Esporte

Jogos Universitários da Bahia são abertos oficialmente

A cerimônia de abertura foi realizada na tarde desta quinta-feira (15)
Comunicação Governo da Bahia , Salvador | 16/08/2019 às 10:14
Jogos Universitários da Bahia são abertos oficialmente
Foto: João Ubaldo/Sudesb
Estão abertos, oficialmente, os Jogos Universitários da Bahia (JUBA). Nesta edição, a competição está reunindo mais de 1,3 mil estudantes atletas de 42 instituições de ensino superior, representantes de 19 municípios da Bahia, que vão disputar 14 modalidades esportivas até domingo (18).
  A cerimônia de abertura, realizada no ginásio de esporte do Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na tarde desta quinta-feira (15), incluiu juramento das atletas, feito por Verônica Almeida (nadadora paralímpica) e Laís Silva Rodrigues, além do juramento do árbitro Rafael Seabra e da apresentação do time de cheerleaders, com a presença de autoridades locais, reitores de universidades, presidentes de federações esportivas e representantes estudantis.
  Organizado pela Federação Universitária da Bahia (Fube), o JUBA tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e da Secretaria da Educação. A etapa estadual é seletiva para garantia de vaga nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que voltam a acontecer na Bahia (de 21 a 28 de outubro) depois de 51 anos.
  O secretário da Setre, Davidson Magalhães, destacou o esforço do Governo do Estado para sediar os JUBs após 51 anos. “Quero agradecer a todas as universidades estaduais pelo empenho de estar participando dos jogos. Que deixemos um legado importante do JUBA para o esporte universitário da Bahia. Quero dizer que contem com o Governo do Estado para ter, no esporte, um dos instrumentos de realização de políticas públicas, desde a iniciação esportiva ao esporte de alto rendimento”, disse o secretário, que abriu oficialmente os jogos.
 
Maior edição
 
Já o diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, ressaltou a expectativa pela realização da “maior edição, com mais de mil atletas inscritos para o JUBA. Além do esporte, destacamos o congraçamento, a participação massiva dos jovens do interior, o que nos surpreendeu positivamente. Isso também tem muito a ver com a caravana que fizemos, quando percorremos milhares de quilômetros pelo interior do estado, visitando diversas universidades, para sensibilizar e motivar os atletas que aqui estão”.
  O diretor lembrou que, na próxima semana, com o apoio da Secretaria da Educação, ocorrem também as etapas estaduais dos Jogos Escolares da Bahia. “Entendo que estamos iniciando a construção de uma grande caminhada para o fortalecimento do esporte escolar em nosso estado”, acrescentou Vicente.
  Com 33 equipes (20 masculinas e 13 femininas), o futsal é a modalidade com maior número de inscritos no JUBA. Completam a lista de modalidades: basquete 3x3, handebol,  jogos eletrônicos, JUBA acadêmico, basquete, vôlei, ciclismo, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei de praia, skate e karatê.
 
Vila esportiva
 
Mais de 500 estudantes de 11 delegações, vindas de instituições universitárias públicas e privadas de 19 municípios, estão acampadas no estacionamento do Centro Pan-Americano de Judô. Para receber os estudantes e comissão técnica, além de toda a estrutura que já dispõe o prédio do CPJ, a Sudesb preparou uma grande área para camping, espaço para refeições, segurança, iluminação, mesa de ping-pong e pebolim (totó).
  Com 93 atletas, a maior delegação é da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), seguida pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com 90 estudantes.