Esporte

PÁSCOA REACENDE ESPERAÇA NO RECOMEÇO DA DUPLA BAVI, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

A hora do recomeço
ZédeJesusBarrêto ,  Salvador | 09/04/2023 às 14:10
Foto de Felipe Oliveira no último BAVI 1x1
Foto: Felipe Olivveira
       
  A páscoa reacende esperanças. O torcedor acredita. Semana de aprontos, hora de trocar o chip, de mudar o foco e torcer pra dar certo.  No próximo fim de semana começa o Brasileirão 2023, Série A e Série B, Bahia e Vitória na fita.

  O Tricolor, de volta à ‘elite’, primeira divisão, agora um clube SAF/City, espera fazer bonito, almeja uma classificação que seja para a Sul-americana, ou que se segure na primeirona e não fique naquele ‘cai-não-cai’ costumeiro e angustiante. A estreia é fora de casa, contra o RB Bragantino.

  O Vitória, de volta à Série B, a segundona, espera se redimir de um começo de temporada catastrófico: foi eliminado da Copa do Nordeste, da Copa do Brasil e até do Campeonato Baiano sem chegar na fase final da competição. Montou ou está montando uma equipe nova com os recursos disponíveis e resta torcer pra que tudo dê certo.

 A uns e outros, tricolores e rubro-negros, recomendamos cautela, chás calmantes, maracujina e ...  pé na bola.

**

  Tricolores

  O Bahia tem jogo no começo da semana, terça-feira, às 16h, valendo pela terceira fase da Copa do Brasil, contra o Volta Redonda/RJ, no estádio Raulindo de Oliveira, com arbitragem do manjado e rodado paulista Luis Flávio Oliveira. Tem volta, na Fonte Nova, pra definir quem segue na competição ou cai fora.

  O time, comandado pelo portuga Renato Paiva, contratou 18 atletas desde o começo de temporada. Caiu vergonhosamente na Copa do Nordeste mas venceu o Campeonato Baiano – 50º título estadual, vale comemorar – e continua vivo na Copa do Brasil. Em campo, uma equipe de altos e baixos, buscando um encaixe, um equilíbrio. Se vai ou não dar liga... só saberemos com a bola rolando e os resultados.

*

 Rubro-negros

 O Vitória há um mês se prepara, treina, busca novos jogadores. Já foram 13 novos contratados (de goleiro a ponta esquerda) e o torcedor desconhece a maioria deles, não sabe qual o time vai estrear contra a Ponte Preta de Campinas/SP, no Barradão, dia 16, domingo, às 18h. A torcida vai marcar presença, até pra conhecer as caras novas, o time novo. ‘Pelo arriar das malas’ ... veremos quem é do ramo.

 O treinador Leo Condé testou a nova equipe num amistoso, no Barradão, sábado, contra o ‘arranjadinho’ do Bahia de Feira, 2 x 2. Gols dos novatos Zé Hugo e Tiago Lopes. Vai ter de buscar entrosamento e identidade jogando, disputando a ‘pedreira’ que é a segundona, com o torcedor querendo dar força mas exigindo, cobrando. Até porque chegar de tanto sofrer!

*

 Cadê o craque?

 Uma coisa é certa, para a dupla Ba Vi:  - É preciso ter equipe, ter um bom elenco para aguentar o tranco das jornadas, com jogos seguidos, calendário apertado, viagens, aeroporto e hotéis, sem tempo e espaço para treinamentos, cansaço, lesões, suspensões, arbitragens malandras ...  

 Não é só o físico, a técnica; é preciso cuidar do emocional, da mente, ou a ‘vaquinha vai pro brejo’. O Brasileirão é uma competição com 38 rodas, só acaba em dezembro. Ufa!

 O torcedor pergunta, ‘cadê o craque?’, aquele que decide, que faz a diferença em campo? Um Douglas, um Osni, um Bobô, um Petkovic...  hum?

**

  Estaduais

  O Fortaleza sagrou-se Pentacampeão Cearense, detonando o rival Ceará em dois confrontos duros (2 x 1 e 2 x 2), estádio lotado, clássico regional. É o 46º título estadual do tricolor do Ceará, o Leão do Pici, melhor equipe do Nordeste, sem dúvida.

*

  Mas o Ceará decide o título de Campeão da Copa do Nordeste com o Sport Recife, em dois confrontos – o primeiro em Fortaleza, dia 19, e o segundo em Recife, dia 3 de maio.

 E nós só espiando, de bem longe.

*

 Pelo Gauchão, o Grêmio, treinado por Renato Portalupi, sagrou-se Hexacampeão estadual, no sábado, vencendo o Caxias.

 E temos ainda a decisão do Carioca, num Fla x Flu, e do Mineiro, com o confronto entre o Galo (Atlético) e o Coelho (América/MG) do treinador Mancini.

 Haja festejo!

 **

  O encanto do Futebol

 

A guria sem os dois dentinhos da frente ri de felicidade nas arquibancadas,

vendo jogo de bola ao lado de mamãe e papai, com a beca do time querido.

Mal sabe o que significa um gol, mas seus olhinhos acompanham cada lance

Focados na bola que vem e vai, serelepe, quicando de puro encantamento.

- O que de fato lhe faz brotar tão belo riso? As cores, o movimento, o barulho?

   Que cheiro, que carícia, que graça, qual a magia?

 

 Sei, o primeiro jogo de bola visto num estádio cheio jamais se apaga da memória.

Aquele verde intenso do gramado tem feição de céu. Paraíso da deusa bola.

Brinquedo do Criador.


*

No mais, uma Páscoa feliz, de luz e paz para todos!