ter?a-feira, 25 de fevereiro de 2020
Esporte

PREFEITO NETO CORRE 10 KM E CONFIRMA MARATONA PARA 2020

Milhares de atletas participaram hoje da Maratona Salvador
Da Redação , Salvador | 15/09/2019 às 11:25
ACM Neto (01) e o vice prefeito Bruno Reis (02)
Foto: Valter Pontes

"O evento é um sucesso. Temos gente do Brasil todo. Confesso que estou muito orgulhoso de Salvador sediar uma atividade grandiosa como essa. A disposição é grande. Eu, claro, mais uma vez não poderia ficar de fora. Gosto muito  de correr. Esporte é saúde, é vida", disse o prefeito ACM Neto, na largada da terceira edição da Maratona de Salvador, na manhã deste domingo (15). 

O prefeito foi um dos cinco mil inscritos no evento de rua. Participante da prova dos 10km, ele largou às 6h02 do Farol da Barra ao lado do vice Bruno Reis e de Isaac Edington, presidente da Saltur, que organiza a maratona em parceira com a Federação Bahiana de Atletismo (FBA). Vários outros dirigentes da Prefeitura também participaram da corrida, que faz parte do Festival da Primavera.   

Identificado com a numeração 0001, ACM Neto lembrou que a maratona tem crescido a cada ano, e que se tornou um evento nacional, com a presença de representantes de quase 200 cidades e de 24 estados do Brasil.  "A maratona tem crescido e despertado o interesse de competidores profissionais e amadores. Em 2020, será ainda melhor, movimentando a cidade cada vez mais. Aliás, quem sabe corro os 42km na próxima. Vou treinar mais para isso", disse o prefeito, que finalizou a prova dos 10km em menos de uma hora. 

Economia e marcas - O prefeito destacou que a maratona movimenta a rede hoteleira, assim como toda a economia da cidade. "Neste final de semana de inverno, já que a Primavera começa semana que vem, temos números expressivos de ocupação em nossos hotéis, alem da geração de empregos e movimentação intensa na nossa cidade. Nosso desafio é pensar produtos que movimentem Salvador o ano inteiro. A maratona e o Festival da Primavera são prova disso".

Na edição desse ano, o evento, que voltará em 2020 em data a ser anunciada em breve, bateu uma outra marca: 800 participantes profissionais que disputaram os 42km (maratona) e os 21 km (meia maratona). Para Isaac Edington, que concluiu o trajeto de 5km em 32 minutos, a Maratona de Salvador está consolidada como o terceiro maior evento de rua da capital baiana. Segundo ele, o crescimento de 54% no número de novos corredores, mostra o quanto a ação tem repercutido nacionalmente. 

"Tem gente do Brasil todo participando. Nossa meta era 3,5 mil, mas tivemos cinco mil inscritos e certamente seria mais se decidíssemos ampliar a quantitativo total da competição. Com certeza ano que vem será melhor. Salvador está mais do que consolidada entre as principais cidades de corrida do Brasil", declarou. Ele disse ainda que a Prefeitura estimula várias outras corridas ao longo do ano, por meio do programa Salvador que Corre.