Economia

Câmara Argentina apresenta à imprensa Plano de Ações para 2017

Câmara Argentina apresenta à imprensa Plano de Ações para 2017 com ênfase na geração de negócios
Da Redação , Salvador | 20/08/2017 às 19:58
O Cônsul da Argentina na Bahia, Ministro Pablo Virasoro expõe programa
Foto:
A Câmara Empresarial de Comércio Argentina Bahia, CECAB, anunciou durante uma coletiva seu Plano de Ações para 2017. Estão programados a Promoção nos segmentos Turismo, Cultural, Comercial e Esportivo. Presente à coletiva, o cônsul da Argentina, ministro Pablo Virasoro, ressaltou o apoio do governo argentino no fortalecimento do comércio bilateral. 

“O Brasil é um importante parceiro comercial para a Argentina e a Bahia é um Estado muito extraordinário. Identificamos muitas possibilidades de se desenvolver áreas em conjunto como agronegócio, tecnologia da informação, turismo e a área comercial”, aponta. O presidente da CECAB, Paulo Cintra, fez menção a presença baiana no comércio bilateral com a Argentina. 

“Em 2016, a Bahia exportou US$ 763 milhões fazendo da Argentina o terceiro principal comprador de produtos baianos. Os principais produtos foram automóveis, autopeças, manteiga e cacau. Naquele mesmo ano foram US$ 713 milhões os valores referentes as importações baianas, sendo automóveis, trigo e nafta alguns dos principais produtos importados ”, revela.

Entre as ações em que a CECAB estará apoiando destaque para a Promoção Comercial. A Câmara Argentina estará apoiando entre 06 a 08 de setembro a Rodada Internacional de Negócios do Setor Olivicola “Argoliva 2017” na província argentina de San Juan. O governo argentino estará oferecendo cobertura total dos custos de viagem para as empresas baianas que forem selecionadas. Entre 21 e 22 de setembro a Câmara estará no Encontro de Negócios e Seminário de Investimentos no Rio de Janeiro. 

 Além da diretoria da CECAB, participam representantes das demais câmaras argentinas localizadas nos estados brasileiros para a assinatura de um Protocolo de Intenção para a futura constituição de uma Federação de Câmaras Argentinas no Brasil.  Neste evento foram convidadas empresas argentinas e baianas dos setores de alimentos, bebidas e autopeças, além de instituições empresariais - FIEB, FECOMERCIO, FCDL, ASDAB, ABASE -  e autoridades do Governo do Estado.

Nos dias 10 a 14 de outubro acontece a Rodada Internacional de Negócios Setor Vitivinicola “Mendoza e Salta 2017 apoiada pela Câmara Argentina, o evento é direcionado a importadores internacionais e está programado reuniões de negócios. O governo da Argentina irá financiar custos de viagem para as empresas selecionadas. De 12 a 15 de outubro empresas argentinas do setor de alimentos estarão participando do Encontro dos Agentes de Distribuição do Nordeste Brasileiro. A CECAB terá um stand e o encontro ocorre no Hotel Vila Galé Marés, em Guarajuba.


Está programada uma Missão baiana do setor alimentício na Feira AlimentAR entre 08 a 10 de novembro, em Buenos Aires. A Câmara Empresarial de Comercio Argentina Bahia contribuiu com a identificação de empresas baianas interessadas em parcerias com empresas argentinas. Foram selecionadas CASA DEZ, CABRAL E SOUSA LTDA., CODICAL DISTRIBUIDORA, SOST IND. E COM. DE ALIMENTOS LTDA., VM DISTRIBUIDORA e LATICINIOS MARIANNA, além do acompanhamento do Diretor Executivo da ASDAB, Fernando Augusto.


Promoções Turística, Cultural e Esportiva

Entre 28 a 31 de agosto a CECAB estará apoiando a viagem das condutoras radialistas Heloisa Braga e Dina Rachid à República Argentina, onde transmitirão os programas "Turismo Excelsior" e "Gastronomia Excelsior" que também recebem apoio do Ministério de Turismo Nacional e das Secretarias de Turismo da Cidade de Buenos Aires e da Província de Mendoza. Ainda no dia 31, a Câmara participa do evento “Uma noite argentina em Salvador”, da operadora Alcance Viagens, associada da CECAB, no Hotel Vila Galé, em Salvador.
Em relação à promoção cultural de 28 de agosto a 06 de setembro a CECAB estará apoiando o Festival Latino-americano de Teatro FilteBahia, no qual contará com a participação de uma companhia de teatro argentina. A Câmara Argentina patrocinará a abertura do Festival no dia 28. Nos esportes a Câmara apoiará a V Edição do Torneio Internacional de Rugby de Praia, em Morro de São Paulo, nos dias 18 e 19 de novembro e contará com a participação de equipes argentinas.