Esporte

BAHIA PERDE GOLS E CEDE EMPATE AO FERRIM NA COPA DO NORDESTE 2X2

ZédeJesusBarrêto comenta que o Bahia poderia ter matado o jogo, porém perdeu muitos gols
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 05/02/2023 às 08:22
Bahia 2x2 Ferrim
Foto: Felipe Oliveira
  
  Foi uma partida intensa até o final, com viradas, muitos gols perdidos e um empate de 2 a 2 com gostinho de derrota para o Tricolor, que tinha o jogo na mão depois de uma virada aos 40 minutos, de mais duas chances seguidas clara perdidas de ampliar o placar e matar o jogo. Quem não faz... Aos 48’, numa trapalhada defensiva, os cearenses empataram. Coisas do futebol. O Bahia dominou o primeiro tempo, o Ferrim equilibrou na segunda etapa, mas foi o tricolor que criou mais chances de marcar, desperdiçou, e o goleiro Douglas fechou, com algumas defesas incríveis.

  O resultado não foi bom para o Bahia, que estreou perdendo para o Sampaio Corrêa e só conseguiu até agora um ponto; está em sexto lugar no grupo B que tem o Náutico na liderança com 4 pontos.  O torcedor que aplaudiu a atuação da equipe nalguns momentos e incentivou o tempo todo saiu frustrado com o resultado. Rolaram vaias no final, dos mais exigentes.

 *

Na fonte Nova

- Noite de sábado, verão aquariano, lua gorda, arquibancadas com bom púbico, a despeito das festanças pré carnavalescas; mas não estavam cheias (cerca de 25 mil presentes).

- O Bahia, precisando vencer porque estreou com derrota em São Luís, com uniforme tricolorido; o Ferroviário, Ferrim do Ceará, de beca branca; estreou vencendo o Ceará.

*

 Com bola rolando ...

O Bahia começou atacando, explorando os lados, a velocidade de Kayky, Ryan e Biel. Aos dois minutos, boa cabeçada de Goulart, de frente, uma defesaça de Douglas. Os cearenses explorando pontadas nas costas da zaga tricolor, adiantada. Ritmo intenso. Aos 16’, troca de passes, chute forte da intermediária de Everaldo, por cima, assustando o goleiro Douglas.

 O Bahia com mais posse de bola, trocando passes, o Ferrim mais plantado, marcando, na espera de uma brecha, um erro do inimigo, cauteloso porém ousado.

- Aos 24’, Kayky recebeu em profundidade, acertou a trave, na sobra Everaldo encheu o pé e o goleiro Douglas salvou. Aos 25’, saiu Kanu, sentindo fisgada na coxa, entrou  Duarte. Aos 35’, novamente Kayky recebeu na frente, ganhou na velô e bateu firme, acertando o travessão. A segunda dele na trave. Aos 46’, Ricardo Goulart disparou, enviesado, pra fora.

 Boa primeira etapa, o Bahia com mais volume, duas bolas na trave, o goleiro Douglas fez duas defesas difíceis, o Ferrim marcou bem, atrás, finalizou pouco. Faltou o gol.

*

 Os cearenses voltaram mais soltos, adiantados, tentando surpreender. O Bahia com mais dificuldades na transição defesa-ataque. Um jogo mais igual e mais aberto no recomeço.

- Gol! 1 x 0 Ferroviário, aos 9’. Pulga, finalizando um bom contragolpe em velocidade puxado por Eder, varando pelo meio, lançando ne direita, bola de fundo. Boa jogada coletiva. Surpreenderam. Méritos para Kobayashi.  

 O treinador Renato Paiva lançou Mugni e Daniel (saíram Kayky e Diego Rosa).

- Gol! 1 x 1, aos 14’. Mugni batendo falta, de canhota, a bola descaiu forte, tirando lasca na trave e entrando. Golaço.

 A resposta veio rápida, mas o Ferroviário continuou aceso, querendo jogo, em alta voltagem, forçando pelos lados. A torcida incentivando. Lá e cá. Os cearenses mordendo, matando algumas jogadas com faltas. Jogo mais brigado, mordido, catimbado, encardido e indefinido.

 Aos 20’, cruzamento de Mugni, da direita, cabeçada de Everaldo, por cima.  Aos 23’, Daniel cruzou e Goulart completou na pequena área, defesa incrível de Douglas, no reflexo, a queima-roupa. Aos 31’, nova defesa salvadora do goleiro Douglas, depois de um rebote e o chute de susto de Daniel. Os cearenses já encerando, sem pressa, querendo o empate.

 - Aos 38’, Biel cortou o zagueiro dentro da área e foi calçado, o árbitro entendeu que foi falta e marcou o pênalti.

- Gol! 2 x 1, Everaldo bateu firme, sem defesa, virando o placar, aos 40’. Primeiro gol do centroavante com a camisa tricolor e braçadeira de capitão.

 Aos 42’, Biel recebeu em profundidade, entrou livre, de cara, finalizou muito mal, fraco, nas mãos do goleiro. Era para matar o jogo. Aos 43’, Chavez cruzou de fundo, da esquerda, Ricardo Goulart escorou na pequena área e perdeu outro gol feito. O árbitro acrescentou seis minutos ao tempo normal.

Daí...  numa bola boba, a defesa do Bahia se enrolou, dois se atrapalharam e não resolveram, Pulga aproveitou a bobeira e bateu no canto, empatando, aos 48’.  2 x 2.

 Quem não faz, toma!

*

- O Bahia escalado por Renato Paiva: Marcos Felipe, Cicicnho (Borel), Kanu (Deivid Duarte), Raul Gustavo e Ryan(Chavez); Acevedo, Diego Rosa (Mugni), Kayky (Daniel), Goulart, Everaldo e Biel

- O Ferrim de Paulinho Kobayashi: Douglas, Weslei, Edgar, Eder e Mateus; Vinicius, Lincoln e Thalison; Deisinho, Ciel e Pulga.  

  O goleiro Douglas e o atacante Pulga, autor dos dois gols, destaques.

No apito, Leonílson Trigueiro do Rio Grande do Norte.

*

  Ainda pelo Nordestão, o Vitória joga no domingo (dia 5) à tarde, em Maceió, contra o CSA-Centro Esportivo Alagoano, no estádio Rei Pelé.

 O Atlético Alagoinhas, bicampeão baiano, encara o Sergipe.

*

Outros jogos:  Ceará 2 z 0 Sampaio Corrêa; ABC 2 x 0 Fortaleza. Náutico 2 x 2 CRB.

**

- Campeonato baiano, fechando a sexta rodada:

  No sábado à tarde o Doce Mel – ainda invicto, não ganhou uma só partida – perdeu para Juazeirense (2 x 1), no Waldomiro Borges, em Jequié. O time das carrancas, com o triunfo, chegou a 10 pontos ganhos e entrou no G-4, desbancando o Atlético Alagoinhas.

 Neste domingo à tarde o Bahia de Feira, penúltimo colocado, recebe o Jacuipense, que está no grupo dos quatro primeiros, na Arena Cajueiro.

**

 Mundial de Clubes, em Marrocos

- O Flamengo joga contra o Al Hilal, da Arábia Saudita, na próxima terça-feira, 16 h. O time árabe passou pelo Widad Casablanca, de Marrocos, nos pênaltis, após um empate (1 x 1) no tempo regulamentar e prorrogação.

   Na quarta-feira, o Real Madrid encara o Al Ahli, do Egito, que venceu o Seatle Sounders, da América do Norte, por 1 x 0.

 A final é no dia 11. A expectativa de um Real x Flamengo. Mas... 

**