Esporte

NO ÚLTIMO LANCE DO JOGO, LONDRINA EMPATA COM BAHIA 1X1; AZAR DA ZORRA

ZédeJesusBarrêto comenta que o Bahia só fez se defender no 2º tempo
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 16/08/2022 às 22:48
Londrina 1x1 Bahia
Foto: LEC
 Não foi um bom jogo, mas o Bahia vencia de 1 x 0 até os 50 minutos, tinha o jogo nas mãos, mas, no lance final, numa lambança grosseira do apoiador Patrick e do goleiro Danilo Fernandes, num escanteio o Londrina achou o empate (1 x 1), com gosto de vitória, e o Tricolor deixou dois pontos de graça no Paraná. Um empate com gosto amargo, de doer, pontos que podem fazer muita falta para uma classificação, no final.

*

 A rodada 25 apenas começando, o Bahia agora com 44 pontos (poderia ser 46, que lhe garantiria a vice-liderança), pode ser ultrapassado pelo Grêmio (com 43) e também pelo Vasco, com 42.  Como se pode avaliar, pelas circunstâncias do jogo em Londrina, foi um resultado ruim para o Bahia, que tem uma sequência dura na tabela de jogos – Vasco, Ponte Preta e Tombense.   

**

No Estádio do Café

- Londrina, interior paranaense, tempo instável, chuva e frio na noite invernosa de terça; arquibancadas com público bem reduzido. Bom relvado, mas pesado, escorregadio.   

- O time da casa (chamado de Tubarão pelo torcedor) em campo brigando para encostar no grupo dos quatro primeiro; na 5ª colocação, com 34 pontos ganhos. O Bahia defendendo a vice-liderança, com 43 pontos.

- Os paranaenses de azul claro e branco; os baianos com o padrão 2, tricolorido.

*

Com bola rolando...

 O Londrina começou arriscando chutes de longa distância, como quem não acreditava muito no goleiro Danilo Fernandes. O Bahia com dificuldades de reter a bola na ofensiva, passes errados e mal domínio de bola de seus avantes. Muita cautela, ritmo cadenciado, até pelo estado do gramado e a chuva que já caía com mais intensidade depois dos 10 minutos de bola quicando.

 - Gol! 1 x 0 Bahia, Davó, aos 18 minutos. Jacaré puxou um contragolpe pela direita, em alta velocidade e achou Davo´ entrando pelo meio; o passe saiu perfeito, Davó chutou em cima do goleiro mas conseguiu empurrar a sobra para as redes. Grande jogada de Jacaré. Oitavo gol de Davó, no dia do aniversário, 23 anos.

 O Tubarão foi pra cima. Aos 29’, Gegê bateu falta da entrada da área e a bola passou queimando o poste de Danilo Fernandes. Aos 35’, Caprini fez um gol de cabeça, mas o bandeira flagrou o atacante paranaense em impedimento e o VAR confirmou a irregularidade. O Bahia já afrouxando a marcação. Mas, nada mais de interessante aconteceu até o apito trilar o final da primeira etapa.  

  Partida tecnicamente fraca, valeu pelo placar 1 x 0, num lance esporádico de contragolpe. Nada mais o Bahia criou depois.       

*

 Só o Londrina trocou jogadores no intervalo, precisando mudar os rumos da partida. A mesma pegada. Os paranaenses mais avançados, mas sem penetração; alçam bolas na área baiana e tentam chutes de longe. Os visitantes apostando nos contragolpes, sem precisão ou encaixe. E chove. O gramado cada vez mais pesado, já enlameado. Aos 12’, primeiro chute do Londrina de dentro da área: Coutinho bateu para fora. O Tricolor com pouca gente na frente, acuado.

 Aos 22’, Goulart no lugar do opaco Daniel. Chegou aos 30’ e o Bahia praticamente não jogou do meio para frente, todo atrás, suportando apenas. Aos 33, Rodallega e Raí entram, saem Davó e Jacaré. Ênderson tentando incomodar um pouco, sair de trás, equilibrar as ações. Tempo passando. Luiz Henrique e Emerson Santos nos lugares de Matheus Bahia (?) e Mugni, já exausto. O Tricolor já respirava um pouco, gastando a bola, o árbitro deu mais 5 minutos.

  Os paranaenses já no desespero, aos chutões. Aos 48’, Raí ficou cara a cara com o goleiro Matheus, bateu forte, desperdiçou a chance de ampliar carimbando o arqueiro.

Daí... antes do apito final...

- Gol! 1 x 1, aos 50 minutos. Gabriel Santos subiu livre e cabeceou um escanteio da direita. O goleiro Danil Fernandes saiu muito mal, ficou na rua. E o escanteio foi dado, de graça, numa trapalhada de Patrick. Último lance da partida.

 Dois pontos perdidos de forma absurda. Não se pode levar um gol de baba desses no último lance do jogo.

 *

Destaques

Como passa mal a bola esse goleiro Danilo Fernandes, uma temeridade; e falhou feio no gol do Londrina. Marcinho melhor que o apagado Matheus Bahia (nem lateral acertou); bem postado o miolo de zaga (Ignácio e Gabriel, aprovado, guerreiro), a aplicação de Rezende, algumas trapalhadas de Patrick, inclusive no lance do gol do Londrina. A força de Mugni, a vontade de Jacaré, o gol de Davó (só fez isso).

Que mal pergunte, esse Danielzinho é mesmo um jogador profissional? Não dá para entender como esse moço pode ser o titular, camisa 10, do Bahia. Francamente.

*

Escalações

- O Londrina do técnico Adilson Batista: Matheus Nogueira, Jefferson (Mateus), Saimon, Vilar e João Paulo, Mandaca e Gegê (Gabriel Santos); Caprini, Douglas Coutinho e Leandrinho (Peu).

- O Bahia escalado por Ênderson Moreira: Danilo Fernandes, Marcinho, Ignácio, Gabriel Xavier e Matheus Bahia; Patrick, Mugni, Rezende e Daniel (Ricardo Goulart); Jacaré e Davó.

- Arbitragem de Goiás, com VAR; no apito, André Luis de Freitas Castro.

*

-  O próximo jogo do Bahia é contra o Vasco da Gama, num domingo, dia 28, às 16h, na Fonte Nova, pela 26ª rodada. Ingressos já à venda.

- Fechando a janela de contratações, a diretoria do Tricolor anunciou a chegada de mais dois atacantes, ambos emprestados. Um veterano, 34 anos, Ytalo, artilheiro do Bragantino; outro, Caio Vidal, 21 anos, promessa do Internacional de Porto Alegre. Ambos sem ritmo de jogo.

**

 Série C

- Com a torcida rubro-negra em estado de graça, o Vitória volta ao seu santuário, o Barradão, no próximo fim de semana, para enfrentar o Paissandu de Belém do Pará, pelo quadrangular decisivo da competição (a CBF ainda não confirmou dia e hora). São dois grupos de quatro equipes e apenas duas de cada grupo se classificam, sobem para a Série B, a segunda divisão. São confrontos de ida e volta. No grupo do Vitória estão o Paissandu, o ABC de Natal e o Figueirense (o adversário, na sequência).  

O Leão jogou contra os três na fase de classificação e não perdeu, todos as partidas aconteceram no Barradão.

- No outro grupo estão o Mirassol, o Volta Redonda, o Botafogo de Ribeirão Preto e Aparecidense. Sobem dois deles. Os dois primeiros de cada grupo disputam o título de Campeão da Série C, no final de setembro ou começo de outubro.

**