Esporte

BAHIA DERROTA XARÁ DE VIRADA E CLASSIFICA; VITÓRIA NA FILA DO G-4

O Bahia já garantiu a classificação para disputar o quadrangular final
ZedeJesusBarrêto ,  Salvador | 09/02/2023 às 08:25
Bahia vence de virada 2x1
Foto: Felipe Oliveira


 A partida terminou quase meia noite, na Fonte Nova, num clima de guerra em campo, após a virada do Bahia sobre seu homônimo de Feira (2 x 1 ), com gol de pênalti já nos acréscimos (14 minutos a mais). A torcida, que vaiou na saída do time para os vestiários, no intervalo, foi pra casa vibrando com o placar e a reação da equipe no segundo tempo, lutando, brigando, encurralando o adversário, que resistia com valentia. Se não foi uma partida de boa técnica, sobrou em vibração. Louve-se o empenho e a aplicação do time feirense, que terminou  a primeira etapa vencendo de 1 x 0, mas não resistiu à pressão nos 58 minutos finais.  

 Com o resultado, o Bahia chegou a 18 pontos ganhos e é o único time classificado matematicamente para a fase final da competição.  

*

 No Estádio Antonio Carneiro, no começo da noite, o Vitória venceu (2 x 1) o Atlético de Alagoinhas e foi a 10 pontos ganhos, chegou à quinta colocação, encostou no grupo dos quatro primeiros que se classificam para a fase seguinte e final da competição. Clima de recuperação no rubro-negro. O Atlético até que jogou melhor durante boa parte da partida, mas a fase do bicampeão não é boa; está parado na tabela de classificação, com 8 pontos, permitiu que um concorrente direto o ultrapassasse e dorme mais distante do G-4.  

*

Na Fonte Nova

Tarde da noite, clima pré-carnavalesco na cidade, público bem abaixo do costumeiro nos jogos do tricolor (cerca de 14 mil presentes). O Bahia de traje tricolor, o Bafeira todos de branco.

 Com bola rolando, o time do interior todo fechadinho atrás, correndo muito, pegando duro, dificultando as manobras do tricolor da capital, que tinha a bola mas não chegava, não conseguia penetrar, daí ...

 - Aos 16 minutos, numa primeira subida em contragolpe do BaFeira, uma meia bicicleta, a bola bateu no poste de Marcos Felipe e na volta, Peterson, em completo impedimento, foi atacado por Raul Gustavo e o árbitro viu, marcou pênalti. Como não tem VAR e o bandeira nada viu...  

- Gol! 1 x 0 Bahia de Feira, o Tremendão, aos 18 minutos. O lateral esquerdo Tiago bateu a penalidade, forte, abriu o placar.

 Um Bahia estranho, que tinha a bola mas nenhuma inspiração, pressionava mas não conseguia concluir, lento no meio-campo. O torcedor ansioso, cobrando. O Tremendão se defendia com bravura, a todo custo. Na pressão, uma cabeçada de Everaldo, com perigo, aos 28’; um chute de Jacaré aos 33’, fora; uma cabeçada de David Duarte aos 35’, boa defesa do goleiro, e só.  

 O treinador Paiva retirou o apoiador Diego Rosa, perdido, e lançou Ricardo Goulart, mais à frente. Danielzinho (sumido, pra variar) passou a fazer o segundo homem de meio-campo, ao lado de Mugni, e melhorou. A equipe não se encontrava ofensivamente. O Bafeira gastava tempo, travando o ritmo, defendendo-se com competência. E, nos 47 minutos, um chutão no travessão de Marcos Felipe, quase o Bafeira ampliou.

Muitas vaias do torcedor, um primeiro tempo irreconhecível, apático e desarticulado do Bahia de Renato Paiva. Mas tinha o segundo tempo...  

*

 No retorno, o Bahia inteiro na frente, pressão total, o Bahia de Feira atrás, na retranca, ensebando. As ações todas no campo defensivo do Trmendão. O torcedor inflamando, já apoiando. Jacaré cabeceou por cima, Mugni dividiu rachando com o goleiro...

 - Gol! 1 x 1, Everaldo, aos 14 minutos. Boa trama pela esquerda, Biel cruzou baixo e Everaldo chegou batendo de primeira, forte, empatando, gol de centroavante.

 O Bahia continuou em cima, apertando, querendo a virada. O BaFeira segurava, parecia satisfeito com o empate, ou já sem pernas. Aos 22’, chutaço de Daniel, Allan espalmou; aos 25’, cruzamento de Raul Gustavo, Everaldo detonou, grande defesa de Allan. Aos 32’, num contragolpe, Paulinho disparou por cima, assustando o goleiro Marcos Felipe. O Bahia respondeu com chutaço de Chavez, por cima.

 Ataque x defesa, assédio total até o fim. Aos 42’, Allan salvou finalização de Biel, cara a cara. E, já aos 45’, numa bola disputada pelo alto dentro da área do time feirense entre Everaldo e Paulo Paraíba, o zagueirão subiu de braços pra cima e meteu a mão na bola; o árbitro marcou o pênalti, claro, que demorou mais de 6 minutos pra ser cobrado, por conta das canganhchas e confusões dos atletas do tremendão, inconformados. Muito tititi, empurra-empurra, cartões, 14 minutos de acréscimos ao tempo normal...

 - Gol! 2 x 1, Everaldo bateu com categoria, no canto, deslocando o goleiro. A virada, para delírio da torcida.  Bahia classificado.

*

 - Renato Paiva escalou: Marcos Felipe, Cicinho (Kayky), David Duarte, Raul Gustavo e Chavez (Matheus Bahia); Mugni (Acevedo), Diego Rosa (Ricardo Goulart) e Daniel (Vehron); Jacaré, Everaldo e Biel.

- A  valente equipe de João Carlos: Allan, Paulinho, Abuda, P Paraiba, Tiago Corrêa, Diones, Clecione, Peterson,  Alexandre, Caúique, Deon, Fabio, Emerson, Baiano... 

**

No Carneirão

Torcedor do Vitória marcando presença, o time precisando desesperadamente de um triunfo para ter chances de classificação. O rubro-negro, de uniforme branco, com treinador interino (Ricardo Amadeu) depois da demissão de J Burse. A diretoria já anunciou a contratação de Leo Condé, 46 anos, que fez nome treinando o Sampaio Corrêa.

 O Carcará de Alagoinhas, atual bi-campeão baiano, numa jornada ruim este ano, fora da zona de classificação, no Baianão, e com duas derrotas seguidas no Nordestão, inclusive sofrendo uma goleada, 4 x 0, em Sergipe. Trocou de treinador e entrou em campo também em agonia, precisando de reabilitação. Jogo duro pois.

Com bola rolando...

 A partida começou equilibrada, ofensiva.

 - Gol! 1 x 0 Vitória, aos 15 minutos. O lateral Railan cruzou da direita, Leo Gamalho disputou pelo alto, e do lado oposto o meia Diego Torres pegou na arriada, de primeira, um chutão de canhota, acertando o ângulo.

 O Atlético foi pra cima, em busca do empate, alçando bolas, levando perigo. Aos 18’, Gustavo arriscou por cobertura, da entrada da área, Lucas Arcanjo espalmou bem. O Leão baixou as linhas de marcação, trabalhando mais nos contragolpes; o Atlético mais em cima, tendo mais a bola, rondando, porém sem conseguir penetrar.

 - Segunda etapa, um recomeço no mesmo tom. O Carcará em cima, o Leão na moita. Aos 6 min Misael arriscou de longe, forte, a bola riscou a trave de Lucas Arcanjo. Mais morno, raros lances de área, o Atlético ronda mas não finaliza. Daí, num lance isolado...

- Gol! 2 x 0, Vitória, aos 26 min. Bola alçada por Diego Torres, de muito longe, em cobrança de falta, Léo Gamalho saltou mais que a zaga e testou pra baixo, no canto, ampliando.

 O Carcará arriou o bico, sentiu a patada. Como o Leão voltou a se encolher, na moita, o Atlético voltou a laçar bolas e tentar de longe, sem êxito.

- Gol! 2 x 1, Misael, aos 44 minutos. Bola alçad, larga, da direita para o lado oposto, cabeçada para o miolo e o baixinho Misael, sem marcação na pequena área, empurrou de cabeça, diminuindo.  Daria tempo de uma reação?

 Na manha, o cai-cai rubro-negro, cera para quebrar o ímpeto do adversário e gastar tempo. Aquela pressão final dos donos da casa... Nada, deu Leão.

 

Times escalados:

- Atlético: Fabio, Paulinho, Gilmar, Caíque e Luan; Van, Alison e Ramires; Gustavo, Jarbes e Misael (Emerson, Robert, Nickson, Danilo, Sabiá).

- Vitória: Lucas Arcanjo, Railan, Dankler, Camutanga e Zeca; Leo Gomes, Gegê, Diego Torres, Thiago Lopes; Dibble e Leo Gamalho. (Bicalho, Osvaldo, Marco Antonio, João Lucas e Álisson).  

 -Marielson no apito.

**

A rodada antepenúltima

- Jacobina 0 x 2 Juazeirense, na noite de terça, na Arena Cajueiro, em Feira. O Juá, com o triunfo, subiu na classificação, está entre os quatro primeiros.

- Em Camacã, também na terça, Itabuna 1 x 1 Doce Mel. O Doce Mel na rabada, ainda sem vencer, o Itabuna entre os quatro primeiros.

 Na quarta: Jacuipense 3 x 1 Barcelona.

 Faltam duas rodadas para o fim da fase classificatória. O fim de semana promete.

*

 Oitava rodada:

 No sábado, Juazeirense x Atlético; Doce Mel x Bahia

 Domingo: Vitória x Jacuipense; Bahia Feira x Itabuna; Barcelona x Jacobinense

**

Mundial de Clubes

Real Madrid x Al Hilal fazem a final.

- Depois do fiasco do Flamengo – que jogou mal, levou 3 x 2 do Al Hilal e deixou a cariocada de nervos abalados – o Real Madrid goleou o Al Ahly do Egito, em Rabbat, norte atlântico de Marrocos, por 4 x 1, jogando sério, com desfalques e sem forçar muito. O Campeão espanhol faz a final, sábado, contra o campeão saudita.

  Sem Courtois, Carbajal, Mendy, Militão, Asêncio e Benzema, titulares, o Real se impôs pela técnica individual, poder de finalização, mas os egípcios criaram dificuldades.

 O primeiro gol, de Vini Jr, só aconteceu aos 41 minutos, depois de uma furada do becão africano; o brasileiro entrou livre deu um totó por cima do goleiro que saiu adoidado. O uruguaio Valverde ampliou para 2 x 0 logo aos 2 min do segundo tempo, pegando firme, de frente, um rebote do goleiro. Os egípcios diminuíram aos 18, com Mealoul cobrando pênalti cometido por Kavazinga. Os africanos se entusiasmaram mas os espanhóis definiram no final, mesmo com Modric perdendo pênalti, aos 40. Rodrygo tabelou com Ceballos, calcanhar e tudo, e fez um golaço aos 46. O menino Arribas estabeleceu a goleada, 4 x 1, no lance final do jogo, o único chute que deu na bola. Real Madrid, papão de títulos nacionais e internacionais, em mais uma final de mundial, como favorito, diga-se.

*

Quanto ao fiasco do Flamengo... resta disputar um insosso terceiro lugar contra o campeão do Egito Al Ahly. Precisa achar a bola que esqueceram na Gávea.