salvador | 11/04/2023 às 19:17
Volta Redonda 1x2 Bahia
Foto: Rafael Machado ECB


  Mais um triunfo, um bom resultado dessa vez fora de casa (2 x 1) e a equipe do treinador Renato Paiva vai aos poucos se encorpando, criando casca, se acostumando a vencer. Isso é bom, foi um resultado justo, o time foi superior, brigou, soube ganhar, mesmo sem empolgar. Agora tem a vantagem para o jogo em casa, na Fonte Nova, contra o mesmo Volta Redonda, confronto que pode lhe garantir um passo adiante, uma classificação, a participação na quarta fase da Copa do Brasil.

  Um triunfo que também dá mais tranquilidade e confiança ao grupo – atletas e comissão técnica - para encarar a longa e tortuosa estrada da Série A do Brasileirão que já começa no fim de semana, e com uma parada dura, o Bragantino, em Bragança Paulista, domingo.  Valeu, pois.

**

Na Cidade do Aço/RJ

- Tarde outonal de uma terça-feira, tempo limpo, calor, dia de trabalho, arquibancadas com público minguado, estádio Raulindo de Oliveira, gramado com visual mastigado mas aparentemente linheiro, jogo valendo pela terceira fase da Copa do Brasil, primeiro confronto. Tem volta na Fonte Nova (dia 27) decidindo quem segue e quem cai fora da competição.   

- O Voltaço com o tradicional uniforme amarelo e preto, o Tricolor baiano de branco total.

*

 Com bola rolando

 - O time da casa começou apertando na saída de bola defensiva dos baianos, forçando um erro, tomando as iniciativas, com mais apetite, mais solto, pondo correria, tentando surpreender. Logo aos 5’, uma bola na rede, gol anulado do Voltaço, por impedimento. Aos poucos, o Tricolor foi equilibrando, na base do toque, trocando passes, mas sem profundidade, sem rapidez.

 - Aos 19’, Jacaré surpreendeu batendo falta esquinada direto para o gol, Vinícius espalmou por cima; foi a primeira chegada do Bahia. Muita disputa nas intermediárias e poucos lances de área, as defensivas prevalecendo. Os cariocas tentando em bolas esticadas ou alçadas na área, apenas. O tempo passando. Aos 32’, Biel fez ótima jogada individual pela esquerda e bateu firme, cruzado, por baixo; o goleiro Vinicius salvou.

- Gol! 1 x 0 Bahia, Biel, aos 37’. Contragolpe, Jacaré, Daniel, Everaldo... e o passe pra Biel, já dentro da área, o chute saiu forte, por baixo, no canto.

 Gol levado, os donos da casa foram inteiros pra cima, em busca do prejuízo. Aos 44’, em nova troca de passes, o Tricolor penetrou e Biel arriscou de frente, rasteiro, buscando o canto, Vinícius catou.  E o Bahia, mais assentado em campo, desceu para a merenda com a vantagem (1 x 0) no marcador. Nada definido.

 Jacaré lutador, Everaldo lúcido, Biel perigoso. Os destaques.

 *

 Recomeço, o gramado já todo sombreado, torcedores chegando mais, a tarde morrendo, as equipes sem mudanças. O Tricolor começou apertando, mas com erros individuais seguidos na lenta saída de bola defensiva. Daí, o Voltaço se aproveitou ...

- Gol! 1 x 1, Volta Redonda, aos13 min. Gabriel Bahia, de cabeça, escorando escanteio cobrado da direita, subindo mais que Chavez.

- Gol! 2 x 1 Bahia, aos 17’. Gabriel Xavier, de cabeça, subindo mais que a zaga carioca, testando cruzamento alto da esquerda, em falta cobrada por Biel.

 Lá e cá, dois gols parecidos. O treinador do time do aço fez quatro substituições, pondo alma nova, fôlego em campo, querendo jogo, na pressão. Os baianos tocando, na manha. Aos 27’, entraram Mugni (no lugar do inócuo Daniel) e o estreante Ademir (saiu Acevedo). Jogo aberto, franco.

- Aos 29’, após uma cabeçada a queima-roupa, o goleiro Marcos Felipe fez milagre, a bola bateu no travessão e Mugni salvou de bico na pequena área. Pressão total, sufoco dos cariocas em busca do empate. O tricolor já nos contragolpes, suportando. Aos 42’, boa trama com Jacaré pela direita, Ademir finalizou, pra fora. Diego Rosa, Kayky e Arthur Sales em campo, saíram Yago (cansado), Everaldo e Biel; o treinador Renato Paiva a ganhar tempo e evitar sustos.  

  O árbitro acrescentou 8 minutos, não se sabe o porquê de tanto acréscimo; e deu pra marcar faltas em favor dos cariocas, haja bola alçada. Aos 50’, Jacaré deixou Arthur Sales de cara, pra definir, mas o avante desperdiçou.  Deu Bahia, fora de casa.

*

- Muito bom jogo de Kanu, a seriedade de Rezende, a aplicação de Acevedo... Biel, Everaldo e Jacaré. Os destaques.

*

Escalações

- O Volta Redonda, comandado por Rogério Corrêa: Vinícius, Wellington, Marcão, Gabriel e Ricardo; Bruno Barra, Dudu e Caio; Braguinho, Skilo e Luizinho.

- O Bahia do gajo Renato Paiva: Marcos Felipe, Gabriel Xavier, Kanu e Rezende; Jacaré, Acevedo, Yago, Daniel e Chavez; Biel e Everaldo (entraram Mugni, Diego Rosa, Kayky Arthur Sales e Ademir).

 Arbitragem paulistana, com o experiente Luiz Flávio Oliveira no apito/ VAR.

*

 - O Bahia volta a jogar domingo, em Bragança Paulista/SP, contra o RB Bragantino, estreando pelo Campeonato Brasileiro, o Brasileirão Série A. Talvez aí as estreias do meia Thaciano e do zagueiro Vitor Hugo, recém contratados.   

**

  - Pelo Brasileirão Série B o Vitória estreia também no domingo, no Barradão, contra a Ponte Preta de Campinas, com um time inteiro novo em campo. Comando de Leo Condé e muita expectativa nas arquibancadas. Essa semana mais dois novos atletas foram apresentados (14, ao todo): o meio-campista Matheusinho, mais um chegado do Sul, e o meia atacante Valder, ex-jacuipense.

**