Esporte

SELEÇÃO EMPATA COM NIGÉRIA E TITE COMEÇA A BALANÇAR p ZÉDEJESUSBARRÊTO

Brasileiros tentaram a virada, mas, na base do jogo individual
ZedeJesusBarrêto , Salvador | 13/10/2019 às 12:09
Casemiro, o melhor em campo
Foto: CBF
  Mais um amistoso infame da seleção de Tite e mais um empate ruim de ver. Dessa vez, contra a Nigéria ( 1 x 1 ); quatro jogos seguidos sem conseguir vencer.

     Vimos em campo uma equipe sem garra, desarrumada, trocando passes laterais, com dificuldades de penetração, raras finalizações, um meio-campo que nada cria, e buracos no sistema defensivo.

   Regredimos ou Tite não consegue mais convocar bem, escolher os melhores e pôr uma equipe competitiva em campo, motivar seus atletas?   E cadê a renovação? Alguns atletas já deram o que tinham de dar na seleção e há jovens aparecendo, com fome de bola, querendo jogar...  Aqui mesmo, no  Brasileirão.  Ele não vê?  

**

  Vamos pro jogo

- Estádio Nacional de Singapura com muitos espaços vazios nas arquibancadas, um fiasco de público.   

  - Tite escalou: Éderson, Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Lodi; Casemiro, Arthur e Neymar; Cebolinha, Firmino e Gabriel Jesus.

  - Na escalação, no papel, uma equipe extremamente ofensiva. E com o apito do árbitro o time  em campo foi pra cima, ao ataque, marcando no campo adversário. Mas só por uns instantes. Foi a Nigéria que quase abriu o placar, aos 5 minutos, gol salvo por Éderson, espalmando no chão um chute frontal com endereço.     

 - Logo aos 7 minutos Neymar acusou um desconforto muscular, fisgada na coxa, e aos 12’ foi substituído por Phillipe Coutinho.  Pergunta: - O que Neymar foi fazer em Singapura? Se era apenas um chamariz de público, gorou.

 - Os nigerianos todos atrás, respeitando, os brasileiros forçando, acuando, mas sem conseguir finalizar.  Daí, aos 18’, ao tentar cortar um cruzamento largo da direita para a área canarinho, Marquinhos quase fez, contra. 

 - E, já que o adversário era só fumaça, totó, os africanos começaram a gostar do jogo,  na correria, mais à vontade. 

- Sò por volta dos 28’ o Brasil assustou em duas cabeçadas, uma de Gabriel Jesus e outra de Firmino; goleiro e zaga resolveram. Aos 29’, um arremate cruzado de Firmino nas mãos do  goleiro. Foi o melhor momento da seleção, antes da parada para hidratação – o termômetro a 32 graus em Singapura. Mas ...

 - Gol ! 1 x 0 , Nigéria.  Aribo, o camisa 10, entrou costurando pelo miolo de zaga brasileiro,  ficou de cara e bateu firme na saída desesperada de Éderson.  Aos 34 minutos.

  - Aos 43’, Coutinho bateu falta da entrada da área, com perigo, fora do alvo.

 - O que se viu na primeira etapa foi uma seleção de Tite sonolenta, enfastiada, desinteressada, perdendo as divididas e rebotes, atuando como num babinha colegial de fim de semana.  Os africanos com apetite.  Resultado ? Nigéria 1 x 0, justo.  

**

  Já era, Tite

 - Tite não consegue mais motivar a equipe, ou esse grupo ‘família’, encheu o saco? É irritante ver esse time de Tite jogar. Lento, burocrático, previsível, sem tesão de bola.

 -  Ora, se os atletas não estão mais a fim, que se faça uma renovação total.  Chega de Daniel, Thiago, Phillipe Coutinho, Gabriel, Casemiro, Firmino...    Neymar ?

  - Que tal oxigenar, mexer, mudar ... a partir do comando?  A era Tite acabou, é o que parece, é o que vemos em campo.  

**

-  Segunda etapa.

    Nos vestiários, Tite fez  uma mudança: tirou o atrapalhado Cebolinha e pôs Richarlyson. Mesmice .

 - Gol ! 1 x 1 , Brasil, logo aos 3 minutos.  Escanteio cobrado curto, Daniel levantou na área, Marquinhos cabeceou no travessão e na sobra Casemiro empurrou. O chamado ‘gol de bola parada’, como treinador gosta.

 - A Nigéria fustigou, numa cabeçada, ao 7 min; Éderson catou. Ações equilibradas, a seleção com um pouco mais de vontade. Em novo escanteio, agora pela esquerda, Phillipe Coutinho alçou e Marquinho testou para espalmada no chão do goleiro.   Aos 14’, foi a vez de Casemiro acertar o travessão em cabeça, após cobrança de outro escanteio, da esquerda.

  - Ufa ! Aos 15’, Tite enfim deu uma oportunidade a Gabriel, o Gabigol, artilheiro do Flamengo e do Brasileirão. Saiu Firmino.   Três centroavantes em campo : Jesus, Gabigol e Richarlyson. Só na cachola de Tite. Embolou na ffente.

  - Aos 27’, G. Jesus fez ótima jogada individual pela direita, linha de fundo, Richarlyson foi travado na finalização. Quase a virada. Dois minutos depois, cabeçada de Gabigol à direita do poste africano. Os nigerianos pareciam exaustos, já não mais atacavam. Caíram de ritmo e produção depois de algumas substituições realizadas.

 - Fabinho substituiu Arthur, por volta dos 35’. Os brasileiros querendo a virada, mais na vontade, no individualismo, desorganizadamente. Aos 39’, após boa rolada de Lodi, na esquerda, Coutinho de frente perdeu. Paquetá entrou, bateu ponto.  E foi só.

  Cá pra nós, uma seleção brasileira ridícula em Singapura, nos dois amistosos. 

 -  Tite, já deu !