Esporte

MATA-MATA DA COPA: HOLANDA X EUA, SÁBADO; INGLATERRA X SENEGAL,DOMINGO

Com três jogadores no Departamento Médico, Tite vai mexer mais uma vez no time
Tasso Franco , Salvador | 29/11/2022 às 18:36
Emoção da classificação dos EUA
Foto: REP
 

 Estão definidas as seleções classificadas pelos grupos A e B e os enfrentamentos primeiros no mata-mata das oitavas de final da Copa:

 - No sábado, 3 de dezembro, às 12 h, Holanda x Estados Unidos.

 - No domingo, 4 de dezembro, às 16h, Inglaterra x Senegal.  

*

 A Holanda venceu com tranquilidade o Catar (2 x 0) e terminou a fase classificatória em primeiro lugar do Grupo A. O Senegal venceu o Equador (2 x 1); os africanos ficaram com o segundo lugar e mandaram pra casa os valentes equatorianos.

  Pelo Grupo B, a Inglaterra sobrou, fez 3 x 0 em Gales, terminou na liderança, com 7 pontos; e os Norte-americanos venceram o Irã, 1 x 0 duríssimo,  terminando em segundo lugar, com 5 pontos, dois a mais do que os iranianos.

*

 França, Brasil e Portugal já estão garantidos pelos grupos D, G e H, só disputam os primeiros lugares e esperam definições de seus adversários no mata-mata das oitavas.      

**

 Inglêses goleando

 País de Gales x Inglaterra, duelo histórico de nações do reino unido britânico, os ingleses (quatro pontos ganhos) com uma equipe mais qualificada em termos individuais e coletivos. Os galeses (um ponto apenas) na retranca, apostando num contragolpe, um descuido adversário... O primeiro tempo provocou cochilos, clima de treino. Só aos 38’, Folden, brigando por espaço entre os titulares, arriscou de canhota, assustando. Um minuto depois, Rashford tentou uma meia bicicleta, bonita, pra fora.  Nenhuma grande defesa dos goleiros.  

- Logo na volta dos vestuários ...

 - Gol! 1 x 0 Inglaterra. Rashford, cobrando falta, aos 3, cobrindo a barreira, acertando o canto, o goleirão aceitou.  Porteira aberta. Logo que foi dada a saída...

- Gol! 2 x 0, Folden, aos cinco minutos, escorando na pequena área um preciso passe de Kane, da direita. Um recomeço animado.  

  Aos 29’, 3 x 0, Rashford, de novo, recebendo em profundidade pela direita, livrando-se da marcação e batendo baixo, firme, de canhota, ampliando. Os ingleses sobrando, outra atuação destacada do jovem apoiador Bellingham, 19 anos, e do veterano Kane, uma liderança, joga com inteligência. Nos acréscimos, Stones perdeu o quarto, de dentro da pequena área, pegou muito embaixo da bola, que subiu.  

Os ingleses, na briga pelo título, bom time, seguem adiante.

 

*

 Antes do apito do árbitro, início da partida, os jogadores ficaram de joelhos, juntos, num gesto contra o racismo, os preconceitos e  pelas liberdades de pensamento e manifestação.

**

EUA derrotaram o Irã

 Um placar apertado (1 x 0), no Al Thumama, jogo pegado até o fim e os americanos seguem vivos. Os dois países ( EUA x Irã) se batem com problemas geopolíticos desde o final dos anos 70, relações político-diplomáticas conturbadas, uma história de ameaças, intervenções, agressões  mesmo ... Mas no campo de jogo, um clima amistoso entre os atletas.

 Os EUA fizeram 1 x 0 com Pulisic, o astro, camisa 10, aos 40’.  Ainda no primeiro tempo, os americanos tiveram um gol anulado do atacante Weah, o filho do presidente da Libéria, um ex craque de bola, ídolo do Milan no final do século passado.  Muita correria e briga pela bola na segunda etapa.  Arquibancada palpitante, o árbitro acrescentou 9 minutos aos 90 normais... Os iranianos inteiros na pressão, bastava-lhes o empate. Aos 8 minutos dos acréscimos... os iranianos reclamaram de um pênalti, após um puxão na área... o árbitro nem foi ver o vídeo.

 Os EUA venceram o jogo, duro e brigado, e seguem na competição. Os iranianos restaram arriados no gramado, alguns chorando, e consolados. Lutaram muito.          

*

 Nas arquibancadas, um torcedor foi detido, retirado do estádio pelo uso da pulseira/braçadeira arco íris, manifesto pró Lgbt x...  gesto proibido pela FIFA e governo catariano. E houve protestos também contra a violência, a repressão às mulheres iranianas. O clima no país, Irã, é tenso, com manifestações de rua.  

**

 Holanda e Senegal se garantem

 Ao meio dia, pelo Grupo A, dois jogos definiram Holanda (em primeiro lugar) e Senegal (em segundo) como classificados para a fase das oitavas de final, o começo do mata-mata da Copa.

*

 Os holandeses passearam no gramado do Al Bayt e venceram por 2 x 0 o fraco Catar, em ritmo de treino. Gols do jovem meia Gakpo, no primeiro tempo (o terceiro dele na competição) e de De Jong, na segunda etapa.

*

 Na outra partida, disputada no estádio Khalifa International, Senegal bateu o Equador, 2 x 1, com emoções até o final, muito choro dos sul-americanos e comemorações dos africanos, os leões campeões do continente, treinados por Aliou Cissé (46 anos) e fazendo história, mesmo com o desfalque do grande ídolo Mané.

O Equador jogava pelo empate para seguir em frente, mas levaram um gol, de pênalti, minutos antes do intervalo – penalidade muito bem cobrada por Ismayla, 1 x 0.  O time sul-africano retornou buscando o empate de classificação, a todo custo. Até conseguiram, com Caicedo escorando, após bola alçada na área africana, de bola parada, aos 27’. Mas, dois minutos depois, o zagueirão Koulibaly (31 anos, 1m68, atleta do Chelsea) completou uma sobra de pé direito, na área, após cobrança de falta pelo alto. Os africanos suportaram bem a pressão até o apito final.  “O verdadeiro Leão nunca morre” , comemoravam nas arquibancadas.

**

 O bicho vai pegar

 A rodada final da fase classificatória segue nesta quarta-feira, dia 30, com jogos dos grupos C e D, às 12 e às 16h.

  - Primeiro, ao meio dia, Tunísia x França, com os franceses já classificados, no Estádio Education City; e Austrália x Dinamarca, no Al Janoub – a Austrália joga por um empate para se classificar.

 - Emoções fortes estão reservadas para as 16h, todas as equipes do Grupo C com chances de classificação. Os argentinos (3 pontos), comandados por Messi, precisam vencer a Polônia (4 pontos), no Estádio 974; no mesmo horário, Estádio Lusail, Arábia Saudita (3 pontos) encara o México (1 ponto). Tudo pode acontecer.  

**

 Tite fará mudanças

 O Brasil joga na sexta-feira, 16h, com Camarões, no Lusail. A seleção brasileira já esta classificada, mas joga para garantir o primeiro lugar do grupo, para tanto basta empatar. Tite, além de não contar com Neymar e Danilo, em tratamento nos tornozelos, perdeu também o lateral esquerdo Alex Sandro, com uma lesão muscular nos quadris. Deve atuar em seu lugar o lateral Alex Teles, reserva imediato na posição. Tite pode poupar alguns titulares, experimentar uma nova formação ...  a ver.  Camarões é uma equipe até certo ponto ingênua, coletivamente instável, mas tem atletas rápidos, alguns atuando em clubes europeus, e muita garra.

**

 Mulheres no apito

 O jogo Costa Rica x Alemanha, na quinta-feira, 16h, no Al Bayt, será apitado por uma mulher, a francesa Stephanie Frappart, e terá a brasileira Neuza Back como auxiliar de linha (bandeira) na equipe de arbitragem histórica – é a primeira vez que mulheres árbitras atuam em copas do mundo, e logo no islâmico Catar.

A Costa Rica tem três pontos e os alemães apenas um, precisam vencer para seguir adiante. Nesse grupo E tem ainda a Espanha (4 pontos) e o Japão (três), que se enfrentam.