Esporte

PALMEIRAS VENCE FLAMENGO 4X3 E É CAMPEÃO DA SUPERCOPA; VEJA TB BAIANÃO

ZédeJesusBarrêto comenta o jogaço entre Palmeiras e Flamengo
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 28/01/2023 às 20:52
Verdão papa mais um titulo
Foto: REP
      Foi sem dúvida o melhor jogo desse começo de temporada, com sete gols, alguns golaços, uma grande rivalidade Rio-São Paulo, as duas melhores (e mais caras) equipes brasileiras encarando-se. Dois estilos. Um Verdão paulista mais coletivo, bem treinado, contra o Flamengo atual campeão da Libertadores da América que vai disputar o título mundial agora no começo de fevereiro, em Marrocos.

 Deu Palmeiras, 4 x 3, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, lotado. Com direito a medalhas e troféu, uma bela taça. Palmeiras Campeão da Super Copa do Brasil 2023!

*  

 - Antes de a bola rolar, uma homenagem ao Rei Pelé, os times entrando em campo com camisas 10, a presença de duas filhas do Rei e as três taças dos mundiais conquistados em 1958, 62 e o tri no México em 70. Tudo é pouco em homenagem ao Rei.

*

  Com a bola rolando, a arbitragem pusilânime do goianense Wilton Pereira Sampaio, que apitou na Copa do Catar, a partida começou com mais canganchas em campo do que técnica. Muita presepada.

- O Flamengo marcou primeiro, de pênalti, aos 26 minutos (1 x 0). Os cariocas, com a vantagem, já ensaiaram um rebolado, mas aos 37’ Rafael Veiga empatou (1 x 1), mais justo. Antes do apito do árbitro encerrando o primeiro tempo, Gabriel Menino pegou um chute de canhota, da intermediária, acertando o ângulo do goleiro Santos, um golaço (2 x 1 Palmeiras).

 - O Rubro-negro carioca voltou com tudo para o segundo tempo, forçando. E chegou ao empate logo aos 5 minutos; Gabigol recebendo um enfiada perfeita de Everton Ribeiro, no meio da zaga, desviando com cavadinha do goleiro (2 x 2). O Verdão não se acomodou e marcou de pênalti logo aos 11 minutos, Rafael Veiga (3 x 2). O Flamengo empatou 3 x 3 com um golaço de calcanhar de Pedro, desviando no canto um cruzamento da esquerda. Por volta dos 30’, numa ótima trama coletiva, Gabriel Menino desempatou (4 x 3) e deu o título ao Palmeiras, o time brasileiro, hoje, com a maior quantidade de títulos nacionais.

  Destaques para o trabalho do treinador Abel Ferreira, um vitorioso. Um coletivo forte. Gabriel Menino, Rafael Veiga, o garoto Endric... 

Parabéns Verdão, a paulistada em festa.

 **

  O Flamengo segue para Marrocos onde disputa o título mundial de clubes, um torneio de tiro curto, de 1 a 11 de fevereiro, com a participação do Real Madrid, atual campeão europeu, o time de Vini Jr, Militão e Rodrygo – mais Modric, Courtois, Benzema... Participam da competição o Al Ahly do Egito, o Al Hilal da Arábia Saudita, o Auckland City da Nova Zelândia, o Seatle Sanders dos EUA e o Wydad de Marrocos.  O Flamengo estreia dia 7.

**

 Campeonato Baiano    

 A quinta rodada do Baianão 2023 começou na tarde de sábado com o empate (1 x 1) entre o Jacuipense e o Itabuna, dois times na ponta de cima da tabela de classificação, agora com 10 pontos ganhos. O jogo foi na Arena Valfredão, o Estádio Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, num dia chuvoso por lá, arquibancadas com público miado.

  O Itabuna, mais bem agrupado em campo, bem treinado por Sérgio Araújo, até mereceu vencer, mesmo fora de casa. Até abriu o placar (1 x 0) aos 29 minutos da segunda etapa, Cesinha cobrando pênalti – a bola bateu na mão do avante Jeam, após cobrança de um escanteio.  O mesmo Jeam, artilheiro do campeonato, tornou-se o personagem do jogo – aos 41 minutos, ele foi derrubado na área, o árbitro deu pênalti e ele mesmo cobrou, empatando (1 x 1).  

O jogo ficou quente com bola na trave e gol perdido, lá e cá, antes do apito final. Os dois, Jacupa e Itabuna coladinhos no topo da tabela, bem encaminhados para a classificação entre os quatro primeiros.

*

 A rodada segue neste domingo com o clássico Ba x Vi na Fonte Nova com lotação esgotada, rivalidade em alta, muitos jogados nas duas equipes experimentando pela primeira vez o gostinho e as emoções de um Ba x Vi, talvez o clássico mais renhido do Nordeste.  Imprevisível. O Leão (com  4 pontos ganhos) luta para encostar no grupo de cima, dos quatro primeiros que se classificam para a disputa do título. O Bahia, se vencer, torna-se líder isolado com 12 pontos.

 Mais dois jogos acontecem no domingo: Barcelona de Ilhéus x Doce Mel, no Mario Pessoa, Sul da Bahia; e Jacobinense x Atlético de Alagoinhas.

 **