Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

EM NOITE DE FADO D FRANQUITO E MADAME SABOREIAM BACALHAU NA CALDEIRADA

Santa Justa Hotel, centro da cidade de Lisboa, rua dos Correios, 204
19/01/2024 às 12:11
    Jantar com fado. A princípio, pode parecer estranho aos leitores e leitoras que alguém jante fado. Essa é, no entanto, a expressão simplificada para dizer que se trata de um dos programas mais populares de Lisboa, alguns nem tão populares porque custam muitos euros; mas existem aqueles gratuitos e em diferentes tascas de bairros e até do centro, no bairro Alto nas ruas do Norte e Diário de Noticias que concentram algumas casas fadistas, e, é claro, saboreia-se deliciosos frutos do mar e bacalhau.

  O bacalhau - creio que nem precisa explicar isso aos leitores de "A Boa Mesa" é o prato nacional portugues e vem desde a época em que a corte dominava os mares nos séculos passados e trouxe esse pescado de terras distantes para Lisboa. 

  E ele nunca mais saiu da mesa portuguesa, quer das pessoas de menor poder aquisitivo àqueles mais endinheirados. Há, por conseguinte, como na carne bovina, vários tipos e cortes do bacalhau que é importado da Noruega com preços variados.

  E, os brasis adoram os pratos com bacalhau, as bacalhoadas, os desfiados, o ao forno, o assado, enfim, tem gosto para tudo. Em Lisboa, diria, nada-se em braçadas diante de tantos pratos servidos com baclhau de ótima qualidade. 

  Então, em noite de fado, no Santa Justa hotel, a madame Bião de Jesus caprichou no visual, a bela das belas do salão, e tive que me esforçar para acompanhar seu charme e beleza, segundo mi nieta sou "mui belo e ainda dou pro gasto" tanto que também estava guapo.

  Adoramos o jantar e as canções interpetadas pela fadista Angela Teixiera, uma jovem que expressava toda a sua paixão pela música em cada canção que interpretava acompanhada pela viola de Hugo Serra e guitarra portuguesa de Antonio Parreira.

  De entrada solicitamos um scampi de bacalhau em tempurá com maionese artesanal de alho e cebolinho e mais salada de canôninos servido com taças de vinho tinto Beyra Portugal 2017.

  Em seguida, jantar com fadista demora bastante, solicitamos um branco Sedinhas reserva do Douro 2015 leve de uvas verdelho, loureiro e alvarinho, e que caiu execelente com as pedidas dos pratos principais.

   La madame solicitou um bacalhau cozido na caldeirada com brócolis e chipes de batata doce e yo um camarão selvagem salteado com molho aveludado de maionese e chili perfumado com manjeirição.

  Enquanto saboreavamos os pratos em tela a fadista Angela Teixeira entoava fados clássicos e também canções do fado corrido e mestre Parreira dedilhava a guitarra portuguesa com maestria, ele que também é professor deste instrumento na escola do Museu do Fado, na Alfama. 

  Noite super agradável com Lisboa em chuva e todo um clima romântico que, claro, fiz algumas declarações de amor a amada. Afinal, comemorávamos, também, 30 anos de casados com plena felicidade.

   De sobremesa foudant de chocolate com frutas vermelhas. E, ainda conversamos alguns minutos com a fadista Angela uma apaixonada pela música portuguesa.
  __________________________________
  Santa Justa Hotel
  Rua dos Correios, Lisboa
  Jantar por pessoa 35 euros
  Vinho Sedinhas à parte
  Classificação 4 DONS