Cultura

EXPO REVERBERAÇÕES NO MUNCAB MOSTRA PRESENÇA MUÇULMANA NA ÁFRICA

Aberta ao públkico até o mês de junho
Tasso Franco ,  Salvador | 25/03/2024 às 12:07
Expo de fotos de Mundi Yahaya
Foto:
  Está em cartaz no MUNCAB até 21 de junho   a exposição internacional "Reverberações – refletindo a impressão da memória africana".

  A mostra, que acontecerá no Museu da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB)  até 21 de junho e o público terá a oportunidade de se imergir nessa jornada cultural, com visitação das 10h às 18h.

   Organizada pelo Modern Art Film Archiv de Berlim em colaboração com o Goethe-Institut Salvador-Bahia, o Consulado Geral da Alemanha em Recife e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), a mostra é um testemunho visual da influência dos retornados brasileiros nos países da Nigéria, Benin, Gana e Senegal. A exposição traz, ainda, um espaço de debate e pensamento sobre a presença negra muçulmana e tece importantes ilações com os Malês e a revolta ocorrida na capital baiana em 1835. 

A exposição apresenta as obras do artista contemporâneo Mudi Yahaya, um dos principais expoentes da cena artística da Nigéria. Yahaya, utilizando principalmente a fotografia como meio de expressão, traça um retrato vívido das identidades híbridas africanas, explorando os diversos dialetos visuais, moedas e vocabulários presentes nas culturas dos países em questão.

"Reverberações aborda questões históricas e de identidade, destacando o papel da fotografia na discussão sobre a escravidão e as identidades únicas dos abolicionistas e escravizados", explica Mudi Yahaya. "As fotos específicas examinadas na exposição ilustram as diversas maneiras pelas quais a escravidão afetou as vidas e identidades das pessoas e grupos envolvidos."

Uma série de rodas de conversa enriquecerá ainda mais a experiência nos primeiros dias do evento. Estes bate-papos contarão com a participação do artista Mudi Yahaya, além de especialistas que dialogam com o tema da exposição. Entre os palestrantes estão as doutoras Livia Vaz e Amanda Medeiros, nos dias 19 e 20 de março, e os doutores Osmundo Pinho e Samuel Vida, nos dias 22 e 23 de março, respectivamente, sempre às 17h.

Serviço
Exposição "Reverberações – refletindo a impressão da memória africana" de Mudi Yahaya
Datas: de 22  de março até 21 de junho de 2024
Horário: Das 10h às 18h
Local: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira - MUNCAB (R. das Vassouras, 25 - Centro Histórico, Salvador-BA)
Classificação: Livre