quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO em Praga vai ao charmoso restaurante Kavárna Obcení Dum

Um restaurante charmoso no centro da Praga e que é também uma casa de cultura
04/12/2015 às 20:53
 Praga, capital da República Checa, é um encanto de cidade

   Diria que na Europa Central há quatro 'deusas' cidades: Dresden (Alemanha, à beira do Elba, a Florença da Saxônia); Praga (Praha, em checo), à beira do Vtlava com suas 100 cúpulas douradas e cisnes brancos no rio; Budapest, Hungria (à beira do Danúbio com suas pontes e passeio noturno deslumbrante); e Viena, Áustria (também banhada pelo Danúbio, a capital da música erudita e das tortas).

   Terceiro e quarto lugares Dresden e Viena. Na prata, Budapest. E, no ouro, no topo, Praha, por ser mais acolhedora, intimista. É como se você estivesse dentro de uma das cem cúpulas da cidade.

   Então, andando pelo centro desta localidade, yo e la señora Bião de Jesus fomos conhecer a Obecini Dum (Casa Municipal - Czech Municipal House - localizada na Praça da República), um misto de centro de cultura, também café e restaurante.

   O edifício foi construído no local da antiga corte com trabalho dos arquitetos Antonín Balšánek e Osvald Polívka. Seu estilo é, uma transição entre o historicismo e art nouveau.

   Prédio majestoso, imponente, o mais destacado da Praça ao lado da Ponte da Pólvora.

   Há um portal sobre a varanda, decorado com um grande arco semicircular com uma citação de Svatopluk Čech 'para a glória de Praga'. No arco vê-se o mosaico Apotheosa Prahy de Karel Špillar. Acima disso está a cúpula, ladeada por dois grupos de estátuas de Ladislav Šaloun que simbolizam a humilhação e ressurreição da nação checa. 

   Sua fundação data de 28 de outubro de 1918 quando foi proclamada a República da Checoslováquia. Desde os anos 1990 desmembrada entre República Checa e Eslováquia, dois paises.
   
   Há outras definições para o prédio. Seria Neo-barroco, neo-renascentista, ocidental com influências orientais, juntamente com Tcheca Art Nouveau. A impressão do edifício é gama de estilos de decoração.

   É neste prédio ao lado da Torre da Pólvora que funciona o Kavárna Obecni Dum ou seja o Café Casa Municipal, um restaurante chic com decoração em peças de mogno e bancos cobertos de couro. 

   A parede frontal Cafe é iluminada por uma fonte e peças de mármore de Carrar. As luminárias são belissimas, enormes, pedentes do teto, e o ambiente interno (há mesas no lado de fora, na praça) aconchegante.

   Um trio (piano, sax e guitarra) executava músicas de Frank Sinatra, Louis Armstrong e Henry Mancini, entre outros.

   Haviamos andado bastante pelo centro da cidade e nada melhor do que uma pilsener Urquel, large e uma comidina light, para seguir adiante. Anda-se bastante nos centros das cidades européias.

   Como a língua checa é indecifrável para nosotros solicitamos um cardápio em inglês e pedimos um smoked salmon with onions, capers, lemon and toasted bred (em checo, Uzeny losos) e um garnished plate whit hungarian salami, Prague ham, Emmental chesse ante buteter (Oblozeny talir).

   Pratos leves, deliciosos, acompanhados da pilsener e do trio jazz.

   Que maravilha. O Kavárna é desses locais onde tem-se saudade de sair.  Vai-se ficando e prolongando o tempo.

   - Que tal de postere um cheese cake com frutas vermelhas - soletrou a señora Bião.

   - Peça-os para fechar a tarde, consenti.

   Creio que já passava das 3 da tarde quando deixamos o Kavárna olhando o prédio e marcando o lugar para outra oportunidde. 

------------------------------------------------ 
Kavárna Obecní Dum 
Mámestí Republic 5
Praha, República Checa
Fone 22202 763 - 4
www.kavarnaod.cz/kavarna-obecni-dum-2/
Pilsner 80 czk (2.5 euros)
Smoked salmon 230 kc (8.5 euros)
Hungarian salami 235 kc (8. 7 euros)
Torta 30kc
Imposto DPH sobre conta 21%
Gorjeta livre
Aceita Visa e outros cartões
Classificação 4 DONS