Esporte

MUNDIAL DE CLUBES LIVERPOOL VENCE NO SUFOCO E PEGA O FLA NA FINAL

Não foi fácil para os ingleses
ZédeJESUSBarrêto , da redação em Salvador | 18/12/2019 às 17:41
Firmino fez segundo gol do Liverpool
Foto:


 Encontro marcado, no sábado: Flamengo e Liverpool decidem o título mundial de clubes, em Doha, Arábia Saudita, como todos queriam e esperavam. O ‘revival’ de 1981, no Japão. Vai arrepiar.

*

  Não foi fácil para os ingleses, contra os mexicanos. Jogo duríssimo, até porque o Liverpool entrou em campo com uma equipe mesclada, poupando atletas cansados da temporada e com desfalque defensivos sérios.

  Os ingleses, com o talento de Sallah, abriram o placar mas o Monterrey logo chegou ao empate, com muito empenho. A partida ficou encardida, até que os mexicanos cansaram de tanto correr, tanto marcar.  E o gol decisivo (2 x 1 ) saiu no finalzinho, quando já se apostava na prorrogação, e saiu dos pés de  um brasileiro, Firmino, que tinha acabado de entrar.

Coisas do futebol.  

*

 Estádio Khalifa

  - Arbitragem chilena. O Liverpool, de Klopp (melhor treinador da Europa/FIFA), com grandes desfalques no miolo da zaga, meio campo e ataque. Só Sallah vale mais no mercado que toda a equipe mexicana, que é valente, bem treinada e tinhosa.  

    Doha, mundo Árabe.  Todo o elenco e direção técnica do Flamengo nas arquibancadas, de olho do lance.

*

Times escalados:

 - Liverpool, atual líder do campeonato inglês, de vermelho : Álisson, Milner (Alexander), Gomez, Henderson e Robertson; Chamberlain, Lallana e Keita; Sallah, Origi (Firmino) e Shakiri (Mané).  (todos os zagueiros titulares de fora, machucados, também os apoiadores Fabinho e Wijnaldi, e ainda as ausências de Mané e Firmino, começando no banco)

 - O Monterrey, de azul e branco, do treinador argentino Antonio Mohamed : Barovero, Medina, Sanchez, Montes (Layun), Vangioni e Gallardo; Pabón (Meza), Rodriguez, Ortiz e Pizarro (Gonzalez); Funes.  O jogo da vida de cada um deles.  

*

  Bola rolando

 - O jogo começou em alta velocidade, marcação cerrada, pesada dos mexicanos e ofensividade dos dois lados.

 - Gol !  1 x 0 ,  Liverpool,  aos 11 minutos.  Passe genial de Sallah, o ‘faraó’, nas costas da zaga, no chão, para a penetração do apoiador Keita; de cara, fuzilou.

 Mas os latinos não se amedrontaram, foram pra cima ...

  - Gol ! 1 x 1, aos 13 minutos. O Monterrey chegou ao empate numa blitz na área inglesa, bate-rebate, a defesa parcial de Alisson e a finalização, no rebote, do argentino Funes.

 - Aos 22’, o goleiro Barovero salvou nos pés de Milner, após outra jogada genial, de calcanhar, do egípcio Sallah.   Aos 26’, a resposta mexicana, uma bomba do colombiano Pabón para a rebatida elástica salvadora de Álisson. Lá e cá, ritmo forte.

 - Aos 36’, novamente intervenção providencial de Álisson; a zaga inglesa, toda improvisada, mostra-se vulnerável e os mexicanos exploram a velocidade ofensiva. Aos 42’ foi a vez de Borovero catar a bola nos pés de Keita, impedindo o desempate.   

  Uma primeira etapa de muita intensidade, busca de gols e equilíbrio. Bom de ver.

*

 - O mesmo corre-corre em campo, após o intervalo. Aos 4’, Pabón bateu falta da entrada da área e Álisson espalmou, noutra boa e difícil defesa.   

 - Os ingleses voltaram postados mais na frente, forçando. Os mexicanos fechados, mercando duro, defendendo-se com 10, mas quando recuperam a bola saem em grupo, em alta velocidade, perigosos.

  - Aos 12’, na pressão dos vermelhos, Keita disparou de cara, de dentro da área, mas Barovero rebateu. Aos 16’, Origi concluiu de cabeça, mas estava impedido.

  - Aos 20’, Kopp tirou Shakiri  e lançou  Mané. O Liverpool  tem mais posse de bola, mas o Monterrey vai pra cima, sem medo, buscando também o gol com volúpia. Aos 35’, Mané disparou de longe, deu Barovero.

  - Com os ponteiros girando, os campeões mexicanos pareciam satisfeitos com o empate, quem sabe já apostando numa prorrogação e/ou disputa em cobranças de tiro livre da marca penal...  jogadores exaustos, caindo muito, com cãibras. Mas bravos, heróicos.

 - Gol ! 2 x 1 Liverpool, aos 90’. Pressão, jogada de Sallah na direita, cruzamento rasteiro de Alexander, Firmino fechou na pequena área, antecipando-se à zaga, escorando, definindo.

  No desespero, o Monterrey lançou-se inteiro na frente, mas...   não dava mais tempo. 

  Deu Liverpool, com gol brasileiro no finalzinho.

**

  Champions

- Definidos os confrontos para as oitavas de final da Champions League / a Copa dos Campeões da Europa, o mais importante torneio de clubes do planeta. Jogos eliminatórios marcados para o período de 18 de fevereiro a 18 de março, ida e volta. Eis:

 - Borussia Dortmund (Alemanha) x PSG (França) ; Real Madrid x Manchester City;

    Atlanta (Itália) x Valência (Espanha) ; Atlético de Madri x Liverpool;

    Chelsea (Inglaterra) x Bayern Munique; Lyon (França) x Juventus de Turim;

    Tottenham x Leipzig (Alemanha) ;  Napoli x Barcelona.

*

 Seleção Olímpica

 Sem constar o nome do atacante Artur do Palmeiras (que defendeu com brilho o Bahia nesta temporada), o treinador André Jardine convocou 25 jovens atletas que disputarão com a camisa da Seleção Brasileira o Pré-Olímpico que será disputado na Colômbia entre 18 de janeiro e 9 de fevereiro. O Brasil enfrenta Peru, Uruguai, Bolívia e Paraguai. Só dois times desse  torneio seguem para as Olimpiadas de Tóquio/2020.

- Goleiros :

 

*

  Jeanzinho preso nos EUA

  A notícia triste do dia: O goleiro reserva do São Paulo (Jeanzinho, filho do goleiro Jean, ex-Bahia) foi preso nesta terça-feira num hotel de Miami (EUA) acusado de espancar a esposa. Ela foi acudida pelos seguranças do Hotel, onde o casal estava hospedado, de férias, e a polícia norte-americana o levou algemado.

 Com hematomas no rosto a esposa do atleta postou fotos e mensagem de socorro nas redes. Viralizou. O São Paulo deu nota e é bem provável que suspenda o contrato do jogador.

 Lamentável.