Esporte

COPA DO NORDESTE: BAHIA VENCE ATLÉTICO DE ALAGOINHAS NO CARNEIRÃO 1X2

ZédeJesusBarrêto diz que o Bahia venceu, porém não convenceu torcedores
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 18/02/2023 às 11:19
Jacaré comemora gol marcado
Foto: Felipe Oliveira ECB

  Com uma equipe modificada em campo e uma atuação nada convincente, o Bahia conseguiu de virada (2 x 1) o seu primeiro triunfo na Copa do Nordeste, quebrando um tabu de não vencer o Atlético no Carneirão, faz tempo. O Tricolor foi melhor na primeira etapa, mas levou um sufoco no segundo tempo. Valeu pelos três pontos. O time de Alagoinhas, bicampeão baiano, disputou até agora 12 pontos na competição, perdeu todas.  O Bahia tem agora 4 pontos, mas continua no sétimo lugar em seu grupo, liderado pelo Ceará, com 7 pontos ganhos.

*

No Carneirão, com bola rolando...

 O Bahia todo de branco, o Carcará de listras tricoloridas/vermelho, preto e branco. Público pequeno, pleno carnaval.  

O time da casa, bicampeão baiano, ainda sem vencer na competição, começou melhor, surpreendendo, em cima, e abriu o placar...

- Aos 15, 1 x 0 Atlético, Lucas d’Álisson, após arrancada de Mateus, varando o meio campo tricolor.    

 O Tricolor da capital reagiu, acordou. Aos 21 min’, Kayky fez boa jogada pelo meio campo e lançou Jacaré em profundidade. Em velocidade, Jacaré chegou antes, pelo meio, e desviou do goleiro Fábio, empatando – 1 x 1. O Bahia continuou ofensivo.  

 - A virada aconteceu aos 25’; Kayky, lançado por Vehron, entrou driblando e finalizou, o chute desviou na zaga e matou o goleiro. A virada, 2 x 1.

 Um primeiro tempo bem equilibrado. O Carcará, em casa, começou bicando, mas o tricolor visitante reagiu e virou no talento individual, mais objetivo. Tecnicamente fraco mas corrido.

*

  - Logo no começo, quase Vehron ampliou; Fábio salvou no chão. O Atlético reagiu, voltou a incomodar, na vontade, correria. Aos 7, Mateus Sabiá tentou de longe, uma bomba, balançou o travessão de Marcos Felipe. O Atlético mais vivo. O Bahia acendeu aos 12’, entrou tramando, Jacaré deixou Kayky de cara, Fabio Lima salvou mais uma.

 Com o tempo passando, o ritmo foi caindo, poucos lances de área. Alguns chutes de longe, bolas alçadas, os goleiros trabalhando, as defesas espanando. Aos 38’, Cicinho fez jogada bonita pela direita mas chutou por cima. O Carcará bem vivo, brigando, pressionando no final. Aos 45’, o zagueiro estreante Marcos Victor desabou, o time ficou com 10 em campo, o árbitro acrescentou 5 minutos ao tempo normal de jogo.

 - Aos 49’, por pouco o Carcará não empatou. Marcos Felipe salvou, bola resvalou na trave, um sufoco. Mesmo sem jogar bem, o Bahia venceu os primeiros três pontos pela Copa do Nordeste.  Fazia tempo que o Bahia não vencia o Carcará no Carneirão;

- Destaque para o goleiro Marcos Felipe, o primeiro tempo de Kayky. E só.

*

Escalações

- Atlético Alagoinhas, o Carcará: Fábio, Paulinho, Caíque, Gilmar e Lucas Luan; Emerson, Mateus Sabiá e Lucas d’Álisson; Gustavo, Jarles e Misael (Felipinho, Edvan, Robert ). Rodrigo Chagas, técnico estreante.

- Bahia escalado com novidades pelo portuga Renato Paiva: Marcos Felipe, Borel (Cicinho), Marcos Victor, Raul Gustavo e Mateus Bahia; Acevedo, Mugni e Vehron; Kayky, Goulart e Jacaré (Miquéias, Danielzinho, Everaldo, Ryan).

- Arbitragem de Marcelo Lima Henrique(CE)

*  

  Quarta rodada/Nordestão

  - CRB 1 x 1 Ceará, no Rei Pelé, em Maceió.

     O CRB vencia por 1 x 0 (gol de pênalti) quando o árbitro marcou outro pênalti claro, dessa vez contra o time alagoano. Na cobrança, o goleiro do CRB (Diogo Silva) defendeu mas houve invasão da grande área por parte de dois cearenses; o árbitro viu e anulou a cobrança, mandando o Ceará repetir a cobrança. Pra quê? Os jogadores alagoanos cercaram, empurraram, xingaram e agrediram o árbitro (pernambucano), revoltados. Dois expulsos e precisou a polícia entrar em campo para proteger o soprador de apito e o jogo ser recomeçado. O Ceará empatou na nova cobrança (Erick), 1 x 1 e o árbitro deu 11 minutos de acréscimos. Um sufoco, mas os alagoanos resistiram bravamente, garantindo o empate.

 

 - No outro jogo da noite, Fortaleza 2 x 0 CSA .

*

  - Sábado, 16h, Vitória x ABC, no Barradão, com arbitragem alagoana, Denis Ribeiro Serafim no apito.

  Tem mais, no sábado: Fluminense/PI x Campinense/PB; Ferroviário/Ce x Sergipe;  Sampaio Corrêa x Náutico.

*

  A sequência de jogos do Bahia:

   - O Sport Recife, fora, pelo Nordestão, quarta-feira de cinzas, dia 22, às 21h30, 5ª rodada.

   - Pelo Baianão, também fora de casa, pega o Itabuna (domingo, 26), 9ª rodada.

*

  Todos os jogos da 9ª rodada do Baianão, fechando a fase classificatória, acontecerão no mesmo dia e horário – domingo, 26, às 16h:

   Vitória x Barcelona/Ilheus; Jacuipense x Juazeirense; Atlético Alagoinhas x Doce Mel; Bahia de Feira x Jacobinense, além do Itabuna x Bahia.

**

 Já pensaram?  

  Jogos no sábado, domingo de carnaval e quarta-feira de cinzas. A quantas andam as cabeças dos jogadores, a maioria de jovens, muitos chegados de fora e doidos para conhecer, experimentar a folia baiana ...  dar uma escapadela.  E as cobranças?

Vida de boleiro tem seus percalços.  Evoé, Momo!