Esporte

COPA DO NORDESTE: VITÓRIA ARRANCA EMPATA CONTRA ABC DE NATAL 1X1 MOMO

Treinador Condé ainda não ganhou uma partida
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 18/02/2023 às 19:22
Vitória 1x1 ABC
Foto: Pietro Carpi


  O Leão saiu atrás no placar, mas com muita garra nos minutos finais conseguiu arrancar o empate (1 x 1) com o ABC no Barradão. Menos mal, mas um outro resultado amargo dentro de casa, sobretudo porque a equipe ainda não venceu na competição, tem apenas dois pontos ganhos em 12 disputados, e o treinador Leo Condé também está ‘invicto’ – em três partidas à frente do time perdeu uma e empatou duas. Raça não faltou, mas os erros persistem: a defesa falha, o meio-campo pouco cria e o ataque se limita em levantar bolas para a cabeça de Gamalho. Muito pouco. O torcedor quer mais.

*

Classificação

 Grupo A – Fortaleza, 9 pontos; Sport/Recife, Ferroviário/CE e CRB/AL, 6 pontos. São os quatro primeiros colocados. O Vitória tem 2.

 Grupo B – Náutico, Sergipe, ABC e Ceará com 7 pontos. O Bahia tem 4.

**

No Barradão

- Tarde de sábado ensolarada, pleno carnaval baiano, torcida ressabiada, público  miado mas barulhento, relvado bem tratado mas com as linhas demarcatórias sem boa visibilidade (faltou cal, tinta?), e o Leão precisando rugir, na rabeira da tabela de classificação em seu grupo.

 - Os donos da casa com seu rubro-negro tradicional, o ABC/RN todo de branco.

*

- Com bola rolando ...  

   Até por conta do calor de verão, a partida começou cadenciada, troca de passes nas intermediárias, estudos. O Vitória chegou primeiro, numa boa arrancada de Zeca pela esquerda, arrumando um escanteio e, na sequência, um chute forte, de longe, do apoiador Rodrigo Andrade, assustando. Aos poucos, o Vitória ocupando mais o campo adversário, querendo mais, assediando. Com 25 min o árbitro parou para reidratação dos atletas (30 graus).

   - Aos 31’, Simão fez uma defesaça, no chão, numa cabeçada certeira de Gamalho, a curta distância, após cruzamento largo de Zeca, da esquerda. O grande lance da primeira etapa.

 O goleiro Lucas Arcanjo fez apenas uma boa defesa, já aos 43 minutos. O Leão da Barra foi superior no primeiro tempo, com mais apetite ofensivo e posse de bola, mas finalizou pouco. O ABC defendeu-se bem e só nos minutos finais ameaçou um pouco.

*

  Nos vestiários, troca-troca, duas em cada equipe, para a segunda etapa. Um recomeço com mais intensidade, um jogo mais veloz, aberto. Aos 9’, por muito pouco o ABC não abriu o placar, bola zanzando na pequena área baiana, vadia. Equilibrado.

  - Gol! 1 x 0 ABC, aos 13 minutos.  Richardson, o becão, mergulhou livre na pequena área, em cima de Dankler, numa bola cruzada, rasante, de falta cobrada por Alemão, da direita.

  Torcida no desespero, Condé lançou o baixinho e esperto, rodado Wellington Nem, estreante, recém chegado, aos 15minutos. Ao ataque, pois, tudo ou nada, alçando bolas em busca do cabeceador Leo Gamalho. No rubro-negro, nervosismo, afobação, passes errados. No ABC, mais nenhuma pressa, o time mais postado, valendo-se de contragolpes e dos erros do adversário.

 O relógio andando (30 minutos), o Vitória inteiro na frente, tentando, buscando, esbarrando na barreira potiguar. Aquela pressão.

- Gol! 1 x 1, o baixinho Osvaldo, de cabeça, mergulhando na pequena área, bola alçada da direita por Eduardo. Mais uma. A zaga do ABC subiu e não achou a bola. Aos 35 minutos, dava tempo pra virar.

 A torcida, que estava calada, indignada, acordou, reacendeu, voltou a barulhar. Aos 38’, o mesmo Osvaldo rompeu pela esquerda, quase virou, a zaga safou. O gol pôs fogo na partida, sufoco total do Rubro-negro no final.

  O árbitro acrescentou 7 minutos. Aos 48 minutos, expulsou Felipe Garcia, que fez falta e levou um segundo cartão amarelo. Wellington Nem, malandramente, cavava faltas a cada lance, provocando mais bolas alçadas na área potiguar. O ABC suportava, a essa altura o empate era mais que um bom resultado pro time visitante. Aos 51’, numa cobrança de falta, quase o ABC marcou; Lucas Arcanjo salvou e o árbitro acabou o jogo, bem movimentado e com emoção até o apito final.

*   

 Escalações

 O Vitória de Leo Condé (em seu terceiro jogo): Lucas Arcanjo, Railan, Dankler, Camutanga e Zeca; Leo Gomes, Rodrigo Andrade, Diego Torres, Thiago Lopes ; Dibble e Gamalho.(João Vitor, Osvaldo, Wellington Nem- estreante, Eduardo, Lazaroni)

 O ABC dirigido por Fernando Marchiolli: Simão, Alemão, Richardson, Afonso e Marcio Azevedo; Wellington Reis, Gustavo e Rafael Luz; Fabio Lima, Maikon Douglas e Felipe Garcia (Daniel, Rafael Silva, Paulinho Mocellin, Jean Patrick, Valber).

 Arbitragem de Alagoas, com Denis Serafim no apito. Deu conta do recado.

*

 Outros resultados (4ª rodada):

 - Fluminense/PI 1 x 2 Campinense; Ferroviário/CE 0 x 0 Sergipe.

    Náutico x Sampaio Corrêa (mais tarde).

*

   O próximo jogo do Vitória é contra o Náutico, na quinta depois da folia, no Barradão.

**

  O Campeonato Brasileiro, Séries A e B, começa nos meados de abril (dias 4 e 15). O Bahia estreia fora de casa, contra o RB Bragantino. O Vitória, no Barradão, contra a Ponte Preta.