Economia

GREVE DA PM: Governo diz que proposta dos PMs está acima do orçamento

vide
Correio ,  Salvador | 16/04/2014 às 21:24
O governo analisou as propostas apresentadas pelas associações de policiais militares nesta quarta-feira (16) mas informou em nota divulgada à imprensa esta noite que o aumento de despesa que aconteceria caso as reivindicações fossem aceitas "ultrapassa o limite orçamentário do Estado".

"Essa nova pauta nos causa muita surpresa. Falamos que já estávamos no nosso limite e, hoje, recebemos a proposta com mais coisas inseridas. Esses pontos nos dariam um gasto anual de mais R$ 600 milhões. Consideramos isso um retrocesso”,  afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Apesar disso, o secretário afirma que as negociações continuam abertas. “Vamos ficar aguardando para que eles encaminhem uma proposta razoável. Esperamos isso rápido porque dependemos desta resposta para chegar a um consenso”.

Segundo Barbosa, na terça, antes que a proposta do governo fosse contemplada na assembleia dos PMs, novas concessões foram incluídas após reunião com representantes, entre elas a aposentadoria aos 25 anos de serviços para as mulheres e o aumento do CET, o que já representaria uma despesa adicional de R$ 50 milhões ao Estado.

Com a greve da PM, tropas federais foram enviadas pelo governo federal para manter a segurança no estado. Mais de seis mil soldados já estão nas ruas. O governador Jaques Wagner se encontrou com o comandante da 6ª Região Militar, general Racine Bezerra, e com o secretário Barbosa para discutir a situação e ações de segurança. Estavam presentes ainda o deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa; o desembargador Eserval Rocha, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia; o procurador Marcio Fahel, chefe do Ministério Público estadual; e Pablo Coutinho, que representava o Ministério Público Federal.