Economia

Usuport solicita que ANTT reconsidere Resolução prejudicial à Bahia

Vide
Ascom usuport , Salvador | 22/10/2014 às 17:47
O Presidente da Associação de Usuários dos Portos da Bahia – Usuport, Marconi Oliveira, entregou oficialmente, dia 14 de outubro, à Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, o Posicionamento da entidade sobre a Resolução ANTT nº 4.131, em que solicita o cancelamento ou suspensão da medida por considerá-la prejudicial às empresas usuárias de ferrovia do Estado da Bahia e à economia da região.

A Resolução autoriza a Ferrovia Centro-Atlântica S.A. - FCA a desativar e devolver trechos ferroviários no Estado da Bahia, cujo contrato de concessão vencerá ainda no ano de 2026.

No posicionamento são destacados cinco pontos importantes para as empresas usuárias. Um deles considera que antes de determinar a devolução de trechos, a ANTT deveria ter contratado a nova infraestrutura e autorizado o novo operador ferroviário, para que a transição aconteça sem a descontinuidade dos serviços de transporte de cargas. A Usuport conclui que a Resolução foi precipitada porque não se deu prioridade para implantação do novo modelo ferroviário aos trechos e à logística da Bahia, além da sua vigência estimular a contínua redução dos serviços e da manutenção de vias, como já vem sendo demonstrado às usuárias pela concessionária.