sexta-feira, 18 de setembro de 2020
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

Coração de alcatra na manteiga foi a pedida de D. FRANQUITO no Savanna

Um restaurante especializado em carnes e em vinhos portugueses da uva Shiraz
19/02/2016 às 15:57
  No estacionamento o cliente vai encontrar uma decoração nas peredes com elefantes, tigres, girafas, hipopótamos, leões e outros animais das selvas africanas. Na entrada, caqueiros com plantas e flores. E, no interior do Savanna Steakhouse Restaurante, em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, tem-se o atendimento primoroso da familia Leão, Luis à frente, numa casa que serve preferencialmente carnes e uma carta básica de vinhos portugueses da linha shiraz.

   Falei Luis Leão e não o vice-governador João Leão, o qual mora em Vilas e tem boa base política no município.

   Até brinquei com Luis: - Esta casa não é de Leão, o João politico? 

   - Não! - sorriu Luis - é de nossa familia. É outro ramo dos leões e eu sou carioca com muitos anos de Bahia. Daí que as pessoas confudem, às vezes, porque Leão, é popular aqui.

   Então, se o camarada vai ao Savanna já fica sabendo que o 'leão' que ruge por lá é o carioca boa praça Luis e as especialidades da casa são as carnes, embora tenha o básico do básico em frutos do mar. 

   Ora, caro (o) leitor (a) num lugar desse saborear uma tilápia não seria uma boa pedida. Agora, uma maminha, uma alcatra, uma carne do sol, aí tem assento.

   O restaurante é familiar e tem tradição. Embora esteja funcionando nesse novo endereço e com novo nome há apenas 10 meses, pero, Luis e sua esposa Leila, já atuavam no Cheiro Bom nos 'afueras' Vilas, después da Av Luis Tarquinio, e resolveram montar essa nova casa na residência onde viviam, com mais espaço, mais conforto aos clientes e um serviço mais caprichado.

   O salão principal é como se o cliente estivesse em casa, com cortinas rubras, a TV num cômodo, os quadros nas paredes. Aconchegante.

   Deu certo porque Luis sai de mesa em mesa cumprimentando os clientes, o atendimento é muito atencioso e isso conta muita num restaurante. Além do que, as carnes são saborosas, os clientes pedem aos gostos deles - no ponto, mal passada, bem passada, etc - e os garçons são gentis.

   Quem nos atendeu, yo e la señora Bião de Jesus foi o garçom Jailton pleno de mesuras. 

   Mostrou-nos a carta básica de vinhos portugueses e la madame sugeriu tomarmos um Dona Maria Lenda duma quinta que tem história em Portugal e fica em Estremoz, Alto Alentejo, vino que data da época de Dom João VI o qual estaria apaixonado por uma cortesã dona Maria, pero, não havia. 

   Desculpou-se Jailton. Então, optamos por um Piornos da Adega da Covilhã, tinto, encorpado. Jailton desculpou-se de novo.

   Como já conhecemos o que se passa nos restaurantes da Bahia, sempre falta alguma coisa do cardápio, ele nos garantiu que o Pulo do Lobo havia, com certeza portuguesa, um aragonez alentejano de uvas shiraz, uma casta que produz bons tintos encorpados, harmonisos com carnes.

   Aleluia irmão! Saudamos o Pulo do Lobo e ficamos a prosar com Luis.

   A casa foi objeto de uma reportagem de A Tarde por empregar um travesti como garçonete, la graciosa Nickele Nascimento, 31 anos, que convive com os demais numa boa e presta um excelente trabalho. 

   Que diríamos nós! Ora, pois; pois saudemos o Luis por essa iniciativa e fomos às taças por Nickele, a qual já sofreu muito preconceito e hoje tem seu emprego garantido com altivez.

   Para complementar os brindes com o Pulo do Lobo, vino de boa textura, fuerte, solicitamos um coração de alcatra na manteiga com arroz piemontese e batatas fritas.
   Pedida brasis de excelente qualidade com vino del Alentejo. A carne estava no ponto, como pedimos, bem saborosa, com o molho de manteiga de benzer o céu da boca, o arroz delicioso e as batatas crocantes.

   Que mais poderiamos desejar com tão bom atendimento: uma boa noite a Luis, outro a Jailton e que o Savanna siga sua trejatória de sucesso.
------------------------------------------------------------------------ 
Savanna Steakhouse Restaurante
Av Praia de Itapuã, 24
Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, Bahia
Fomes 71. 3024-4444 9286-8909
savanna.steakhouse@outlook.com
Vino Pulo do Lobo R$69,90
Coração de Alcatra R$85,90 (serve duas pessoas)
Amplo estacionamento gratuito
Tem segurança 
Aceita cartões
Ambiente climatizado
Tem parquinho para crianças e área externa
De 3ª a 5ª das 11h30min ás 22h
6ª e sábado 11h30min às 24h
Domingo 11h30min às 18h
​Classificação 3 DONS