Esporte

VITÓRIA EMPATA COM JACUIPENSE E FICA DEPENDENDO DOS OUTROS PARA O G-4

ZédeJesusBarrêto comenta que foi um péssimo resultado para o Leão
Tasso Franco , Salvador | 12/02/2023 às 19:10
Vitória 1x1 Jacuipense
Foto: Pietro Carpi ECV
  Vitória só empata com Jacuipense  e a classificação fica mais difícil.  Foi um péssimo resultado para o rubro-negro que há quatro anos não consegue sequer se classificar para a fase final do campeonato baiano, um histórico muito ruim para as tradições do clube. 

  O time, de treinador novo e dentro do seu Barradão, até que jogou melhor, trabalhou mais a bola, mas... errou nas finalizações, raras, e cedeu o empate no segundo tempo (1 x 1), um resultado que deixou o Leão com 11 pontos,  agora dependendo dos concorrentes diretos (Itabuna, o mesmo Jacuipense) para sonhar com uma difícil classificação na rodada final.

O torcedor, acabrunhado, esperava mais. O empate, para Jacuipense, teve sim gostinho de vitória.   

*

 Classificação

 O Bahia classificado e garantido no primeiro lugar com 21 pontos ganhos; Juazeirense com 16, praticamente classificado; Jacuipense (14); Itabuna com 12, ainda joga; Vitória (com 11 pontos, joga a última em casa contra Barcelona) ; Atlético (8 pontos); Barcelona de Ilheus (8 pontos, mas ainda joga); Bahia de Feira (7 pontos, também joga).

**

No Barradão

- Tarde domingueira limpa, verão, público meeiro nas arquibancadas, às portas do Carnaval, a despeito de o jogo ter cara de decisão para o rubro-negro, pois precisava vencer para continuar brigando por uma classificação para a fase seguinte e decisiva do Baianão. A torcida ‘imbatíveis’ barulhando, incentivando e cobrando bastante, levando fé.

- O Leão com seu tradicional e costumeiro uniforme em vermelho e preto; o Jacuipense – 13 pontos, entre os quatro de cima – com uma beca rosinha bebê.

*

Bola rolando ...

- O rubro-negro desde o início tomando as iniciativas, muitas bolas alçadas na área visitante em busca da cabeça de Leo Gamalho. O Jacupa cauteloso mas ciente da armadilha do contragolpe, perigoso. Tentativas, lá e cá, nenhuma grande defesa dos goleiros até os 27’, quando Zeca arriscou de fora, bateu forte e Jean espalmou.

 - Aos 38’, cruzamento largo de Railan, da direita, testada de Thiago Lopes, fechando pela esquerda, assustando o goleiro Jean. O Leão tinha mais a bola, assediava mas pouco finalizava, a Jacuipense segurando bem atrás. Até que ... Aos 42’, após boa trama pelo meio, Thiago Lopes ficou de cara mas Jean cresceu na sua frente e evitou o gol.

 - Gol! 1 x 0 Vitória, já nos acréscimos, Diego Torres. Bola alçada, Leo Gamalho fez a parede, escorou para o chute fatal, de canhota, do camisa 10, argentino.  

 O Leão desceu pra merenda com 1 x 0 no placar.

 *

 Segunda etapa

 - Mesmo com a vantagem, o rubro-negro voltou aceso, pegando forte desde o campo adversário, atacando, sem deixar o Jacuipense respirar, com as rédeas da partida. Treinador novo, uma postura diferente, mais competitiva. Só aos 18’, o Jacupa chegou, ameaçou pela primeira vez. Daí ...

 -  Gol! 1 x 1 Jacuipense, Welber, de cabeça, escorando livre na frente da pequena área um cruzamento largo da direita, de Rafinha. Aos 28 min. A defesa alta do rubro-negro plantada.  

 Com o empate, Condé mexeu: Alisson e Eduardo em campo. Jacuipense amimou-se. Aos 33’, chute de Jeam, Lucas Arcanjo espalmou no rodapé. O Leão sentiu o golpe, desarrumou-se em campo. A melhor saída da equipe era por Railan, na direita. A torcida pondo fogo. O treinador Condé, até pela necessidade, urgência mesmo de ganhar, lançou Trellez, ficou com dois centroavantes altos, foi pro tudo ou nada, batiam os 40 minutos. Tome-lhe bolas alçadas. Ficou tenso.

 A arbitragem acrescentou 7 minutos, o Leão no desespero, tudo ou nada, na base do abafa, nervosismo evidente e o Jacuipense segurando o empate a todo custo, gastando tempo.  Deu empate.   

 *    

Escalação

- Vitória: Lucas Arcanjo, Railan, Camutanga, Dankler e Zeca; Rodrigo Andrade (Bicalho), leo Gomes (Trellez), Gegê (Alisson) e Diego Torres (Eduardo); Thiago Lopes (Osvaldo) e Leo Gamalho. Treinador estreante, Léo Condé.

- Jacuipense: Jean, Rafinha, Kanu, Weverton e Radar; Fábio Bahia, Vinícius, Fábio Matos e Welber; Jeam e Thiaguinho (Joilson, Emerson, Eudair, Robinho, Guto)   . Treinador, Jonilson Veloso.

 - No apito, Emerson Ricardo Andrade.

*

 Jogos da penúltima rodada:

 - Doce Mel 0 x 1 Bahia, Juazeirense 2 x 0 Atlético Alagoinhas

   Bahia de Feira x Itabuna (ainda no domingo à noite, rolando)

  Na terça-feira: Barcelona Ilheus x Jacobinense.

*

 A derradeira rodada classificatória do Campeonato Baiano só depois do Carnaval.

**

 Nordestão

  Pela Copa do Nordeste tem Bahia x Fortaleza na terça-feira, 21h30 na Fonte Nova. Vésperas da folia.

  Na mesma terça, Santa Cruz x Atlético Alagoinhas, em Recife. E, na quarta-feira, às 19h30, no Batistão de Aracaju, Sergipe x Vitória.