Economia

Operação contra furto de petróleo bruto nos dutos da Transpetro BA

Segundo as investigações, uma das fazendas já apareceu em outros registros da Transpetro sobre extração clandestina de Petróleo
Da Redação , Salvador | 07/03/2018 às 18:42
Operação chega a Feira de Santana e Santa Cruz de Cabrália
Foto: MP
Uma operação denominada “Conexão Clandestina III” está sendo realizada no Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo nesta quarta-feira, dia 07, para cumprimento de 13 mandados de busca e apreensão em endereços suspeitos, onde ocorreria furto de petróleo bruto diretamente dos dutos da Petrobras Transporte (Transpetro), além de locais que seriam usados para receptar e comercializar o produto, como refinarias clandestinas e postos de gasolina. 

A operação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado e Polícia Civil do Rio de Janeiro, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) dos Ministérios Públicos da Bahia, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Guapimirim e Sapucaia, no Rio de Janeiro; Guaxupé e Arcos, em Minas Gerais; Vila Velha e Serra, no Espírito Santo;  Feira de Santana e Santa Cruz Cabrália, na Bahia. 

De acordo com o MPRJ, as investigações começaram a partir de denúncias da Transpetro sobre furto de petróleo nos dutos que passam por dentro de duas fazendas em Guapimirim. A partir de técnicas de investigação e ações de inteligências, com autorização do Juízo da 2ª Vara da Comarca de Guapimirim, caminhões que partiam das fazendas foram monitorados durante certo período.  Este controle possibilitou a identificação dos locais onde os veículos faziam paradas com o produto do furto. A partir disso, foram pedidos os mandados de busca e apreensão para a operação.

Segundo as investigações, uma das fazendas já apareceu em outros registros da Transpetro sobre extração clandestina de Petróleo. Também há relatório dando conta de que homens armados impediram a entrada da técnica da empresa para fazer manutenção nos dutos. O inquérito aponta que o prejuízo da Transpetro com o produto desviado por esta quadrilha chega a R$ 283 mil, apenas no período monitorado. Segundo o MPRJ, o furto é feito, na maioria das vezes, pela instalação de uma válvula no duto. O processo é chamado de trepanação e pode resultar em vazamento e até explosão do material. O crime oferece grave risco para a população do entorno dos locais de extração clandestina e ao meio ambiente.

Bahia

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado da Bahia (GAECO/BA), com o apoio dos promotores de Justiça Mônia Lopes de Souza Ghignone e João Paulo de Carvalho da Costa e da Polícia Militar, realizou a coleta de diversas amostras de combustível e apreendeu agendas com informações bancárias e contatos pessoais, além de livro de entrada e saída de veículos e documentação contendo planilhas com movimentações financeiras, notas fiscais e contratos sociais de empresas em nome de um dos proprietários dos estabelecimentos alvo dos mandados.