Economia

EMPREENDEDORES DO FUTURO EM SÃO JOAQUIM TÊM ENCONTRO NO DIA 16 MARÇO

Última etapa do projeto acontece no dia 16 de março, no Doca 1, e contará com Roda de Conversa, apresentações culturais e espaço para a venda dos produtos_
Tasso Franco ,  Salvador | 17/03/2024 às 10:53
São Joaquim, requalificação
Foto: DIV


Para marcar o encerramento do Projeto Empreendedores do Futuro São Joaquim, no próximo dia 16 de março, a partir das 15h, acontece o Arena São Joaquim. O evento acontece no Doca 1, ao lado do Terminal Marítimo de Salvador, e vai reunir jovens e feirantes contemplados pelo projeto.

Eles receberão seus certificados e poderão participar de uma série de apresentações culturais, além de uma Roda de Conversa sobre a importância e o impacto da Feira de São Joaquim para a economia e a cultura de Salvador. O evento também contará com produtos diversos da Feira de São Joaquim, sendo expostos e comercializados pelos Feirantes. Além disso, o evento será aberto ao público, esperamos pessoas passantes neste evento, além da presença de autoridades locais e empresários da Bahia que acreditam no potencial do empreendedorismo da Feira de São Joaquim.

Na Arena São Joaquim, o público colocará em prática os conhecimentos adquiridos durante o projeto, além de poder expor e vender seus diversos produtos, desde alimentos a artesanatos. O Banco do Nordeste também participa do projeto para oferecer soluções de crédito e microcrédito, acrescentando um componente estratégico que amplia os horizontes econômicos dos feirantes e convidados.

Para Tainã Neves, gerente executiva da JA Bahia, o diferencial do projeto está em sua abordagem inclusiva e na busca pela colaboração contínua entre os membros da comunidade, visando fomentar laços comunitários, compartilhamento de experiências e inovação entre os feirantes. “O projeto busca colaborar com a comunidade da Feira de São Joaquim, reconhecendo e celebrando esse espaço como fundamental para a cidade. Não é apenas uma cerimônia de encerramento, mas, sim, um encontro que simboliza o fortalecimento da comunidade, a união de feirantes e jovens e a promoção do crescimento sustentável”, opina.

A iniciativa é da Junior Achievement Bahia, patrocinado pela Wilson Sons e Banco do Nordeste – Governo Federal, e conta com o apoio do Doca 1 – Polo de Economia Criativa, Centro Estadual de Educação Profissional - CEEP Empreende, Hub Salvador, Centro Público de Economia Solidária - CESOL Salvador, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda -SEMDEC, e busca fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável dos comerciantes da Feira de São Joaquim, por meio do conhecimento e da valorização do espaço.

*Sobre o projeto*
Iniciativa inovadora e inclusiva, o Projeto Empreendedores do Futuro São Joaquim busca promover o crescimento pessoal, a capacitação profissional e o desenvolvimento sustentável de feirantes e jovens familiares dos feirantes de São Joaquim. O projeto teve início com uma trilha de aprendizagem, dividida em quatro módulos, com foco na educação empreendedora.

O objetivo é proporcionar um estímulo à curiosidade intelectual e ao senso crítico, contribuindo para o desenvolvimento da comunicação e trabalho em equipe. Novas turmas deverão ser abertas ainda em 2024.

Adriana Medeiros, supervisora de marketing do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, destaca que a iniciativa visa valorizar um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento socioeconômico de Salvador. “A Feira de São Joaquim é muito importante para a economia baiana, mas é sobretudo um patrimônio material e imaterial da nossa gente, cultura e pujante história. Tem espaço cativo nos lares e nos corações das famílias baianas ao longo de gerações”

Confira a programação do evento

15h - Abertura para o público
16h - 16h15 - Abertura com Banda Didá
16h15 - 16h25 - Apresentação Institucional
16h25 - 17h - Mesa de Conversa

1) Pai Cesar D’Ajagunã - Coordenador da Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (FENACAB);
2) Avani de Almeida Presidente do Grêmio Recreativo Cultural Escola De Samba Filhos Da Feira De São Joaquim e Suplente Administrativa do SINDFEIRA - Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador
3) Jorge Washington (Ator do Bando de Teatro Olodum e Afrochefe no Culinária Musical);
4) Banco do Nordeste - BNB;
Mediadora: Linda Bezerra (Editora-Chefe do Correio da Bahia)
17h10 - 17h25 - Certificação dos participantes da Trilha e lançamento das novas turmas
17h25 - 18:00 - Apresentação Cultural: Escola de Samba Filhos da Feira de São Joaquim
15h às 19h - Stands de vendas dos feirantes (artigos religiosos, artesanato, floricultura, produtos alimentícios)

_