Economia

Tecon Salvador opera volume recorde de carga eólica

Terminal movimentou mais de 20 mil metros cúbicos de pás eólicas vindas dos EUA.
AC Comunicação , Salvador | 06/07/2015 às 14:12
Movimentacão de carga eólica
Foto: Tecon Salvador

Com capacidade para movimentar equipamentos eólicos de até 62 metros, o Terminal de Contêineres do Porto de Salvador, empresa do Grupo Wilson Sons, se destaca na operação de cargas soltas (breakbulk), sendo responsável atualmente pela operação de mais de 50% de todo o volume destinado ao Porto baiano no primeiro semestre do ano. Em junho, o Tecon Salvador recebeu dos Estados Unidos mais de 20 mil metros cúbicos de pás eólicas, medindo 53 metros cada uma (o equivalente a um prédio de 16 andares), destinadas ao Parque Eólico localizado em Caetité, a 635 quilômetros de Salvador.

De acordo com Patrícia Iglesias, diretora comercial do Tecon Salvador, este é o maior volume de pás eólicas movimentado pelo terminal. A retirada das pás do navio CE SERULEAN durou em média 30 horas. Por se tratar de uma carga extremamente valiosa e de medidas gigantescas, o transporte até seu destino final contará com esquema especial em alguns trechos, o acompanhamento de batedor e escolta da Polícia Rodoviária Federal. A medida visa, inclusive, a segurança do tráfego nas vias por onde a carga vai passar. Em Salvador, a circulação deste tipo de carga só pode ocorrer à noite.      

 

Nos seis primeiros meses de 2015, o Tecon Salvador recebeu 40 mil metros cúbicos (7 mil toneladas) de equipamentos eólicos (guindastes, pás, conjunto de torres e nacelles). Enquanto no ano passado movimentamos somente 2 mil metros cúbicos. “Atender a este tipo de carga, com dimensões gigantescas, de ato valor e sensível à movimentação, é um desafio aceito e que vem fazendo parte da rotina do terminal. Temos qualidade técnica e capacidade estrutural para ampliar ainda mais o volume operado”, pontua Iglesias.