Esporte

Noite de festa no futebol caetiteense une Cultura, Liga e Federação

Noite de festa no futebol caetiteense une Secretaria de Cultura, a Liga e Federação Baiana

Decom , Caetité | 22/06/2016 às 12:57
Festa em Caetité
Foto: Decom
No auditório do Campus VI da Uneb aconteceu na noite dessa terça-feira (21/06) a diplomação do curso para formação de Árbitros de Futebol Association, sob a coordenação do bacharel José Gomes, da Federação Bahiana de Futsal e com apoio da Prefeitura Municipal de Caetité, pela Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt) e sob a égide da Liga Caetiteense de Futebol (Licaf).

A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Dra. Fátima Silveira, do vice-presidente da Câmara de Vereadores Moacir, do Secretário Sebastião Carvalho, do representante da Polícia Militar, falando em nome do Major Moreira, do representante da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, Dauro Nogueira, do representante da Diretoria de Comunicação da Prefeitura, André Koehne, do vice-prefeito de Lagoa Real, Santo Batista de Almeida, do Diretor de Árbitros da Licaf, Florisvaldo Pereira, e dos gerentes da Secelt, Andressa e Marivaldo.

Todos eles compuseram a mesa dos trabalhos, ao lado da comissão de avaliação dos novos árbitros, composta por Maria do Carmo, Adailton José Ribeiro, Marizete Vieira e Marco Antônio de Araújo Brito.

O curso de novos árbitros foi o que mais participantes teve na história do futebol caetiteense: foram 42 inscritos, dos quais 39 concluíram e receberam seus diplomas. Além da maioria de moradores da cidade, participaram ainda alunos de Brumado e Lagoa Real. Abrindo a noite o orador da turma, Fábio Trindade, agradeceu o apoio da administração e lembrou o esforço de todos ali para conseguirem concluir com êxito da formação, lembrando Nelson Mandela: "O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de um jeito que poucas coisas conseguem". Fez então uma comovente homenagem ao instrutor José Gomes.

A vice-prefeita falou da importância do curso e, lembrando o compromisso do prefeito José Barreira com o esporte, enalteceu as parcerias com a Liga e a Federação, na figura de seu representante que mais uma vez prestigiava a cidade com um curso de tal importância. Em suas falas os demais componentes da mesa realçaram a importância daquele momento para a história do futebol caetiteense, que sela o compromisso da administração municipal com a juventude, e parabenizaram os novos árbitros que foram diplomados.

As três equipes vencedoras da Copa Caetité de Futsal receberam suas taças, e os melhores atletas ao longo da competição foram agraciados com troféus.

O Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Sebastião Carvalho, agradeceu a participação e empenho de todos, sobretudo da sua equipe, na pessoa de Marivaldo Carvalho que, ao longo dos últimos anos, coordenou mais de cem campeonatos na cidade – tanto na sede quanto na zona rural.

Após a diplomação, os novos árbitros e suas famílias confraternizaram num coquetel, coroando assim a noite que marcou a história do futebol na cidade.