Economia

TERREMOTO DE 7.4 SÓ MATOU 10 PESSOAS EM TWAIN! A ILHA É BEM PREPARADA.

Um terremoto com essa magnitude com 7.4 segundo dados do Serviço Geológico dos EUA num local sem a infra que possui Twain mataria milhares de pessoas (Informações do Taipei Times)
Tapiei Times , Twain | 04/04/2024 às 13:00
Vitima é retirada das montanhas do Parque Nacional Taroko
Foto: Corpo de Bombeiros
  As equipes de resgate procuraram pessoas desaparecidas na quinta-feira e trabalharam para ajudar centenas de pessoas que ficaram presas quando o terremoto mais forte em Taiwan em 25 anos fez com que pedras e lama caíssem pelas encostas das montanhas, bloqueando estradas. Dez pessoas morreram e mais de 1.000 ficaram feridas.

O forte terremoto ocorreu durante a hora do rush matinal do dia anterior, fazendo com que crianças em idade escolar corressem para fora e famílias fugissem de seus apartamentos pelas janelas. Os pisos térreos de alguns edifícios ruíram, deixando-os inclinados em ângulos precários. Embora a ilha seja regularmente abalada por terremotos e esteja geralmente bem preparada, as autoridades não enviaram os alertas habituais porque esperavam um tremor menor.

Nesta foto acima tirada quinta-feira, 4 de abril de 2024 e divulgada pelo Corpo de Bombeiros de Pingtung, os bombeiros evacuam um corpo do Parque Nacional Taroko um dia após um forte terremoto ocorrer, no condado de Hualien, leste de Taiwan. As equipes de resgate estão procurando pessoas fora de contato um dia depois que o terremoto mais forte de Taiwan em um quarto de século danificou edifícios e causou vários deslizamentos de rochas.
Foto cortesia do Corpo de Bombeiros de Pingtung

Alguns residentes da cidade costeira oriental de Hualien, perto do epicentro, estavam hospedados em tendas, e a estrada principal que liga o condado à capital, Taipei, ainda estava fechada na tarde de quinta-feira, mas grande parte da vida quotidiana de Taiwan voltou ao normal. Alguns serviços ferroviários locais para Hualien foram retomados e a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., um dos mais importantes fabricantes mundiais de chips de computador, reiniciou a maioria das operações, informou a Agência Central de Notícias.

Dois trabalhadores presos do Parque Nacional Taroko passam por um exame físico após serem resgatados no condado de Hualien, leste de Taiwan, quinta-feira, 4 de abril de 2024. As equipes de resgate estão procurando dezenas de pessoas ainda desaparecidas um dia após o terremoto mais forte em Taiwan em um quarto de século.
Foto: AP

Quase 1.070 pessoas ficaram feridas no terremoto. Dos 10 mortos, pelo menos quatro foram mortos dentro do Parque Nacional Taroko, uma atração turística famosa por seus cânions e penhascos no montanhoso condado de Hualien, a cerca de 150 quilômetros (90 milhas) de Taipei. Uma pessoa foi encontrada morta em um prédio danificado e outra na pedreira Ho Ren. As equipes de resgate também retiraram o corpo de um homem, que tinha ferimentos graves na cabeça, em uma trilha de caminhada.

Centenas de pessoas ficaram presas quando pedras e lama bloquearam as estradas que conduziam ao seu hotel, acampamento ou local de trabalho – embora a maioria estivesse segura enquanto aguardavam o resgate. Não estava claro na quinta-feira se alguma pessoa ainda estava presa em edifícios.

Liu Zhong-da, um trabalhador da construção civil de 58 anos, e seu colega estavam a caminho do trabalho em uma estrada no parque nacional e estavam dentro de um túnel quando o terremoto ocorreu. Uma pedra bloqueou sua saída e eles ficaram presos junto com outras pessoas.

“Quase fomos encobertos”, disse Liu. “Nenhuma comunicação poderia ser feita (para o mundo exterior).” Liu e seu colega foram resgatados na tarde de quinta-feira e passaram por um rápido exame médico fora do parque.

Cerca de 60 trabalhadores que não conseguiram sair de uma pedreira devido a estradas danificadas também foram libertados, disseram as autoridades. Seis trabalhadores de outra pedreira foram retirados de avião.

Cerca de 650 pessoas permanecem isoladas, a grande maioria delas funcionários e hóspedes de um hotel no parque nacional. As autoridades disseram que eles estavam seguros e tinham comida e água, e que as obras de reparação das estradas que levam ao hotel estavam quase concluídas. Outros 30 trabalhadores do mesmo hotel ficaram presos em outro lugar do parque, mas as autoridades disseram que imagens de drones mostraram que eles também pareciam seguros.

As autoridades disseram que não conseguiram entrar em contato com algumas outras pessoas e que suas condições não eram conhecidas.

Na quinta-feira, na cidade de Hualien, trabalhadores usaram uma escavadora para estabilizar a base de um edifício danificado, enquanto galinhas bicavam entre vasos de plantas no telhado plano inclinado num ângulo severo.

O prefeito Hsu Chen-wei disse anteriormente que 48 edifícios residenciais foram danificados no terremoto. Hendri Sutrisno, professor de 30 anos da Universidade Hualien Dong Hwa, passou a noite de quarta-feira em uma tenda com sua esposa e seu filho, temendo tremores secundários.

“Saímos correndo do apartamento e esperamos de quatro a cinco horas antes de subir novamente para pegar algumas coisas importantes, como nossa carteira. E então ficaremos aqui desde então para avaliar a situação”, disse ele.

Outros também disseram que não se atreviam a voltar para casa porque as paredes dos seus apartamentos estavam rachadas ou porque moravam em andares mais altos. O primeiro-ministro taiwanês, Chen Chien-jen, visitou alguns evacuados do terremoto pela manhã em um abrigo temporário.

O terremoto foi o mais forte a atingir Taiwan em 25 anos, medido em magnitude 7,4 pelo Serviço Geológico dos EUA.