Economia

APAGÃO: Falta energia em partes de SP, RJ e várias cidades do Sudeste

vide
Terra , SP | 19/01/2015 às 15:57
Estação do Metrô de SP, Linha Amarela, teve que ser fechada
Foto: Terra












  Partes das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro ficaram sem luz na tarde desta segunda-feira 19. Internautas também relatam pelo Twitter falta de energia em outras cidades, como Londrina (PR), Uberaba (MG), Campinas (SP), Niteroi (RJ). Santa Catarina (SC), Amapá (AP), Espírito Santo (ES), Goiás (GO) e Mato Grosso (MT) também estão entre os estados afetados, segundo relatos nas redes sociais.

A usina de Angra 1, no Rio de Janeiro, foi desligada automaticamente às 14h40, "por causa externa", segundo a administradora. Os motivos exatos que levaram ao problema, no entanto, ainda são desconhecidos.

Duas estações da Linha Amarela 4 do metrô, em São Paulo, estavam fechadas em razão da falta de energia elétrica, segundo o Consórcio Via Quatro, que administra a linha. As estações Luz e República estavam fechadas desde as 15h20, sem previsão de reabertura. As demais estações da mesma linha (Paulista, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, e Butantã) operavam normalmente.

A falta de energia, segundo a concessionária, ocorre na região da Luz, no centro da capital. De acordo com a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), as demais linhas da cidade estão operando normalmente. A Linha Amarela 4 é a única concedida à iniciativa privada.

A AES Eletropaulo, distribuidora de energia em parte do estado paulista, informou em nota que cortou cerca de 700 Megawatts de energia por orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A operadora disse que restabeleceu a totalidade de sua carga de energia distribuída às 15h50, mas o problema em partes de São Paulo permanecia.

No Rio de Janeiro, a distribuira Light também informou que cortou o fornecimento de energia elétrica a pedido do ONS.

Até o momento, o ONS não informou as causas do problema.

ESTAÇÕES DO METRÔ PARALISADAS
as estações da Linha Amarela 4 do metrô estão fechadas em razão da falta de energia elétrica, segundo o Consórcio Via Quatro, que administra a linha.


As demais estações da mesma linha (Paulista, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, e Butantã) operam normalmente. A falta de energia, segundo a concessionária, ocorre na região da Luz, no centro da capital.

Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), as demais linhas da cidade estão operando normalmente.

A Linha Amarela 4 é a única do metrô paulista concedida à iniciativa privada.