Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO PAGA PRENDA AO SABOREAR PAELLA VALENCIANA EN VALENCIA

Um prato tipico de Valencia e obrigatório para quem visita esta cidad
26/12/2018 às 05:27

Paella frutos del mar de Valencia
Foto:
   Há um dizer popular no mundo da gastronomia que narra o seguinte: quem vai a Roma tem que ver o papa e saborear uma pizza romanesca; quem vai a Salvador tem que descer e subir o Elevador Lacerda e apreciar uma moqueca de pescada amarela com dendê e pimenta, de quebra, provar do acarajé das baianas típicas; quem vai a Paris deve subir e Torre Eifel e ir a um bistrô desgustar um vino da Provance. Pues, quem vai a Valência, Espanha, como é o meu caso, tem que que desgustar a paella valenciana com frango e coelho ou uma paella de frutos do mar com vino da terra, que seja da região de Valência.

   Já paguei essa prenda ayer na Taverna de la Reina, centro histórico da cidade, Plaza de la Reina, bairro El Carmen, próximo da catedral. En famiglia sentados em mesas ao ar livre com aquecedores em redor, yo, la señora Bião de Jesus, Agapito e Vitória, numa noite em que se reverenciou o Cristo e a cidade estava repleta de valencianos. 

   Salvo melhor juizo é uma tradição nesta cidade ir ao centro no dia do Natal, no feriado com o comércio fechado e as ruas peatonais - só passam pessoas e não veículos - um mar de gente, andando, cantando e louvando o Senhor numa festa bem familiar com os sinos das igrejas nos arredores badalando seus sinos e abertas à missas, especialmente na parte da manhã.

   Meus meninos preferiram cenar camarões ao alho e costelas de porco ao molho barbecue pratos mui belos e deliciosos nos seus dizeres porque não os provei. E yo e la señora Bião fomos de paella com vino Hoya de Cadena, Shiraz, Crianza, típico valenciano.

   Foi uma noite belíssima. Ao longe ouvia-se um violino de um músico de rua tocando canções de Andrea Bocelli e um vai e vem de pessoas intensos. As familias espanholas, em grupo, ocupam todos os restaurantes e até para encontar uma mesa vaga é dificil. Pero, com a experiência que tenho de ir à boa mesa consegui uma ótima, bem localizada, aquecida e ao livre.

   Lembrando que estamos na época do inverno com temperada à noite de 10 graus e o vino desce ainda mais redondo, com sabor especial pois aquece o corpo e a alma. E a paella do Taberna de la Reina fez por merecer a espera de 25 minutos até que ficasse pronta e veio quentinha e saborosa. 

   É isso, desse pecado não morrerei, e paguei a prenda com prazer e alegria. 

----------------------------------------------
Taberna de la Reina
Praça da de Reina, CH de Valência
Bairro El Carmen
fone 96315 2214
Paella para duas pessoas 30 euros
Costelas de porco 12 euros
Camarões 14 euros
Vino Hoya 18 euros
Não cobra 10%
Classificação 3 DONS