Economia

Fazendários param SACs e Inspetorias da Sefaz em quatro regiões

O movimento foi a alternativa encontrada pelos fazendários para chamarem a atenção da sociedade baiana e do próprio governo para a situação da Secretaria da Fazenda
Moacy Neves , Salvador | 04/10/2017 às 12:02
Fazendários param SACs e Inspetorias da Sefaz em quatro regiões
Foto: div

Os fazendários continuaram com as paralisações nesta terça (03), desta vez nos SACs e postos de atendimento ao contribuinte das inspetorias da Sefaz-BA, nas regiões Sul, Sudoeste, Extremo Sul e Oeste da Bahia. O expediente foi suspenso nas cidades de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Itamaraju, Itapetinga, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Santa Maria da Vitória, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

O movimento foi a alternativa encontrada pelos fazendários para chamarem a atenção da sociedade baiana e do próprio governo para a situação da Secretaria da Fazenda. O clima na Sefaz é ruim, com desestímulo, sobrecarga de trabalho, falta de pessoal para desempenhar tarefas de fiscalização e internas, tecnologia obsoleta, em especial nos postos fiscais, onde nem link de internet funciona (situação que também já ocorre em alguns postos de atendimento nos muncípios), carros das volantes parados por falta de manutenção, alojamentos de péssima qualidade, entre outros problemas.

Os fazendários têm feito sua parte, mesmo sob todas as adversas condições, batendo as metas de arrecadação no 2º e 3º trimestres superou a meta estabelecida pela administração. E as informações disponíveis mostram que no 3º trimestre a meta também foi batida. Porém, não há qualquer reconhecimento pelo trabalho e nem qualquer negociação em torno da pauta de reivindicações. Os fazendários estão com salários congelados, perdas que ultrapassam 20% desde 2013, corte em benefícios históricos, entre outros prejuízos.

Este protesto se repetirá nas regiões Norte e Metropolitana, nas próximas semanas, calendário que culminará com uma paralisação geral, que vai acontecer em 26 de outubro, com ato público e assembleia no Prédio-sede da Secretaria, no Centro Administrativo, em Salvador.