Esporte

Global Challenge Family coloca Salvador na rota competições esportivas

Acontece nos dias 26 e 27 de outubro, em Itapuã
Tasso Franco , da redação em Salvador | 22/07/2019 às 13:48
Prefeito ACM Neto lança competição Challenge
Foto: Max Haack


Pela segunda vez consecutiva, Salvador sedia uma das competições de triathlon mais importantes do mundo: o Global Challenge Family, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro, em Itapuã. O evento, realizado em Salvador, é consequência da parceria entre a Federação Baiana de Triathlon (FebaTri) e a Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur), a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel) e a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Os detalhes do evento foram apresentados em coletiva realizada nesta segunda-feira (22), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, demais gestores municipais, representantes de segmentos esportivos e imprensa.

De acordo com o prefeito, a realização do evento – no mês seguinte a uma outra grande competição esportiva, a Maratona Cidade de Salvador – reflete o esforço da administração municipal em diversificar o calendário de eventos da cidade. “A capital baiana vai se tornando um dos principais destinos do Brasil em eventos esportivos. Nosso calendário não deve ser apenas música e festa, temos de agregar outras coisas nas áreas da cultura, arte e esporte. Isso também é uma forma de estimular a vinda de turistas na cidade. No Global Challenge, a expectativa é de que participem mais de mil competidores nesses dois dias e vai movimentar a orla entre Itapuã e Piatã, valorizando também esse espaço importante de Salvador”, analisou ACM Neto.

Segundo o presidente da Saltur, os 35 km de orla e 245 km de sistema cicloviário, além dos 50 km de praia, vem consolidando Salvador como local ideal para provas de triathlons. “Hoje é presenciado um fenômeno mundial no qual cada vez mais pessoas se deslocam de seus destinos para participar de competições de rua, e a intenção da Prefeitura é impulsionar a cidade também como um grande destino para o turismo esportivo. O Global Challenge Family tem essa missão e por isso é essencial, pelo segundo ano consecutivo, trazer essa marca importante para a capital que estimula muito o desenvolvimento do esporte, gerando também desenvolvimento econômico e renda, além da qualidade de vida na cidade”, explicou Isaac Edington.

Dinâmica – O presidente da FebaTri, Cléber Castro, apresentou a dinâmica da competição em Salvador, que traz novidades para a edição 2019. Serão cinco competições que englobam provas para todas as idades. A principal prova, a Triathlon Half Distance, terá percursos de 1.9k de natação, 90k de pedal e 21k corrida – esta competição vai fazer os atletas suarem a camisa, mas com um visual e um clima que só Salvador pode oferecer.

Esta prova acontece no domingo (27) e é classificatória para o mundial do Challenge, que acontecerá em 2020 na Eslováquia, na cidade de Samorín. Os seis primeiros colocados de cada categoria (masculina e feminina) se classificam e os cinco primeiros classificados de elite também garantem vaga.

Para envolver toda a família, a marca mundial traz outras provas para a cidade. O Triathlon Sprint – com 750m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida, pode ser disputada por homens e mulheres acima de 18 anos. Além disso, será oferecido o Challenge For All, com corridas de rua, nas modalidades 5k e 10k.

Mais duas novas provas completam o Challenge: a Aquathlon, que consiste em 2,5km de corrida,1km nadando e 2km pedalando, e é mundialmente conhecida como uma prova determinante para cultivar novos adeptos para o triathlon; e a Swim Challenge, uma maratona aquática idealizada para homenagear os inúmeros profissionais nadadores baianos e também a orla da cidade. Serão 2km de natação com largada do Farol da Barra em direção à praia de Piatã.

Para Castro, o triathlon vive um momento ótimo na Bahia, sendo destaque nacional. “Dentre os esportes olímpicos, é o que vem mais crescendo no mundo, já que pode ser feito por atletas de qualquer idade. Uma prova dessas, aqui em Salvador, só reforça esse papel inclusivo do esporte como uma plataforma para formar e transformar”, comentou. 

A FebaTRI realizará junto ao Global Challenge Family alguns treinamentos especiais e também uma Feira de Produtos Esportivos, durante a semana que antecede o início da edição soteropolitana. As inscrições para esta edição do Challenge Salvador serão abertas em breve, através do site oficial do evento.