quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020
Esporte

ABERTURA DO BAIANÃO COM RODADA CHEIA, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Torcemos por boas arbitragens e que os gramados estejam em condições decentes, que permitam confrontos com qualidade técnica suportável, a bola rolando.
ZédeJesusBarrêto , Salvador | 20/01/2020 às 17:31
E vai rolar a festa
Foto: Felipe Oliveira


    Prepare seu coração, emoções à vista  com a bola quicando, de novo, nos gramados baianos. Nesta quarta-feira à noite começa a temporada de futebol para os clubes baianos, numa rodada de abertura cheia.

   - Bahia e Vitória disputam o Baianão com equipes, apostando  em atletas com idade abaixo de 23 anos, caras novas mescladas com crias da casa, garotos das divisões de base. Agnaldo Liz comanda o Leão e Dado Cavalcanti está à frente do Esquadrão.

   - O Vitória vai a campo primeiro; recebe o Jacobina, treinado pelo manhoso e competente Arnaldo Lira, às 19h30, no Barradão. O Tricolor fecha a rodada de abertura às 21h30, no Adauto Moraes, contra o destemido Juazeirense, o time das carrancas do rio São Francisco.

  *

  - No mais, três jogos às 20h30: Bahia de Feira x  Doce Mel (estreante); Atlético de Alagoinhas contra o Fluminense de Feira, e Vitória da Conquista x Jacuipense. 

  - Torcemos por boas arbitragens e que os gramados estejam em condições decentes, que permitam confrontos com qualidade técnica suportável, a bola rolando.

  - Os times do interior esperam surpreender, disputar o título, até porque a dupla BaVi, geralmente os papões, compete este ano com equipes secundárias, elencos de aspirantes. Vão pra cima ‘de com força’, e com vontade.   

**

 Nordestão prioridade

  As equipes principais de Bahia e Vitória, treinadas por Geninho e Roger Machado, Já recheadas e reforçadas com atletas recém contratados, estreiam no fim de semana, sábado às 16h, pela Copa do Nordeste.

  - O Tricolor joga fora de casa, em Recife, contra a Cobra Coral,  o Santa Cruz. O Leão, no Barradão, contra o Fortaleza de Rogério Ceni, o atual Campeão do Nordeste. Os torcedores na expectativa sobre as equipes, a formação, escalação, novos contratados, desempenho ...     

 Em jogo, na competição, a ‘Lampions League’, está a hegemonia do futebol nordestino, hoje com os cearenses. Fortaleza e Ceará na ponta, saem na frente.

**

  O Pré-Olímpíco

  A seleção brasileira sub-23 estreou na noite de domingo, na cidade de Armênia/Colômbia, e quase entalou-se com um Peru pequeno. Venceu por 1 x 0 a seleção peruana com um gol de Paulinho no finalzinho do primeiro tempo, quando dominou as ações e abusou de um totó improdutivo pra lá e pra cá, mas levou um sufocou na segunda etapa. Faltaram pernas, fôlego ou sobrou soberba, a moçada de salto alto? Observamos muita pose, muita firula e pouca objetividade.

  - Gostamos, de vera, do apoiador Bruno Guimarães, disparado o melhor em campo; e do zagueiro magrelo Bambu, seguro e com boa saída de bola.  Os garotos (sub-23) do Brasil vão ter de jogar com muito mais afinco para vencer o Uruguai, próximo adversário, nesta quarta-feira à noite.

  - Os uruguaios venceram (1 x 0) os Paraguaios, na abertura do Grupo B (que tem Brasil, Paraguai, Peru, Bolívia e Uruguai).

  - Pelo Grupo A, a boa Argentina ganhou da Colômbia, dona da casa, por 2 x 1, de virada. E o Chile meteu 2 x 0 no Equador. Nesse grupo tem ainda a Venezuela.

- Dos 5 de cada grupo classificam-se os dois primeiros, que vão disputar num quadrangular final as duas vagas disponíveis para os Jogos Olímpicos do Japão, em Agosto.  O Brasil é o atual Campeão Olímpico, título conquistado em gramados brasileiros (2016) com Neymar ainda brilhando.     

**

  Finais da Copinha

  A Copa São Paulo de Junior entrou na reta final. Classificaram-se para as semifinais quatro equipes, duas do Rio Grande do Sul e duas de São Paulo.  Eis os confrontos já definidos:

 Corínthians x Internacional ; Grêmio x Oeste. A final acontece domingo, dia 26.

 De modo surpreendente, sobraram o São Paulo (atual campeão), o Vasco (vice), o bom time do Santos e o Palmeiras. Até porque futebol se ganha em campo, na bola, sem ‘xurumelas’.

**

E vamo que vamo, é só o começo. O ano de 2020 promete.