Esporte

BAHIA E VITÓRIA RENOVADOS EM 2023; PELÉ AGONIZA, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Veja o que comenta ZédeJesusBarrêto
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 28/12/2022 às 15:51
Marcos Felipe, no Bahia
Foto: ECB


  Acabada a Copa do Catar, findando o ano, caímos na real, antes da virada, já de olho no amanhã, o novo ano que se anuncia com novos governantes e muitas novidades também no mundo da bola. 

  O que se nos apresenta para 2023 no futebol baiano?

*
 
- O Bahia, agora é S/A (uma SAF). O clube vira o ano vinculando-se ou já vinculado, sob controle de bilionários árabes donos do Manchester City, um gigante europeu. O velho Bahêa está de volta à Série A, em fase de total transformação como clube, agora empresa, e como time de futebol.  Tempo de mudanças, transformações.

 E um calendário cheio na próxima temporada, chegando: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileirão ... Uns 70 jogos pela frente.

*

- O Vitória, com os bolsos mais murchos, mal saído de uma terrível Série C, tem como objetivo maior ficar entre os primeiros da Série B e ansiada volta à Primeira Divisão em 2024. Antes, porém, tem Campeonato Baiano, eliminatórias de Copa do Nordeste...   O clube está saldando dívidas, investindo em um elenco de Série B, mesclando alguns novos contratados mais rodados com a garotada remanescente, as crias das divisões de base. A direção, pés no chão, manteve uma base de elenco e apostou no bom trabalho do treinador João Burse, maior responsável pela recuperação e ascensão do Rubro-negro à segundona em 2022.

*

O Baianão

 O Campeonato Baiano começa no dia 11 de janeiro. Já se mostram os mesmos problemas de estádios sem condições, gramados e acomodações infames, times interioranos empobrecidos, prenúncio de mais um torneio de qualidade técnica sofrível e arquibancadas vazias na maioria dos jogos. A dupla Ba Vi, pela força de suas torcidas, sustenta a competição bancada pela FBF.

- O Bahia fará sua estreia no estádio de Pituaçu, no dia 11 de janeiro, contra a Juazeirense, e não na Arena Fonte Nova, como esperado, porque há programação de eventos no local. Não sabiam?  

- Outros clubes também farão as primeiras partidas fora dos seus mandos de campo, por falta de condições nos estádios. Sem laudos, sem aprovação. O Barcelona de Ilhéus e o Itabuna, por exemplo, jogarão no Lomanto Júnior (Conquista); O Jacobinense jogará na Arena Cajueiro (Feira), e o Doce Mel em Pituaçu. 

*

 - O detalhamento das rodadas depende da participação dos clubes baianos – Vitória e Jacuipense – que disputam a fase eliminatória de grupos da Copa do Nordeste, que acontece também em janeiro. Um atropelo.

*

A FBF divulgou oficialmente a programação das duas primeiras rodadas:

1ª rodada 

10/01 - Itabuna x Jacobinense (Lomanto Júnior, Vitória da Conquista, às 21h30) 

11/01 - Bahia x Juazeirense (Roberto Santos, Salvador, às 19h15) 

11/01 - Barcelona de Ilhéus x Atlético-BA (Lomanto Júnior, Vitória da Conquista, às 21h30) 

12/01 - Bahia de Feira x Vitória (Arena Cajueiro, Feira de Santana, às 19h15) 

12/01 - Doce Mel x Jacuipense (Roberto Santos, Salvador, às 21h30) 

 

2ª rodada 

14/01 - Juazeirense x Barcelona de Ilhéus (Adauto Moraes, Juazeiro, às 18h30) 

15/01 - Atlético-BA x Bahia de Feira (Antônio Carneiro, Alagoinhas, às 16h) 

5/01 - Vitória x Itabuna (Barradão, Salvador, às 16h) 

15/01 - Jacobinense x Doce Mel (Arena Cajueiro, Feira de Santana, às 18h30) 

15/01 - Jacuipense x Bahia (Eliel Martins, Riachão do Jacuípe, às 18h30)

 

**

 

Saídas e chegadas

- O agito maior tem sido pelas bandas do Tricolor, muitas mudanças no ambiente do CT Evaristo de Macêdo, em Dias d’Ávila. O Bahia já dispensou 15 atletas do grupo que disputou as competições de 2022. Eram jogadores emprestados ou em fim de contrato, outros que rescindiram e foram em busca de novos caminhos.

  O mais significativo até agora foi a chegada de um treinador europeu, um português chamado Renato Paiva, 52 anos, que se preparou no Benfica, depois atuou no Equador (foi campeão no Independiente Del Vale), passou pelo México e veio pra cá com o aval do pessoal do City, já intervindo de vera, no comando do futebol. Bem articulado, fala fácil, Paiva trouxe auxiliares, um preparador físico e um treinador de goleiros.  Que bom. Dizem que os profissionais têm sido rigorosos e exigentes com horários, treinamentos e comprometimentos.  Que tudo isso resulte em bom futebol em campo.

 Os gramados e ambientes do CT tricolor estão recheados de novas caras, uns dez atletas já em atividade. Há reforços já confirmados e outros já treinando, fazendo exames, sendo observados e amarrando contratos.   Marcos Felipe (goleiro), Marcos Vitor e Kanu (zagueiros), o meio-campista uruguaio Acevedo, os avantes Diego Rosa, Biel, Kayky, o meio-campista Christian – todos jovens, ‘promissores’- e um centroavante de 31 anos, Everaldo, que estava no Japão.  Prometem mais.  Da turma de remanescentes, Mugni renovou contrato, três goleiros, os laterais André e Matheus Bahia, Marco Antonio, Daniel, Jacaré ...  Enfim, esperemos as confirmações.  Teremos time novo, com certeza.  Se vai dar liga ou não ... saberemos quando a bola rolar.

*

  Na Toca do Leão

  O Vitória anunciou também algumas contratações, dando ênfase a dois atacantes veteranos e bem conhecidos: o rodado artilheiro Leo Gamalho e o avante de beirada Osvaldo, ambos bem pra lá dos 30. Para o meio campo está chegando um argentino, camisa 10, Diego Torres. Tem mais o zagueiro Camutanga, o meio-campista Gegê, já treinando, e a volta do becão Dankler, cria da casa, já rodado pelo mundo. O resto a meninada segura, Burse leva fé na base da equipe que acabou a temporada em alta. 

De notícia ruim, a lesão sofrida pelo bom meia Dionísio, rompeu ligamentos de joelho num treino, que vai passar por cirurgia e ficará uns seis meses de molho.

*

- A nação rubro-negra vestiu luto essa semana com a morte do ex-conselheiro e eterno torcedor símbolo do clube Álvaro Ribeiro dos Santos, 89 anos, o conhecido Alvinho ‘Barriga Mole’ – aquele que costumava ir para as arquibancadas com a imagem de Padre Cícero nas mãos e, por muitas vezes, em conquistas do rubro-negro, atravessou o gramado de joelhos, agradecendo aos céus. Uma lenda, um apaixonado, uma figura dessas raras, que se tornam símbolos. Viva Alvinho !

**

  A SAÚDE DO REI PELÉ

 

O cidadão Edson Arantes do Nascimento (nosso Eterno Rei Pelé), está internado num hospital de ponta de São Paulo desde o final de novembro e seu estado é grave. Tem um câncer de cólon (intestino), sofreu cirurgias, e um quadro de metástese. Passou o Natal cercado por familiares e jornalistas e fãs revezam-se em vigília nas portas do hospital.  Desde o dia 21 passado o hospital não emite uma nota sequer sobre o estado do Rei. 

  As últimas postagens de Pelé foram no final da Copa do Catar, que viu pela tevê:

-  "Hoje o futebol continuou a narrar a sua história, como sempre, de forma apaixonante. Leo Messi vencendo sua primeira Copa do Mundo, como era merecido por sua trajetória. Meu querido amigo Mbappé marcando quatro gols em uma final".

"Que presente foi assistir a este espetáculo ao futuro do nosso esporte. E não poderia deixar de parabenizar ao Marrocos, pela campanha incrível. É muito bom ver a África brilhar. Parabéns, Argentina! Certamente Diego está sorrindo agora".

 

Viva o Rei, Pelé é eterno, não morrerá jamais.

 

**

 

 CURTINHAS

 

 - Consolo. O gol de Richarlison foi escolhido como o mais bonito, o mais plástico da copa.

 - A Copa do Mundo de 2026 terá 48 seleções, acontecerá em três países da América do Norte (EUA, Canadá e México), e a bola vai rolar em 16 estádios.

 

**

No mais ...

 

                  O futebol não se resume a um jogo de bola onde 22 marmanjos correm atrás de uma bola. O esporte mais popular do planeta é também retrato, reflexo da sociedade, do mundo em que vivemos. É cultura. Brinquedo e arte.

 

**