Esporte

SEMANA DE DECISÕES NOS ESTADUAIS E COPA DO NE, p ZÉDEJESUSBARRÊTO

O Bahia sonha com seu 50º histórico título e estadual. O Jacupa, o ‘Leão do Sisal’, briga pelo primeiro troféu, é a segunda vez seguida que chega na final.
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 30/03/2023 às 09:59
Bahia treina com foco na decisão de domingo
Foto: Felipe Oliveira

  O Campeonato Baiano 2023 terá seu Campeão domingo próximo, na boca da noite, findo o confronto Bahia x Jacuipense, na Fonte Nova.  O primeiro jogo, em Riachão do Jacuípe, deu empate, 1 x 1.  Assim, quem vencer fica com o caneco/troféu, medalhes, faixas.

  O Bahia sonha com seu 50º histórico título e estadual. O Jacupa, o ‘Leão do Sisal’, briga pelo primeiro troféu, é a segunda vez seguida que chega na final.

  Se o Tricolor tem história, camisa, um elenco mais caro, o Jacuipense grená tem um time guerreiro, cascudinho, raçudo, bem treinado.

  O primeiro confronto, domingo passado, foi bem equilibrado, limpo, na bola, com oportunidades lá e cá. Sem favoritismos, pois.  O Tricolor conta com a força das arquibancadas, sua devotada torcida, casa cheia.

*

  Nordestão

  Com Bahia e Vitória, as duas equipes que mais conquistaram o título, de fora, vergonhosamente desclassificados, a Copa do Nordeste tem uma semana decisiva, quente, com os duelos pelas semifinais. Duas equipes cearenses, uma de Pernambuco e outra do Rio Grande do Norte.  Os confrontos acontecem na quarta e domingo, dia 2, definindo os finalistas. Assim delineados:

 - Ceará x Fortaleza e Sport x ABC de Natal.

   Os cearenses se matam, vai sobrar um. Clássico, rivalidade, guerra. Imprevisível, embora no papel o Fortaleza encante mais. O Sport do Recife fez até agora a melhor campanha da competição. Treinado pelo nosso conhecido Ênderson Moreira, o Leão da Ilha tem boa pegada, defende-se com denodo e chuta, faz gol. O ABC, time que tem maior quantidade de títulos estaduais no país, mostra bom conjunto e costuma brigar muito em campo, não se entrega; o título pra eles é um grande sonho.

 Que tenhamos bons jogos, sem sujeira, boas arbitragens, sem violências.

 

**

 

 

 Caras novas

 O Bahia está preste de anunciar a contratação do avante Ademir, vindo do Atlético Mineiro, e o retorno do meia Thaciano, que estava no Grêmio. Reforços para encarar a Série A, que começa nos meados de abril. Mis um zagueiro de área na mira.

 - o Tricolor já conhece seu adversário na terceira fase da Copa do Brasil, sorteado na tarde dessa quarta: é o Volta Redonda, o ‘voltaço’ do Rio de Janeiro.

*

 Primeira estrela dourada

  No dia 29 de março de 1960, quando Salvador comemorava seus 411 anos de fundação, o Bahia sagrou-se Primeiro Campeão Brasileiro de Futebol, conquistando a Primeira Taça Brasil, nosso primeiro campeonato nacional, que escolheria o time brasileiro que disputaria a Libertadores da América.

Esse título só o Bahia tem e terá. Por ser o primeiro.

O título foi conquistado no Maracanã, 3 x 1 em cima do todo-poderoso Santos. Um show de bola baiano. O time da Vila abriu o placar, com Coutinho; mas ainda no primeiro tempo o Bahia empatou num chutaço de Vicente, cobrando falta de longe. O segundo tempo foi um baile, com Mário, Marito, Léo, Alencar e Biriba arrebentando. Leo desempatou e Alencar fechou o placar. Uma festa baiana no Rio, com Mané Garrincha juntando-se aos Tricolores nas comemorações.

E um carnaval inesquecível em Salvador, dois dias depois, com a chegada dos Heróis.

 

*

 Nadinho, Beto, Henrique, Vicente e Nenzinho; Flávio e Mário Araújo; Marito, Alencar, Léo e Biriba. Esse foi o time titular na partida final.  

 

**

 Leão de juba nova

 O Vitória, em fase de recolhimento, prepara-se para a ‘guerra’ da Série B. Reformulação total do elenco, sob comando de Leo Condé. Tem goleiro novo, vindo do Vasco, chegou o meia pegador Diego Fumaça, que atuava no Athletic/Minas e virão mais laterais, zagueiros, meia, atacantes...  uns 8/9 atletas a mais.

 Só vamos saber se teremos um Leão vitorioso quando a bola rolar. Às vezes dá liga, encaixa e acontece uma equipe competitiva.  É no que o torcedor sofrido aposta. Leo Condé com a faca e o queijo.

**

 Sudamericanas

 As copas continentais, Libertadores e Sul-americana, começam daqui a uma semana, começo de abril (dias 4 e 5). A Conmebol já fez o sorteio dos grupos, definindo os confrontos.

 - Palmeiras, Flamengo, Athlético PR, Fluminense, Internacional, Corínthians e Atlético Mineiro estão da Libertadores, espécie de elite, a primeirona.

 - Na Sul-americana, tipo Série B continental, estão América MG, Botafogo RJ, Santos, RB Bragantino, Fortaleza, Goiás e São Paulo.  

**

 Horrores no Beira Rio

 As cenas de violência que vimos pela tevê, essa semana, no estádio Beira Rio, depois de eliminação do Internacional (nos pênaltis) pelo Caxias, semifinal do gauchão, foram  de arrepiar, condenáveis sob todos os aspectos. Agressão aos atletas do Caxias, provocações, invasão de campo, pancadaria, atos covardes e estúpidos. Até criança de braço exposta no bafafá por um imbecil ‘torcedor’ descontrolado...

Perguntamos: - Vai dar em quê?  Beira Rio fechado, perda de mando de campo do Colorado, julgamentos, alguém preso ou punido...   ou nada, fica tudo por isso mesmo? Até a repercussão na mídia esportiva foi amenizante, frouxa.  Impunidades à vista.

                            Se é cá no Nordeste...  o assunto seria tratado como ‘barbárie’, os nordestinos execrados, estádio fechado, multas, tribunais, os cambau de asa. No Sul, ah, o tratamento é outro.  Cadê Sr Ednaldo Rodrigues/ CBF? Até quando?