Esporte

DOS TIMES BAIANOS SÓ O BAHIA SEGUE NA COPA DO BRASIL APÓS GOLEADA

Na segunda fase da Copa do Brasil o Bahia enfrenta o Camboriu/SC.
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 02/03/2023 às 08:41
Jogadores do Bahia comemoram Bahia 4x1 Jacuipense
Foto: Felipe Oliveira ECB
   O Tricolor goleou o Jacuipense (4 x 1) em Pituaçu e passa para a fase seguinte da Copa do Brasil. É o único time baiano que segue na competição após a primeira rodada, porque o Vitória perdeu (2 x 0) em Nova Iguaçu, jogando mal; o Bahia de Feira empatou com o Red Bull Bragantino (1 x 1), em casa, na Arena Cajueiro, e o Atlético de Alagoinhas ficou no 0 x 0 com o Atlético de Goiás; os times visitantes nessa primeira fase jogam pelo empate para seguir adiante.

  O tricolor, em Pituaçu, com vazios nas arquibancadas, não chegou a empolgar, mas se impôs, teve bons lampejos, e jogou o suficiente para vencer sem passar sustos. O treinador português lançou um novo meio-campo (Acevedo, Rezende e Cauly), mais consistente e mais objetivo, teve mais posse de bola e agrediu na frente.  

 - Na segunda fase da Copa do Brasil o Bahia enfrenta o Camboriu/SC.

*

- E é semana de Ba x Vi. Domingo à tarde, na Fonte Nova, o clássico valendo pelo Nordestão. Os dois times no desespero, precisando vencer para brigar ainda por classificação em seus grupos. Um tropeço a mais, até logo.      

*

Em Pituaçu

- Jacuipense 1 x 4 Bahia

  O Bahia, de branco, começou apertando, pressioando o time de Riachão do Jacuípe, todo de grená. As duas equipes melhores colocadas na primeira fase de classificação do campeonato baiano. O jacupa encolhido, marcando forte, brigando pela bola e perigoso nos contragolpes. O Tricolor melhor, trabalhando mais a bola.

- Gol! 1 x 0 Bahia, aos 21 minutos. Valeu a força e cruzamento de fundo de Jacaré, da direita, rasteiro para o meio da área; Biel dominou bem, livrando-se da marcação e batendo forte, de frente, pelo alto, sem defesa.

  Com o placar desfavorável, o time do interior saiu mais da defesa, adiantou suas linhas, tentando equilibrar.

- Gol! 2 x 0, Rezende (ou Rafinha contra?), escorando escanteio de Cauly da direita, fechado.     Boa primeira etapa e resultado parcial positivo para o tricolor, os atletas aplaudidos na descida pra merenda/intervalo.  

 Nos vestiários, o treinador Jonilson mexeu na equipe, fez duas modificações, adiantou suas linhas e foi pra cima. Um recomeço animado, com intensidade, aberto.  

- Gol! 3 x 0 Bahia, Jacaré, aos 10 minutos. De cabeça, com oportunismo, esperteza, velocidade, antecipando-se a zaga, numa bola espirrada da esquerda.

- Gol! 4 x 0, Bahia!  Cauly, concluindo na área cruzamento de Biel em bom contragolpe, jogada coletiva. Golaço.

- Aos 43 minutos, Thiaguinho fez o chamado ‘gol de honra’, 4 x 1, acertando um chute forte, no ângulo, já dentro da grande área tricolor.

  Um ótimo resultado do Tricolor, que alivia a crise instalada depois da goleada sofrida contra o Sport, dá um refresco na mente da torcida e deixa a equipe mais confiante para o Ba Vi de domingo.

Destaques

 Ótima partida do meia Cauly - técnica, visão de campo, bons passes. Rezende e Gabriel Xavier voltaram bem. Jacaré e Biel na frente.

Escalações

- Jacuipense de Jonilson Veloso: Jean, Rafinha, Kanu, Wéverton e Radar; Fábio Bahia, Eudair e Vinícius(Thiaguinho); William, Jeam e Welder.  

- O Bahia escalado por Renato Paiva: Marcos Felipe, Cicinho (André), Marcos Victor, Gabriel Xavier (David Duarte) e Matheus Bahia (Chávez); Acevedo, Rezende (Yago, estreante) e Cauly; Jacaré, Goulart e Biel.

*

No Laranjão/RJ

Nova Iguaçu 2 x 0 Vitória.

Mais uma decepção. Numa partida às 15h30, por conta da falta de refletores no estádio, num mormaço de fim de verão carioca, o Rubro-negro baiano jogou o tempo inteiro sem apetite, apostando no empate que era suficiente para continuar na competição, mas se deu mal. Se a primeira etapa foi morna, os gols saíram na segundo tempo e o Vitória não perdeu de mais porque o goleiro Lucas Arcanjo fez umas duas defesas difíceis.

 - O primeiro gol do Nova Iguaçu, de camisas laranjas, saiu aos 23 minutos, de pênalti bem cobrado por Lei Túlio, após uma bola na mão de Railan dentro da área, no chão. Aos 37’, Márcio ampliou, com estilo, matando no peito e batendo na saída do goleiro, a defesa baiana plantada, espiando.

  Com mais essa eliminação, a direção do clube rubro-negro anunciou a demissão do diretor de futebol e mais uma reformulação total no plantel, mais que necessária,  para a disputa da Série B.

*

  Na Arena Cajueiro, em Feira de Santana

  - Bahia de Feira 1 x 1 RBBragantino/SP.  

    A despeito da atuação destacada do goleiro Allan, com uma meia dúzia de defesas espetaculares, o time feirense está fora da competição. Até abriu o placar, logo aos 4 minutos (Peterson) e suportou um bombardeio dos paulistas até os 16 minutos do segundo tempo, quando levou o gol de empate, de Bruninho. Artur, ex-Bahia, perdeu um pênalti no primeiro tempo, chutou pro alto, e tentou em seis chutes/finalizações mas parou em Allan. Com o empate, Bahia de Feira caiu fora da competição.

*

No Carneirão

Atlético Alagoinhas 0 x 0 Atlético Goiás. O bicampeão desclassificado logo na primeira rodada, com o empate.

*

The Best Fifa Awards

- A FIFA fez uma festança, em Paris, na segunda-feira, para entre de prêmios aos melhores da temporada 2022.

- Uma abertura digna, em homenagem a Pelé, com vídeos, fotos, a presença da esposa do Rei e do astro Jairzinho, parceiro de Pelé na Copa de 70, no México, a do TRI.  Seu Jorge ao violão, uma comovente canção.

- Messi, até por conta do título de Campeão do Mundo no Catar e por tudo o que joga, papou o troféu Bola de Ouro, o melhor do mundo, pela sétima vez. Justo. Ele estava sentado ao lado de Mbappé, certamente seu sucessor no troféu.

  Os brasileiros Neymar e Vini Jr ficaram em 9º e 11º lugar.

- Os argentinos ganharam ainda os troféus de melhor técnico – Lionel Scaloni, de melhor goleiro – Martinez, e de melhor torcida – pelo barulho que fizeram no Catar.

 - A Seleção do Mundo 2022/FIFA : Courtois, Hakimi, Van Dijk e J Cancelo; Casemiro (único brasileiro), Modric, De Bruyne; Messi, Mbappé, Benzemá e Haaland. 

 Vá entender uma escalação dessa!

 - A melhor jogadora foi a espanhola Alexia Puttelas, pelo segundo ano seguido e o gol Puskas foi para Oleski, uma bicicleta, de muletas / premiação ‘politicamente correta’.

**

 O lelê no tricolor city

  Repercutiu muito e machucou, deixou sequelas a goleada sofrida pelo Bahia (6 x 0 Sport Recife) na Ilha do Retiro. Jogadores ameaçados, alguns com tapas nas costelas, xingamentos e dedo na cara na chegada de volta no aeroporto. Os atletas sem blindagem, sem proteção, jogados às feras. Um absurdo. Qualé a sua Bahia/City?

- Uma péssima notícia. Muito exigido e cobrado, o zagueiro Raul Gustavo (emprestado pelo Corínthians) lesionou-se no joelho, com gravidade, num simples treinamento. O desgaste físico e emocional. Deve sofrer cirurgia e fica uns 4 a seis meses de fora. Prejuízo. O elenco carece de um zagueirão xerife, experiente, que venha comandar a defesa.

 - De bom, a chegada do meia Yago, 28 anos, um atleta competitivo e malandro, vai agregar muito. E um centroavante que veio da Europa, é brasileiro (André Sales?), está treinando mas não foi ainda anunciado.

**

  No Vitória, reformulações, mais uma, à vista. O elenco tem buracos, carece de qualidade e os cofres do clube estão vazios. Pelo quinto ano seguido o Leão está fora da disputa do título baiano. Nunca aconteceu isso desde a dita profissionalização do clube. De fora também da Copa do Brasil e com uma classificação bem difícil pela Copa do Nordeste.

 Não tem sido um bom começo de temporada para o futebol baiano.