quarta-feira, 01 de dezembro de 2021
Direito

ELEIÇÕES OAB-BA: DANIELA BORGES E CHRISTIANNE GURGEL REGISTRAM CHAPA

O registro da chapa União pela Advocacia foi acompanhado por mais de 300 apoiadores
Carlos Baumgarten , Salvador | 26/10/2021 às 13:54
OAB-BA: Daniela Borges e Christianne Gurgel registram chapa União pela Advocacia
Foto: Márcio Lima

As advogadas Daniela Borges e Christianne Gurgel registraram na tarde desta segunda-feira (25) a chapa União pela Advocacia. As duas são candidatas à presidência e vice-presidência da OAB da Bahia. O registro, realizado na sede da seccional, no bairro da Piedade, em Salvador, foi acompanhado por mais de 300 apoiadores e integrantes da chapa. 

Daniela Borges destacou o marco histórico para a advocacia nacional, com duas mulheres disputando os dois cargos da linha de frente da OAB pela primeira vez em 90 anos. “Vamos inaugurar um novo tempo na Ordem dos Advogados do Brasil. Nós temos história, trabalho e, sobretudo, capacidade para realizar todos os enfrentamentos necessários para atuarmos em favor da classe, num projeto de fortalecimento e valorização da advocacia”.

A candidata reforçou que o processo de construção da chapa levou em conta a necessidade de maior representatividade na OAB. “Temos avanços importantes nessa eleição, com a obrigatoriedade da paridade de gênero e também das cotas raciais, que destinam 30% das vagas nas chapas para advogadas e advogados negros. Isso é fundamental para alcançarmos uma OAB mais representativa, que atue também nos desafios específicos de cada grupo da advocacia”. 

Daniela lembra ainda que a jovem advocacia também ganhou espaço em sua chapa, após uma luta encampada pelo seu grupo. “É a primeira vez que temos jovens advogados participando da composição de chapa. Isso é parte de uma luta nossa pelo fim da cláusula de barreira, que foi reduzida de cinco para três anos. Portanto, temos em nossa chapa postulantes a cargos de conselheiros e conselheiras com menos de cinco anos de atuação". 

A advogada avalia que os profissionais em início de carreira vão contribuir muito com ações focadas no fortalecimento e valorização da jovem advocacia. “Isso é fundamental para motivar aqueles que estão dando os primeiros passos na profissão e reforçar o nosso papel institucional na OAB, de olhar para todos os segmentos da advocacia”.

Já Christianne Gurgel reforçou o momento de união da classe, representado por duas lideranças femininas. “Daniela e eu fazemos partes de grupos que, por muito tempo, andaram por caminhos distintos e hoje estão lado a lado, em prol de um objetivo maior. Sabemos que precisamos encarar os diversos desafios que se impuseram sobre a advocacia nesses últimos anos, e vamos fazer isso a partir de uma construção coletiva, com união de advogadas e advogados de toda a Bahia”. 

As candidatas reiteraram que suas propostas se baseiam nas principais demandas da advocacia baiana atualmente. “A pandemia impôs novos desafios a advogadas e advogados e agravou problemas históricos, como as questões estruturais envolvendo o Poder Judiciário”, apontou Daniela Borges. 

A candidata à presidência garantiu que, ao lado de Christianne, vai reforçar a luta pela prestação de um serviço jurisdicional de maior qualidade. “Tudo o que advogadas e advogados desejam é viver dignamente de sua profissão. E se o Judiciário não funciona de forma adequada, a advocacia não pode trabalhar efetivamente. Isso não traz apenas um prejuízo para nós, profissionais do Direito, mas também para o cidadão e a cidadã, que têm seu acesso à Justiça restrito”, acrescentou Daniela. 

Desafios

Concorrendo a uma vaga no Conselho Federal, o atual presidente da OAB da Bahia, Fabrício Castro, acompanhou o registro da chapa. Ele afirmou que as candidaturas de Daniela e Christianne representam o desejo de união da classe. “Estamos vivenciando um momento histórico na OAB, ao tempo que renovamos as lutas para enfrentar os desafios que precisamos superar no próximo triênio. Daniela e Christianne têm todas as condições de liderar esse caminho, por toda a história de trabalho e luta em prol da advocacia”.

O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luiz Viana, também concorre ao cargo de Conselheiro Federal. Ele destacou que o projeto liderado por Daniela e Christianne traz a essência da missão da OAB. “Nos últimos anos, lutamos por uma OAB independente e que represente, de fato, os interesses da nossa classe. O projeto que se apresenta por meio das candidaturas de Daniela e Christianne é o que garante a renovação dessa luta, sempre com muito diálogo e respeito, mas resguardando a independência da nossa instituição, que representa a voz da cidadania”.  

Em 90 anos de história do Sistema OAB, apenas 10 mulheres presidiram seccionais, e nenhuma delas na Bahia. Daniela e Christianne podem ser as duas primeiras lideranças femininas a ocuparem os cargos de presidente e vice-presidente na seccional. As eleições na OAB da Bahia acontecem no próximo dia 24 de novembro.

Conheça os nomes que concorrem aos principais cargos da OAB-BA

Diretoria

Presidente: Daniela Borges

Vice-presidente: Christianne Gurgel

Secretária-geral: Esmeralda Oliveira

Secretário-geral adjunto: Ubirajara Ávila

Tesoureiro: Hermes Hilarião

Conselho Federal

Fabrício Castro

Luiz Coutinho 

Luiz Viana

Mariana Oliveira 

Marilda Sampaio

Silvia Cerqueira 

CAAB - Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia

Presidente: Maurício Leahy

Vice-presidente: Cleia Costa dos Santos

Secretária geral: Ilana Campos

Secretário adjunto: René Martins Viana Filho

Tesoureiro: Felipe de Abreu Reis

Suplente: Juliana de Souza Camões

Suplente: Vanessa Santos Lopes

Suplente: Marcos Eduardo Pinto Bonfim