Esporte

ABRAÇO AFOGADOS: VITÓRIA 2X3 NÁUTICO; VIRAMOS FREGUESES PERNAMBUCANOS

ZédeJesusBarrêto comenta que atuações do BAVI na Copa do NE é zero
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 24/02/2023 às 10:36
Vitória leva virada no Barradão 2x3
Foto: ECV
    O futebol baiano é uma decepção, uma vergonha nessa Copa do Nordeste 2023. O Vitória levou 3 x 2 do Náutico, de virada, um dia depois da goleada que o rival Bahia sofreu do Sport na Ilha do Retiro. Lamentável. Não ganhamos mais dos pernambucanos, nem lá nem cá. Nem dos cearenses, nem ... 

  Nossas equipes – Bahia, Vitória e Atlético Alagoinhas são as últimas colocadas na competição. O Bahia tem 4 pontos, apenas; o Vitória dois e o Atlético zero. Um horror. Somos a rabeira do Nordeste, eis a real. Situação complicadíssima, para todos. Infelizmente.

*

 O Leão até jogou melhor na primeira etapa, saiu na frente do placar, mas caiu, arriou no segundo tempo e levou três gols de bolas aéreas, a zaga e o goleiro pastando. O torcedor saiu no Barradão tiririca, cuspindo marimbondos. Não pode nem gozar a torcida rival, também de rabo baixo, entre as pernas. No lixo.

*

- O Náutico, com o triunfo, encostou no Ceará no topo da tabela, Grupo B, ambos com 10 pontos; O Timbu enfrenta na próxima rodada, na capital cearense, o Fortaleza, que encabeça o Grupo A, com 9 pontos. . O Vitória ficou com seus dois pontos, mais distante de uma ainda matematicamente possível classificação.

*

  Os quatro primeiros de cada grupos, os oitos em posição de classificação, agora:

  Grupo A – Sport, Fortaleza e CRB com 9 pontos, o Ferroviário/CE com 7.  O Vitória tem 2, é o sexto, o Atlético Alagoinhas não tem nada, lanterna.

  Grupo B – Náutico e Ceará com 10 pontos, ABC de Natal com 8, Sergipe com 7. O Bahia é o lanterna, com 4 pontos, e um saldo negativo de 10 gols. É mole?

**

No Barradão

- Quinta-feira pós carnaval, noite com cara de ressaca, tempo instável,  pouca gente nas arquibancadas (cerca de 4 mil presentes). 5ª rodada.

 - O Vitória com sua beca rubro-negra tradicional; o Náutico, Timbú, de branco. O Rubro-negro precisando vencer para pensar ainda numa classificação (dos 12 pontos disputados até então, só dois ganhos). O Náutico, que é do grupo do Bahia, com 7 pontos.   

Com bola rolando

Mal começou... Jogada treinada, na surpresa

- Gol! 1 x 0 Vitória, Osvaldo, aos 2 minutos. Ótimo lançamento de Tiago lopes, longo, em profundidade, o avante surgiu de cara, nas costas da zaga, desviou do goleiro.  

O Timbu pernambucano não se intimidou, respondeu. Aos 9 min, Lucas Arcanjo evitou o empate, em bela defesa, espalmando chute frontal. Aos 10’ Leo Gamalho parou no goleiro Vagner. Animado, equilibrado.

- Gol! Náutico 1 x 1, Jean Mangabeira, aos 12’, de cabeça, escorando um escanteio, a zaga baiana espiando. Empate.  

Jogo aberto, o Leão com mais posse de bola e volume de jogo, o Náutico nos contragolpes.  

- Gol! 2 x 1 Vitória, aos 18 minutos. Tiago Lopes concluiu na pequena área uma boa trama coletiva pela direita, a defesa timbu envolvida...

 E, de repente, caiu uma chuva fina e fria, renitente. O Leão continuava melhor, mais ofensivo. Aos 40’, após falta alçada na área baiana, quase saiu o empate: Camutanga salvou. O Leão meio acuado, só se defendendo no final do primeiro tempo, sem pressa. Aos 45’, Victor Ferraz desperdiçou ótima chance, livre na pequena área, escorou pra fora. Uma boa primeira etapa, aberta.

 É sempre bom descer pra merenda, no intervalo, à frente do marcador. Nada definido.

 *

 Segundo tempo. Perdendo, o Timbu voltou incomodando mais, as linhas avançadas, em busca de um empate. O Leão encolhido, na moita, com duas substituições na escalação (Railan e Bicalho em campo). Já sem chuva, gramado nos trinques. O Timbu rondando.

- Gol! 2 x 2, Náutico, aos 15minutos. Falta na lateral, lado esquerdo do ataque pernambucano, bola cruzada por Souza, forte, resvalou na cabeça de Railan e matou o goleiro Lucas Arcanjo. Gol contra, o novo empate.

 Só então, com o empate, o Vitória voltou a jogar, saiu da toca, atrás. Mais equilíbrio. Murrinhou. O Náutico mais ativo, então o treinador Condé lançou João Lucas, Nem, e Rafinha, tirou Osvaldo e Lazaroni. Mal feito ...  

- Gol! 3 x 2 Náutico, aos 31’. Victor Ferraz, baixinho, testando, desviando do goleiro, mais uma bola alçada, de falta cobrada da intermediária. O jogo aéreo segue um terror na defesa baiana.

 Bateu agonia nas arquibancadas, desespero, e nervosismo em campo. O leão foi inteiro pra frente, ao tudo ou nada, mesmo que desordenadamente. Aos 41’, W. Nem arrematou de longe, forte, acertando a rede pernambucana, por fora. Aos 44’, uma blitz do Rubro-negro, três arremates de dentro da área, o goleiro Vagner trabalhando bem, salvando, e Camutanga desperdiçando a sobra na pequena área, chutando pro alto.

 Seis minutos de acréscimo, o torcedor indócil nas arquibancadas, aquela pressão final, os pernambucanos atrás, suportando, administrando. O Timbu foi melhor na segunda etapa. 

 E os pernambucanos confirmam em campo a freguesia baiana. Péssimo resultado.

 *

Escalações

- Vitória: Lucas Arcanjo, Zeca, Camutanga, Dankler e Lazaroni; Leo Gomes, Rodrigo Andrade, Diego Torres e Tiago Lopes; Osvaldo e Leo Gamalho (Bicalho, Railan, Rafinha, J Lucas, Wellington Nem). Treinador, Leo Condé

- Náutico, treinado por Dado Cavalcanti: Vagner, Victor Ferraz, Paulo Miranda, Denílson e Alan Cardoso; Gauto, Mangabeira, Souza, Villero e Kayon; Júlio (Diego, Nathan, Regis, Odivan...  

Arbitragem alagoana, com Rafael Salgueiro Lima no apito.

*

 Próximos jogos do Vitória

 Baianão – domingo, dia 26, às 16h, contra o Barcelona de Ilheus, no Barradão.

 Nordestão – Bahia, domingo, 5 de março, às 16h, Fonte Nova.  

**

  Um Bahia azoado  

  A goleada. Repercutiu negativamente, bateu fundo os 6 x 0 da Ilha do Retiro, contra o Sport. Uma lavagem, como se dizia antigamente.  Fruto presumível do total desconhecimento do treinador luso, Renato Paiva, das condições do gramado, do significado da rivalidade no clássico, do retrospecto recente do duelo na Ilha.  Escalações equivocadas, time sem pegada, sem saber jogar no gramado encharcado, arbitragem severa, marcação frouxa, erros infantis, desorganização coletiva e muita imaturidade. Um grupo de torcedores irados foi ao aeroporto ‘recepcionar’ os jogadores e comissão técnica, agora sob pressão.  

 - Um clube no limbo. Não é mais aquele Bahêa, virou SAF, ainda não é City ...

  *

  Os próximos jogos, em três competições diferentes:

- Contra o Itabuna - domingo, dia 26, às 16h, no Sul do Estado, o Tricolor já classificado e com o primeiro lugar garantido.  

- Jacuipense, no dia 1 de março, em Pituaçu, pela Copa do Brasil, jogo único decisivo

- E o Vitória, o clássico Ba x Vi, no domingo, dia 5 de março, às 16h, na Fonte Nova, na sequência do Nordestão.  

*

Baianão

- Rodada classificatória final. Todos os jogos no domingo, 26, às 16h:

- Vitória x Barcelona ; Jacuipense x Juazeirense; Itabuna x Bahia; Bahia Feira x Jacobinense; Atlético Alagoinhas x Doce Mel