Esporte

GOL DE KAYKY DECIDE O BAVI E TRICOLOR LIDERA O CAMPEONATO BAIANO

ZédeJesusBarrêto comenta que o Vitória correu muito, mas nada de gol
Tasso Franco , Salvador | 29/01/2023 às 18:56
Bahia (Kaiki) 1x0 Vitória
Foto: Twittter
    Bastou um gol do menino Kayky, 19 anos, estreante em BA VI, no primeiro tempo e o Bahia venceu o primeiro clássico da temporada (1 x 0), sem passar sufocos, e chegou a 12 pontos ganhos (dois à frente do Jacupa e Itabuna), assumindo a liderança isolada da competição.

 O jogo foi bem melhor na primeira etapa, com mais lances de área, o Tricolor chegando e criando mais, o Leão apostando num erro do adversário. Uma segunda etapa mais morna, o time vencedor administrando, controlando o ritmo e um Vitória correndo muito, brigando, mas sem ameaçar o bom triunfo tricolor. O trinador portuga ganhou o seu primeiro BaVi.

*

Na Fonte Nova

Tarde domingueira de verão, arquibancadas cheias (mais de 46 mil presentes), quinta rodada, clima de festa. O Bahia com sua beca tricolor (listras verticais) e o Vitória, que jogaria de rubro negro (listras horizontais) precisou trocar as camisetas – entrou todo de branco. É clássico!

*

Com bola rolando ...

 A partida começou tensa, estudada, cautelosa. O Bahia postava-se mais adiantado, o Vitória marcando forte, apostando no contragolpe em velocidade nas costa da zaga tricolor, que joga adiantada. Aos 11’, primeira tentativa de chute a gol; Kayky, nas mãos de Dalton.

- Gol! 1 x 0 Bahia, aos 17’. Ótimo passe longo, profundo, de Acevedo, Kayky entrou de cara, driblou o goleiro e abriu o placar.

 O Vitória reagiu, adiantou as linhas, começou a incomodar na frente. Aos 21’, pressionando a saída defensiva tricolor, goleiro e Acevedp vacilaram, Rafinha ficou de cara, livre, chutou fora, desperdiçou a chance do empate. Aos 29’, após cobrança de escanteio bem ensaiada pela esquerda, Rezende chegou de surpresa e desviou, acertando a trave de Dalton.

 Aos 36 e 37’ o Bahia criou duas boas chances de ampliar, na puxada de Biel pela esquerda. Na primeira, Kayky furou o arremate, livre, de cara; na segunda, a bola cruzou toda a pequena área rubro-negra, ninguém chegou. O Leão respondeu, aos 42’, Trellez de cara após outro erro grpsseiro do zagueiro Raul Gustavo; o goleiro Marcos Felipe saiu bem, abafou o chute, salvou, salvou o empate. Já nos acréscimos, Biel criou duas boas fustigadas pela esquerda.

 O Bahia teve mais volume de jogo na primeira etapa, mas o Vitória também desfrutou de chances para empatar. Bom jogo, limpo, corrido. Hora da merenda nos vestiários, intervalo. Nada definido.

*

 O uruguaio Nicolas Bible no Vitória, no lugar de Rafinha, no intervalo. Logo aos 50 segundos, Kayky tramou com Biel, chute pra fora. Aos 2, em boa trama, Kayky bateu cruzado, raspou. Aos 4’, tabela com Biel, Rezende dividiu com goleiro, Dalton corajoso salvou nos pés do meia tricolor.  

 Um Bahia sem pressa, administrando a vantagem, ocupando espaços e o Vitória buscando a velocidade, mais na raça que na técnica, sem conseguir penetrar ou finalizar. Raul Gustavo bateu falta, Dalton deu rebote; aos 20’, Acevêdo foi travado na frente da pequena área rubro-negra, por Camutanga, na hora do chute. Aos 26’, uma bomba de Chavez, por cima do arco rubro-negro. Aos 32’, Dalton salvou, dividindo com Jacaré fora da área. Aos 44’, Biel foi parado com falta na linha da grande área, Jacaré bateu mal a falta frontal. O Leão pouco ou nada ameaçou.

Bom jogo. Justo placar pelo que aconteceu em campo. Um Bahia mais organizado, mais bem postado, com o controle do jogo.

*

 Destaques

 A postura tática, a luta de Rezende, o primeiro tempo de Kayky os ciscados de Biel... do lado tricolor. Parabéns ao torcedor, 46 mil na Fonte.

 No Vitória, a luta, não faltou vontade. O símbolo maior disso, Rodrigo Andrade.

*

Escalações

- O Bahia escalado por Renato Paiva: Marcos Felipe, Cicinho (Borel), Kanu, Raul Gustavo e Chavez; Acevedo, Rezende (Diego Rosa) e Daniel (Mugni); Kayky (Jacaré), Ricardo Goulart (Everaldo) e Biel.

- O Vitória de João Burse: Dalton, Zeca, Dankler, Camutanga e João Lucas (Railan); Leo Gomes, Rodrigo Andrade e Gegê (Diego Torres); Osvaldo (Alisson) , Trellez (Wanderson) e Rafinha(Dible).

 Arbitragem de Emerson Ricardo de Almeida Andrade, sem complicar.

 

**

 Outros jogos da 5ª rodada

 - Jacuipense 1 x 1 Itabuna; Barcelona 0 x 0 Doce Mel, em andamento. Jacobinense e Atlético Alagoinhas jogam mais tarde,

   (na terça-feira) – Juazeirense x Bahia de Feira, fechando a rodada.

*

  A sexta rodada:

 - Atlético Alagoinhas x Itabuna; Barcelona de Ilheus x Bahia (quarta)

    Vitória x Jacobinense (quinta); Doce Mel x Juazeirense; Bahia de Feira x Jacuipense.

**

 Copa do Nordeste

 Bahia e Vitória jogam no próximo fim de semana pelo Nordestão, a Lampions League. Os baianos não começaram bem na competição.

- O Tricolor recebe o Ferroviário do Ceará, na Fonte Nova, sábado, dia 4, às 20h30.

- O Rubro-negro vai a Alagoas jogar contra o CSA, no domingo, dia 5, 16h. O jogo é no estádio Rei Pelé, em Maceió. 

**

  Caso Daniel Alves

  O atleta continua detido, as apurações continuam. Segundo dados novos de uma perícia técnica, nas folhas espanholas, os 15 minutos que Daniel ficou com a moça de 23 anos, no sanitário da casa noturna de Barcelona, foram intensos: rolou penetração, há sinais de alguma violência (machucados) no ato e houve beijos na boca também. O laudo foi do Hospital Clinic.   

  Daniel está sendo acusado de estupro e violência sexual. Aguardemos cenas do próximo capítulo. Há muito ainda o que esclarecer.

**

“Quem tem medo de perder... não ganha”  (do mestre Evaristo de Macêdo)