Esporte

RETÃO FINAL DO NORDESTÃO: BAHIA DENTRO E VITÓRIA FORA DA DISPUTA

Bahia ganhou do Botafogo da Paraíba e o Vitória perdeu para o Ceará
Tasso Franco , da redação em Salvador | 26/07/2020 às 09:39
Capixaba brilhou no Bahia
Foto:

  Bahia, Fortaleza, Ceará e Confiança estão classificados para os jogos semifinais da Copa do Nordeste. Dois Rubro-Negros, Leões, que já conquistaram o título estão fora da disputa. Um deles, o Vitória, que levou 1 x 0 do Ceará. O outro, o Sport do Recife, que encarou o forte Fortaleza mas terminou derrotado em cobranças de penalidades. 
  *
  Tricolor favorecido

  O Bahia venceu o Botafogo da Paraíba, no derradeiro jogo do dia (3 x 1), no estádio de Pituaçu, numa partida duramente disputada, com muitas entradas duras e lances polêmicos. Os paraibanos saíram esbravejando contra a arbitragem que anulou um gol de Kelvin aos 20 minutos do segundo tempo, quando o placar estava 2 x 1 para o Tricolor. O bandeira viu impedimento (bem duvidoso) do atacante do Belo (o Botafogo). Minutos depois Fernandão fez o terceiro gol do Bahia, em impedimento claro, que o bandeira não viu e o árbitro validou. Para completar, os tricolores reclamam também de uma penalidade em Élber, na cara do gol, também no segundo tempo e que o soprador de apito, pressionado, não deu. O clima ficou tenso no gramado até o apito final.  
 
  De um modo geral, teve também futebol, bons lances.  O Bahia começou arrasador e aos 12’, o meia Ronaldo pegou de chapa, rasteiro e colocado, um rebote, de fora da área e marcou um belo gol.  Com tento, o Botafogo saiu pro jogo, correndo muito, adiantando a marcação, atacando. Na segunda etapa, muita intensidade. Mas logo aos 2 minutos, em boa jogada de Capixaba, Rodriguinho escorou e ampliou. O Botafogo voltou a criar ânimo e acreditar depois do gol de Rodrigo Andrade, pegando um rebote de cabeça, após Fred cobrar com excelência uma falta da meia lua acertando o travessão. 

  Dai em diante ficou animado, uma correria, lá e cá. Então aconteceram os lances polêmicos, e a chiadeira no final, partida encerrada sob chuva em Pituaçu. 
**
  Confrontos da Semifinal 

  Assim, Bahia e Confiança de Sergipe (que derrotou o Santa Cruz, em Feira) fazem uma das semifinais, na quarta-feira, às 21h30, em estádio a ser definido. 
*

 Ceará x Fortaleza, o ‘clássico rei’ cearense, será o outro jogo da semifinal, na terça, mesmo horário. Uma mostra da evolução e da organização do esporte no Ceará, que tem hoje a hegemonia do futebol nordestino. 
 *
  Vovô eliminou Leão em Pituaçu

 O Ceará venceu o Vitória na tarde de sábado (1 x 0), no estádio de Pituaçu, mantendo a escrita dos recentes confrontos entre o Vovô e o Leão baiano. O gol, pra machucar mais o torcedor rubro-negro foi de Vini, o mesmo Vinícius -  aquele que atuou pelo Bahia e provocou aquela confusão da dancinha no Barradão, no clássico que ficou famoso como “a fuga das galinhas”. E ele, o abusado Vini, fez questão de repetir a tal dancinha, que se tornou um marca registrada,  após fazer o gol do triunfo e classificação do Vovô, batendo a penalidade com força, pelo alto. 
  A partida foi equilibrada. O Ceará, mais arrumado coletivamente, começou melhor, ganhando a parada no meio campo, mas o Rubro-Negro, jogando com muita vontade, explorando as jogadas em velocidade, equilibrou, até ameaçava mais, quando o tal Vini arriscou um chute, já dentro da grande área adversária, e a bola bateu claramente no braço aberto de Carleto. Isso já aos 44 do primeiro tempo.

  O Leão, precisando reverter, foi pra cima, na raça. Aos 15’, Jordy Caicedo foi lançado em profundidade no meio da zaga cearense, ganhou na corrida e quase em cima da linha da grande área foi derrubado pelo zagueirão Luis Otávio, que terminou expulso pela falta, que não deu em nada. Com um atleta a mais em campo, o treinador Pivetti fez substituições, lançou o time inteiro à frente, mas os cearenses, comandados por Guto Ferreira, suportaram bem a pressão, sem grandes sustos, até o final.     
*

  Fortaleza detona Sport nos pênaltis

  O Fortaleza de Rogério Ceni, atual campeão do Nordeste, teve dificuldades e não conseguiu vencer o Sport Recife (mal na temporada) no tempo normal de jogo: Um 0 x 0 duro, clássico nordestino equilibrado, rivalidade à flor da pele. Mas, na cobrança de tiros livres da marca do pênalti fez 4 x 1 e está na semifinal, vai encarar o rival Ceará. O bicho vai pegar.

  Na partida, o Fortaleza mostrou-se mais arrumado coletivamente, trocando passes e evoluindo com a bola no chão com mais facilidade.  Mas o Leão pernambucano encarou, na fibra, na camisa, marcando duro e chegou mesmo a criar as melhores chances de gol nos 90 minutos. Numa delas, no começo da segunda etapa, Hernane “o Bracador” viu do meio campo o goleiro Felipe Alves adiantado e arriscou o gol por cobertura; o goleiro salvou elasticamente em cima da linha. 
**   

    Deu Confiança no Joia da Princesa

    No primeiro tempo, o Confiança foi melhor em campo, chegou mais ao ataque, porém criou raras chances de gol. O Santa Cruz (PE) brigou, marcou ...  E voltou dos vestiários, no intervalo, bem melhor, equilibrando o meio campo e fustigando no ataque, correndo mais.  Pipico, o artilheiro, até acertou uma cabeçada na trave sergipana, aos 25’. O gol não saiu e pernambucanos e sergipanos foram para a cobrança dos tiros da marca penal.  4 x 2 para o Confiança, que fez uma ótima e surpreendente campanha até aqui, chegando pela primeira vez a uma semifinal de Nordestão. O Bahia que se cuide, pois. 
**
 Brasileirão !

  Os cinco primeiros jogos do Bahia, Série A:
  - Botafogo/RJ x Bahia, 9 de agosto, domingo, 11h, no Nilton Santos (Premiére TV)         
  - Bahia x Coritiba, 12/08, quarta, às 20h30, em Pituaçu (Premiére/TV).
  - Bahia x Red Bull/Bragantino, 16/08, domingo, às 16h, em Pituaçu
  - São Paulo x Bahia, 20/08, quinta, 20h, no Morumbi (Premiére/TV)
  - Ceará x Bahia, 23/08, domingo, 18h, em Fortaleza (Premiére/TV)
*
  Os cinco primeiros jogos do Vitória, Série B : 
  - Vitória x Sampaio Corrêa, 8 de agosto, sábado, 19h, no Barradão (Premiére /TV)
  - Figueirense x Vitória, dia 11/08, terça, 21h30, em Florianópolis (Sport TV e Premiére/TV)
  - Ponte Preta x Vitória, 14/08, sexta, 20h30, em Campinas (Premiére/TV)
  - Vitória x Náutico, 19/08, quarta, 21h30, no Barradão (Sport TV e Premiére)
  - CRB x Vitória, dia 22/08, sábado, 19h, em Maceió (Sport TV e Premiére/TV) 
**  
   Neste domingo tem rodada classificatória decisiva e emocionante do Baianão 2020. Todos os jogos programados para as 16 h.